Líder das FARC, Timoleón Jiménez pede perdão a vítimas do conflito na Colômbia

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

28 Setembro 2016

O comandante das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Timoleón Jiménez, pediu perdão às vítimas do conflito que durou mais de cinco décadas entre a guerrilha e o governo colombiano durante a cerimônia de assinatura do acordo de paz, na segunda-feira (26/09), na cidade de Cartagena.

“Em nome das FARC, ofereço sinceramente o perdão a todas as vítimas do conflito pela dor que pudemos causar nessa guerra”, disse Jiménez em seu discurso no evento.

A informação é publicada por Opera Mundi, 27-09-2016.

Recebendo vários aplausos dos convidados da cerimônia, ele disse que ninguém deve duvidar de que os membros da guerrilha agora farão "política sem armas". "Nós vamos cumprir nossa parte e esperamos que o governo cumpra a parte dele", afirmou.

O líder das FARC pediu que os colombianos “desarmem a mente e os corações” para que haja a reconciliação e construção da paz, pois a população é “a principal fiadora da materialização de todo o pactuado”, em referência ao plebiscito que se realizará no dia 2 de outubro, em que os colombianos decidirão por colocar em vigor, ou não, o acordo.

Além disso, afirmou ter encontrado no presidente Juan Manuel Santos "um valoroso interlocutor" que foi capaz de "suportar com integridade as provocações dos setores belicistas".

Jiménez também agradeceu o apoio dos países mediadores, Cuba e Noruega, e dos acompanhantes, Venezuela e Chile, que estiveram representados por seus presidentes no palco onde se assinou a paz em Cartagena.

"Esta é a paz de nossa América e dos povos do mundo. É um transcendental passo adiante na busca de um país diferente", declarou, antes de fazer um pequeno resumo do texto do acordo.

“Aqui, ninguém renunciou a suas ideias. Combinamos que as seguiremos defendendo abertamente na arena política sem violência em um apoteótico esforço pela reconciliação e o perdão. Pela paz com justiça social e democracia verdadeira”, disse o líder da agora ex-guerrilha.

Em seu discurso, Jiménez ainda afirmou que impulsionarão um "pacto político nacional" para "tornar efetivo o compromisso de todos os colombianos para que nunca mais sejam utilizadas as armas na política".

Por último, ele disse acreditar que a segurança não deve depender "tanto do tamanho das forças de segurança como do combate à pobreza, à desigualdade e à falta de oportunidades", e pediu que o Exército não os veja mais como inimigos, pois as FARC já não veem mais os militares como inimigos.

Leia mais...

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Líder das FARC, Timoleón Jiménez pede perdão a vítimas do conflito na Colômbia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU