Aumento do nível do mar pode elevar os lençóis freáticos interiores

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Francisco desafia Trump com primeiro cardeal afro-americano

    LER MAIS
  • Sem reformas, não somos mais Igreja. Entrevista com Martin Werlen

    LER MAIS
  • Surgem provas de que o Vaticano censurou o Papa Francisco em 2019

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


26 Agosto 2020

No primeiro estudo abrangente da ligação entre o aumento do nível do mar e os lençóis freáticos interiores ao longo da costa da Califórnia, os pesquisadores descobriram um aumento da ameaça às áreas povoadas já em risco de aumento dos lençóis freáticos e a possibilidade de inundações em áreas internas inesperadas.

A reportagem é de Bob Whitby, publicada por EcoDebate, 25-08-2020. A tradução e a edição são de Henrique Cortez.

No novo estudo, os pesquisadores modelaram os efeitos da elevação do nível do mar ao longo de toda a costa da Califórnia. Embora os resultados variem com a topografia local, o estudo indica que o aumento do nível do mar pode elevar os lençóis freáticos interiores, resultando em danos à infraestrutura e aumento da gravidade das inundações.

“O aumento da fadiga das estradas, redução do esgoto e drenagem séptica e o potencial de mobilização de contaminantes em solos atualmente acima do lençol freático serão eventualmente acionados mais para o interior conforme o lençol freático sobe com o nível do mar mais alto”, concluíram os pesquisadores.

Kevin Befus, professor assistente de geociências da Universidade de Arkansas, é o primeiro autor do estudo, publicado na revista Nature Climate Change.

Foto: Organização Meteorológica Mundial

Embora muitas áreas costeiras estejam focadas em inundações terrestres como resultado da elevação do nível do mar, a ameaça de aumento do nível do lençol freático não é tão conhecida ou compreendida. A água marinha mais densa é a base de aquíferos rasos de água doce, empurrando-os para cima. Em algumas áreas de baixa altitude, o rebaixamento pode forçar as águas subterrâneas para a superfície, aumentando a probabilidade de danos por inundações.

Os pesquisadores identificaram as principais infraestruturas em risco de escassez, incluindo o Porto de Los Angeles e os aeroportos de Santa Bárbara e São Francisco.

Mas a água subterrânea não precisa emergir para causar problemas, observaram os autores. O aumento dos lençóis freáticos, por exemplo de 2m abaixo do solo para 1m, pode impactar a infraestrutura enterrada, como canos de águas residuais, conduítes elétricos e fundações de edifícios. Lugares como Miami e Havaí há muito lutam com essa conexão imediata entre o oceano e suas águas subterrâneas. Mas para a maioria das comunidades costeiras da Califórnia, a conexão é mais sutil e ainda não se tornou parte de seu planejamento climático.

Referência

Befus, K.M., Barnard, P.L., Hoover, D.J. et al. Increasing threat of coastal groundwater hazards from sea-level rise in California. Nat. Clim. Chang. (2020). Disponivel aqui.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aumento do nível do mar pode elevar os lençóis freáticos interiores - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV