Arcebispo de Porto Velho apoia a criação e implantação do Conselho Estadual LGBT em Rondônia

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

07 Mai 2018

O arcebispo de Porto Velho, Rondônia, D. Roque Paloschi, surpreendeu a opinião pública com uma carta de apoio à criação e implantação do Conselho LGBT em Rondônia.

“A atitude de D. Paloschi, que também é presidente do Conselho Indigenista Missionário – CIMI e é membro do Conselho Pré-Sinodal do Sínodo da Pan-Amazônia, demonstra a coragem de alguém que, para além de possíveis críticas, inclusive dentro da própria Igreja católica, - comenta Luis Miguel Modino, em nota publicada por Religión Digital, 06-05-2018 – sente a necessidade de criar um “espaço democrático de apoio e diálogo sobre políticas públicas que favoreçam e construam na sociedade um caminho de tolerância e fraternidade”.

Eis a carta.

Num momento em que o país vive uma fase de redução de direitos e de restrições de conquistas democráticas, como Igreja, devemos reacender a esperança e nos comprometermos cada vez mais na defesa da vida e dos direitos das minorias, buscando a construção de dias melhores.

Um dos papeis da Igreja é estar ao lado das pessoas de forma irrestrita e ecumênica, contribuindo na implantação de políticas públicas em toda a sua diversidade, independentemente de raça, cor, sexo e religião, de acordo com os preceitos da nossa Constituição Federal de 1988.

Nesse sentido, nos posicionamos a favor da criação e efetiva implantação do Conselho Estadual LGBT em Rondônia, como espaço democrático de apoio e diálogo sobre políticas públicas que favoreçam e construam na sociedade um caminho de tolerância e fraternidade, pois “Em Cristo todos somos irmãos”, como nos recorda o lema da Campanha da Fraternidade deste ano.

Frente à cultura do ódio, somos chamados a promover a cultura da paz e da justiça.

Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho

Padre Filip Cromheecke, vigário geral

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Arcebispo de Porto Velho apoia a criação e implantação do Conselho Estadual LGBT em Rondônia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU