Francisco designa Tobin, de Indianápolis, como arcebispo de Newark, fazendo-o o primeiro cardeal da história da arquidiocese

Revista ihu on-line

Do ethos ao business em tempos de “Future-se”

Edição: 539

Leia mais

Grande Sertão: Veredas. Travessias

Edição: 538

Leia mais

A fagocitose do capital e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata

Edição: 537

Leia mais

Mais Lidos

  • Assim o 1% se prepara para o apocalipse climático

    LER MAIS
  • O holocausto da Amazônia põe a civilização em alerta. Artigo de Marina Silva

    LER MAIS
  • Recorde de queimadas reflete irresponsabilidade de Bolsonaro. Nota do Observatório do Clima

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

09 Novembro 2016

O Papa Francisco transferiu o cardeal-designado Joseph Tobin, de Indianápolis, para Newark, Nova Jersey, dando à região de Nova York dois cardeais e fazendo-o substituir um arcebispo que vem sendo duramente criticado nos últimos anos pela forma como lidou com casos de abuso sexual clerical.

A reportagem é de Joshua J. McElwee, publicada por National Catholic Reporter, 07-11-2016. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

No mês passado, Tobin, 64, foi nomeado por Francisco como um dos três novos cardeais americanos e irá oficialmente ser empossado em uma cerimônia em Roma no próximo dia 19. Ele substitui Dom John Myers, 75, que estava à frente da Arquidiocese de Newark desde outubro de 2001.

Esta nomeação veio na segunda-feira, 7 de novembro, uma semana antes da assembleia geral anual dos bispos do país, a acontecer em Baltimore entre os dias 14 e 17 próximos. A Arquidiocese de Newark faz divisa com a Arquidiocese de Nova York, liderada pelo Cardeal Timothy Dolan, dando ao mais caro e maior mercado midiático do país uma nova voz a se voltar para comentários.

Tobin foi o primeiro cardeal na história da Arquidiocese de Indianápolis, e será o primeiro cardeal arcebispo de Newark. Em entrevista ao National Catholic Reporter logo após a nomeação para o Colégio Cardinalício, o prelado falou sobre a ênfase de Francisco na misericórdia. Disse também que o seu desejo é que a Igreja se torne um “sacramento da misericórdia” em nosso mundo.

O novo cardeal substitui um arcebispo que vem sofrendo críticas pela forma como lidou com casos de abuso sexual clerical e por seus gastos com a construção de uma residência para morar após se aposentar.

As dúvidas a respeito do tratamento dispensado por Myers a casos de abuso sexual em sua jurisdição centram-se no fato de que, em 2013, revelou-se que um padre condenado por contato sexual impróprio com um menor vinha trabalhando na arquidiocese como ministro da juventude. A Arquidiocese de Newark disse que não tinha ciência das atividades do padre.

Myers também vem sendo criticado pelos gastos relacionados a uma residência de quase 700 metros quadrados a um custo de 1 milhão de dólares, primeiramente revelado em 2014.

Em 2013, Francisco deu um passo extraordinário ao nomear um arcebispo coadjutor para Newark, Bernard Hebda, o que, segundo alguns analistas, indicava uma falta de confiança do pontífice quanto à liderança de Myers. No entanto, depois de quase dois anos em Newark, Hebda foi designado em 2015 para ser o novo arcebispo de St. Paul e Minneapolis, em Minnesota.

Um bispo coadjutor é um bispo assistente que tem o direito de sucessão, isto é, ele imediatamente assume a frente de uma diocese na ocasião da morte ou renúncia do bispo ordinário.

O Papa Bento XVI nomeou Tobin, membro da ordem religiosa redendorista, como arcebispo de Indianápolis em 2012. Anteriormente ele havia estado em Roma por 15 anos servindo de 1997 a 2009, como superior geral de sua ordem, e de 2012 a 2012 como secretário da Congregação para a Vida Religiosa, do Vaticano.

Em um e-mail enviado na segunda-feira de manhã ao National Catholic Reporter, um dos novos confrades de Tobin em Nova Jersey elogiou a nomeação do cardeal-designado, dizendo que “muitos e diversos dons, permeados com uma experiência pastoral diversificada, faz dele uma grande escolha em nome da diversidade que será encontrada na Arquidiocese de Newark”.

Dom David O’Connell, da Diocese da Trenton, Nova Jersey, a 100 quilômetros ao sul de Newark, também elogiou o comprometimento de Tobin com os pobres e marginalizados, e disse que ele é “uma pessoa inteligente, bondosa, um alguém abençoado com um senso de humor verdadeiramente grande, o que irá rapidamente lhe render um lugar de alegria onde quer que esteja”.

A Arquidiocese de Newark cobre cerca de 800 quilômetros quadrados na região nordeste de Nova Jersey. Os números arquidiocesanos indicam que ela possui 219 paróquias e 388 padres arquidiocesanos ativos no ministério.

Um especialista nas relações vaticano-americanas disse que esta nomeação de Tobin pode indicar que Francisco reconhece a necessidade de Newark ter “alguém com um senso pastoral a fim de sanar alguns dos problemas locais”.

O padre jesuíta Gerald Fogarty, professor de estudos religiosos e história na Universidade da Virgínia, também falou que a escolha de Francisco em nomear Tobin para o Colégio Cardinalício mostra que o papa “está tentando moderar a divisão extrema dentro da hierarquia [da Igreja nos EUA]”.

Em uma carta aos católicos de Indianápolis divulgada nesta segunda-feira pela manhã, Tobin falou que será instalado como o arcebispo de Newark em 6 de janeiro, quando se celebra a Festa da Epifania na Igreja Católica. O cardeal-designado afirmou não ter gostado imediatamente da ideia de deixar a sua então arquidiocese.

“O pensamento de deixá-los me arrasou”, escreve Tobin ao seu rebanho na carta. “Tenho ficado muitas noites sem dormir e tenho derramado não poucas lágrimas”.

“Sempre entendi a minha vocação com a de um discípulo missionário, um alguém a quem Jesus chamou para estar com Ele a fim de que Ele possa enviar-me para pregar e curar”, continua. “Agora, o Papa Francisco pediu-me para me tornar um discípulo missionário e pastor em uma outra igreja local”.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Francisco designa Tobin, de Indianápolis, como arcebispo de Newark, fazendo-o o primeiro cardeal da história da arquidiocese - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV