#DeleteFacebook, o desafio a Zuckerberg: "Vamos construir uma alternativa segura que respeite a privacidade"

Revista ihu on-line

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos

Edição: 542

Leia mais

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Mais Lidos

  • Vaticano, roubadas da igreja estátuas indígenas consideradas “pagãs” e jogadas no Tibre

    LER MAIS
  • A peleja religiosa. Artigo de José de Souza Martins

    LER MAIS
  • Começa a hora da decisão para os bispos da Amazônia na semana final do Sínodo. Artigo de Thomas Reese

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

22 Março 2018

A revolta digital com o hashtag #deletefacebook é o desafio de Calacanis que quer construir um Facebook alternativo. Atingido em cheio pela investigação sobre a Cambridge Analytica, Mark Zukerberg está cercado por muitos "inimigos". O desafio foi lançado e quem quiser pode tentar. Jason Calacanis lançou o desafio ao fundador da plataforma azul e criou uma competição para construir um aplicativo que possa substituir o Facebook "uma mídia social global concorrente que respeite a privacidade e não comercialize os dados ". "O Facebook é uma força destrutiva na nossa sociedade. Nós vamos investir 100 mil dólares para te ajudar a construir algo melhor", a chamada da campanha de recrutamento é clara.

A reportagem é de Valentina Avon, publicada por La Repubblica, 21-03-2018. A tradução é de Luisa Rabolini.

O projeto anti-Facebook

O desafio de Calacanis chama-se Open book challenge e não é um concurso de ideias, mas um percurso de construção de sete equipes de trabalho. Cada equipe terá 12 semanas em uma incubadora de empresas e 100 mil dólares para construir uma alternativa para o gigante Facebook e sua comercialização de dados. Para se qualificar é necessária apenas uma única habilidade: "saber fazer". O desafio não é simples conforme admitido pelos próprios promotores, “mas as startups nunca o são”. É cáustica a citação na parte inferior do site: "Não sejam orgulhosos demais para copiar", assinado Mark Zuckerberg.

Jason Calacanis é um pioneiro da comunicação na Internet, blogueiro, empreendedor e "angel investor", anjo para as empresas, um nova-iorquino de 48 anos de idade que fundou a Weblogs mais tarde vendida para a AOL em 2005 e, desde então, vem lançando várias startups digitais. Muito crítico com a gestão Zuckerberg do Facebook, especialmente nestes dias embaraçosos pela comercialização de dados para fins eleitorais.

A provocação: "Deletem o Facebook"

Como de resto BrianActon, co-fundador do WhatsApp, então comprado pelo próprio Facebook, que em referência ao caso Cambridge Analytica escreveu no Twitter "It is time ", está na hora, com a hashtag #deletefacebook, um convite claro: "deletem". Hashtag que rapidamente se tornou viral, compartilhada por apocalípticos e integrados em uma revolta mundial com a notícia das investigações sobre a Cambridge Analytica que não está claro se também provocará uma fuga da mídia social, mas que até o momento produziu pelo menos uma queda na bolsa. Sete equipes de pequenos Davis para derrotar o tirânico Golias "que querem construir uma rede social para bilhões de usuários para substituir o Facebook - mas protegendo a privacidade dos consumidores". O convite está lançado, as sete equipes começarão a trabalhar em meados de julho na Califórnia.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

#DeleteFacebook, o desafio a Zuckerberg: "Vamos construir uma alternativa segura que respeite a privacidade" - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV