Do #foratemer às #diretasjá: uma nova aglutinação social para além de 2013 e 2015

Revista ihu on-line

Do ethos ao business em tempos de “Future-se”

Edição: 539

Leia mais

Do ethos ao business em tempos de “Future-se”

Edição: 539

Leia mais

Grande Sertão: Veredas. Travessias

Edição: 538

Leia mais

Grande Sertão: Veredas. Travessias

Edição: 538

Leia mais

A fagocitose do capital e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata

Edição: 537

Leia mais

A fagocitose do capital e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata

Edição: 537

Leia mais

Mais Lidos

  • Deveríamos chamar os padres de ''padres''?

    LER MAIS
  • “Este Sínodo, em sua profecia, é fiel aos gritos dos pobres e da irmã Mãe Terra”. Entrevista com Mauricio López

    LER MAIS
  • 'Dizer-se cristão não é o mesmo que ser cristão, é preciso coerência', afirma o Papa Francisco

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

13 Setembro 2016

O #ForaTemer virou o cimento para pautar a primeira agenda das ruas contra o novo governo: as eleições diretas já. Onde você encontrar a hashtag #foratemer, poderá ter certeza, verá colada a ela a #DiretasJá. A análise é de Fábio Malinicoordenador do Laboratório de estudos sobre Internet e Cibercultura (Labic) na Universidade Federal do Espírito Santo em artigo publicado em Medium, 12-09-2016.


Eis a análise.

Quando o agora presidente Michel Temer tentou invisibilizar as manifestações pós-impeachment , ao afirmar serem atos de 40 gatos pingados, acabou por jogar lenha na fogueira. O efeito mais prático: aglutinou setores à esquerda que agora se opõem e questionam a legitimidade de seu governo. Desde a decisão de Dilma em conduzir seu segundo governo para a direita, adequando-se a uma coalização que logo depois a expulsaria do poder, o campo da esquerda no Brasil vivia em regime de completa desconfiança entre si.

O final de semana foi o de recomeço de uma reaglutinação dos eleitores e movimentos do campo da esquerda, de modo que o #ForaTemer virou pretexto simbólico para uma reaproximação desses atores, que viviam apontando dedo um para o outro, numa espécie de DR pemanente sobre quem havia fracassado mais, o autonomismo de 2013 ou o governismo cego petista, mas que, agora, respiram juntos o gás lacrimogênio da PM e pedem (e conseguiram) a libertação dos 26 jovens presos de maneira abusiva.

O #ForaTemer virou o cimento para pautar a primeira agenda das ruas contra o novo governo: as eleições diretas já. Onde você encontrar a hashtag #foratemer, poderá ter certeza, verá colada a ela a #DiretasJá. A proposta, trazida originalmente pela ex-ministra Marina Silva e recusada pelo PT, ficou em estado de latência até que o placar de 61 a 20 no Senado catapultou o voto popular de 2014, não deixando margem aos movimentos ligados ao petismo. A situação poderia ter ficado por isso mesmo, deixando livre o caminho para um vitimismo petista. Até que grupos pequenos, não petistas, passaram a ocupar as ruas recusando o pacto por cima no Senado.


Grafo 01 — Páginas e Usuários que organizam os atos de rua #foraTemer

Em pouco tempo, uma avalanche de eventos, convocados por atores não alinhados ao ex-governismo, tomou o Facebook, Twitter e Instagram. A viralidade minoritária contaminou a base lulista, que se juntou e vitaminou os atos. 400 páginas de Facebook foram ativadas por 96 mil pessoas, que passaram a se constituir em núcleo duro da organização dos atos de rua (grafo 01). Tanta gente na organização fazem os sistemas de monitoramento entrarem em parafuso. Quando os atos ocorreram nas cidades, especialmente em SP, no domingo, da Paulista ao Largo da Batata, os atos se utilizaram da forma exitosa de Junho de 2013: sem líderes, sem carro de som, sem balões de entidades sindicais e com manifestação marchando pela cidade, longe da lógica de showmícios sindicais e da micareta verde-amarela, fazendo com que a população tomasse ciência da agenda do movimento. Todo movimento de rua hoje é, antes, uma rede de movimentos, cuja traçabilidade é fotografada em estruturas digitais de redes.


Grafo 02 — Ecologia de Páginas Influenciadoras do #ForaTemer

Em resposta às ruas, veio a atuação repressora da PM pelo país. Além de atingir os corpos que lutam contra o estado de miséria política na qual o Estado brasileiro chegou, a PM também produziu o material narrativo para as mídias de massa: o espetáculo feito de vidraças e sacos de lixo queimados, traduzidos em manchetes para serem compartilhadas e curtidas pelos chamados “paraquedistas digitais”, aquela audiência que cai na história sem saber muito do que se trata, ecoando, em feeds de notícias, o refrão policialesco-midiático. Já vacinados, os ativistas adotaram a tática da “vigilância da polícia”, não reagindo às várias armadilhas da PM, e registrando a brutalidade policial, o que curto-circuitou o esquema midiático armado, que teve de fazer contorcionismo para encontrar alguma sacola de lixo pegando fogo nos arredores por onde o repórter se encontrava, para assim poder destilar o mantra do “começou pacífico, terminou em conflito”.

Longe disso, o que ocorreu, em SP e em outras cidades, foi um flood de testemunhos nas redes sociais, que alargaram o tempo do acontecimento dos protestos em SP. Resultado: o novo ciclo de lutas nacionais, o “Ciclo dos 41”, disparou um empoderamento traduzido em mensagens de convocação para a ocupação das ruas. São mais de 400 páginas no Facebook voltadas especificamente para sincronizar a comunicação em torno dos atos #ForaTemer e #DiretasJá. São páginas constituídas pelos atores que organizam os atos (acesse-as ao final desste texto). Não inclui nessa lista os hubs que fazem circulam convocatórias, notícias, memes ou testemunhos, embora, como se pode notar no Grafo 2, é possível ver essas páginas influenciadoras quando se cartografa as fanpages mais compartilhadas pelas 400 páginas da amostra, que deve ser ampliada, uma vez que mais protestos já são convocados contra projetos de lei que visam a supressão/revisão de direitos sociais, exigida pelo PSDB ao PMDB, e também pela contínua repressão policial que tenta governar os indignados, injetando medo nos manifestantes e autoritarismo na audiência.

Outro dado importante: o ingresso de um volume maior de “população adulta” na composição etária dessas manifestações #ForaTemer também teve gerou seu efeito nas redes sociais: reduziram as interpretações que os atos eram espontaneístas, incendiários e impetuosos juvenis. Os hubs adultos vão funcionando como uma capa legitimadora, com seus postões de contexto, reflexivos e militantes, servindo de escudo para que os paraquedistas não trolem e associem os protestos ao mantra midiático do “vandalismo”, embora nesse movimento se abra também controvérsias internas, como aquela que recusa a tática black bloc. Leia Mais: http://bit.ly/2bQTwlH

Já, no Twitter, nos dias 03 e 04 de setembro, mais de 50 mil usuários se engajaram nas tags #ForaTemer e #DiretasJá, fazendo, atipicamente, do domingo um dia de alta audiência para política quando, em geral, é apenas o entretenimento que ganham a atenção das pessoas, que ficam ligadas ao futebol e à programação da tevê.

Embora o tema das DiretasJá aglutine, há ainda o desfio desse movimento convencer o povão que as eleições vão mudar o quadro que alinhava um agenda de 2013 e de 2015, a saber: a negação radical da corrupção instalada nos poderes da República (que fez a Nova República chegar a um estado terminal) e ainda uma recusa radical às regras que mantêm o sistema político brasileiro, de pé, nas mãos de uma pequena casta. E o fato é o seguinte: a esquerda, lulista ou não, interpretou a corrupção do sistema política como “coisa de coxinha” e está à deriva em torno de soluções para o tema (nova constituinte? plebiscito? Reforma?), num contexto que sua força institucional de mudança foi reduzida, embora exista sopros de esperança em algumas candidaturas municipais pelo país.De qualquer modo, esse movimento #ForaTemer, no final de semana pós-impeachment, atingiu a estrutura de rede similiar à ocorrida em 2013, quando se misturaram os comportamentos políticos múltiplos sem a existência de polarizações típicas de FlaxFlu, como ocorreu em 2015. Conforme se vê no grafo 03, há uma presença forte de um cluster petista (mancha laranja), que representa 14% das interações dos compartilhamentos (em torno de 6 mil perfis), sendo muitos destes RTs são inflados por robôs, contas teleguiadas que programam publicações no Twitter.


Grafo 03 — RTs com termos ligados ao movimento #ForaTemer no Twitter

Contudo, ao se analisar a globalidade da rede, os bots são uma pequena minoria num total de 48 mil perfis que participam do tuitaço, nos dias 03 e 04 de setembro, contra o governo Temer, que agora vê uma aglutinação forte em torno da nova hashtag que o preocupa: a #DiretasJá. Se o #ForaTemer esteve conectado mais intensamente com a hashtag #Impeachment até o dia 02/09/2016, no final de semana (03 e 04/09, os movimentos emplacam uma causa transversal: a pauta das eleições diretas (que deve arrastar parte daqueles que vinham sendo taxados de “coxinha”). Sem dúvida, o ato no domingo, que começou na Avenida Paulista até o Largo da Batata, inflou essa pauta (a PM tem boa responsabilidade nisso). Dos 175.241 tweets sobre tema, no sábado e domingo, a palavra Temer está presente em 77.863 deles. Temer é o alvo das manifestações. E “Paulista” (no sentido de Avenida), em 17.353 (essa é a rua em disputa). Já o número 40, em 13.143 (Temer errou feio). Diretas, em 8905. E PM, 7946. Esse rol de termos mais frequentemente utilizados deve ser repetido nos próximos atos, sendo reverberado em cartazes nas ruas e em posts na internet, ocupando a atenção dessa listinha (que só cresce) de eventos, grupos e páginas no Facebook com temática especificamente #ForaTemer:

277227162614258;Pages;Temer Jamais
227097461004659;Groups;Mulheres na luta BH — temer jamais
1152934084728930;Groups;TEMER jamais!!
734417576697759;Groups;Brasil Temer jamais , Vamos reagir ! Direita voltar Jamais !
1112160782163044;Groups;Manifestação Temer Jamais SJBV
521043558096468;Groups;MULHERES EM LUTA, TEMER JAMAIS — Nota de Repúdio por: COMITÊ
1631796563811458;Pages;Temer Jamais
1082892795106029;Pages;Temer Jamais
730479703721690;Pages;Movimento Temer Impostor: Jamais será presidente
214615815588921;Pages;Temer, Jamais
281710262212038;Pages;Temer Jamais
1003535283058364;Pages;TEMER Jamais
1763424020585459;Pages;Lutar, TEMER jamais
1223341717739341;Events;Temer Jamais! Contra O Golpe — Rio De Janeiro Espelho Turco
1150063768401196;Events;Resistir sempre, temer jamais!
1022110207909474;Events;Temer Jamais: Apitaço Pronunciamento de Temer em cadeia nacional
529934563864716;Events;Juventude na luta TEMER Jamais
1025211967528252;Events;Lutar sempre, Temer jamais!
198639803887109;Events;Ato Relâmpago: Temer Jamais! Que o povo decida!
1663318863987070;Events;UFMG é Fora Temer #LutarSempre (Assembleia e Ato)
549902988533378;Events;Não Aceito Presidente Golpista #LutarSempre
625550634123451;Groups;Não apóio golpe contra Dilma
208888799262642;Groups;Gauchos contra o golpe da direita
1002443823178766;Groups;Contra o golpe! A favor da democracia.
1606480136252947;Groups;Vamos dizer não ao Golpe, querem derrubar nossa Presidenta.
515818085240805;Groups;ABAIXO O GOLPE: FORA TEMER!
2027682737456365;Groups;Rede de Brasileiros no Mundo Contra o Golpe
1752163021696160;Groups;ARQUITETOS CONTRA O GOLPE
1686061184977067;Groups;Cobertura — Não Vai Ter Golpe
1137555082944388;Groups;Nein Zum Putsch in Brasilien — Não ao golpe no Brasil
1222154081159618;Groups;Contra o golpe
126654181071884;Groups;Cariocas Contra o Golpe!
990288634342302;Groups;# Somos contra o Golpe !!
585093471654569;Groups;Não vai ter Golpe!
292235544277965;Groups;COMITÊ INDEPENDENTE ÑÃO VAI TER GOLPE!
754228191292153;Groups;Coxinhas… a serviço do GOLPE.
1639546192953811;Groups;Beco do Golpe Baixo #BGB
1691324607803548;Groups;Não comprar mais nas lojas Riachuelo que apóiam o golpe
778801005553366;Groups;VAMOS LUTAR CONTRA O GOLPE
465036113679746;Groups;RESISTÊNCIA AO GOLPE ! ABAIXO REDE GLOBO GOLPISTA
625721154242999;Groups;Cicloativistas contra o Golpe
969414643174600;Groups;Golpe de 2016.
352986394827775;Groups;BRASILEIROS CONTRA O GOLPE !
454660294723315;Groups;#ADVOGADOS CONTRA O GOLPE
1032219550157808;Groups;Manifestação Contra o Golpe
1760032140908460;Groups;PROJEÇÕES CONTRA O GOLPE
803212786450173;Groups;Agenda Contra o Golpe — ES
1096464457043388;Groups;Não vai ter Golpe
1208850709131020;Groups;Batalha da Comunicação — GOLPE NUNCA MAIS
1633060857005566;Pages;Golpe tem cara
1286013638076355;Pages;A mesma foto do golpe todos os dias
619974968030380;Pages;Golpe Comunista 2014
227947517556369;Pages;Fórum Permanente em defesa da Democracia e Contra o Golpe
1535718166721480;Pages;Contra o Golpe Fascista II
746662255467327;Pages;Golpe Nunca Mais
219729501723410;Pages;Não é só contra o golpe
1529336627376738;Pages;Não quero o Golpe
1073495172693703;Pages;UnB contra o golpe
1105447466162213;Pages;USP Contra o Golpe
1778831879006344;Pages;Observatório do Golpe
1550495938574495;Pages;Golpeachment
933392803361992;Pages;Não ao Golpe
463773063824597;Pages;Cartunistas contra o golpe
146224515790918;Pages;Gastronomia Contra O Golpe
445527595653983;Pages;Não ao Golpe
101193210281165;Pages;Comunidade UFRGS contra o Golpe
631292480287911;Pages;Minas contra o golpe
549782125223545;Pages;Mulheres contra o golpe
1744557145809491;Events;GEOGRAFIA CONTRA O GOLPE
743593619108186;Events;Pressionar o senado contra o golpe
669594089883519;Events;Radiografia do golpe: conversa com Jessé de Souza
1074786995892150;Events;GRANDE ATO FORA, TEMER! Vamos barrar o golpe e defender nossos direitos!
100249960433165;Events;Ato contra o golpe — FORA TEMER
558559200972313;Events;Denunciar o STF, FHC, Aécio e o Golpe dos Corruptos na Corte da OEA
241293052938346;Events;A Democracia Pós-Golpe
1126514330754230;Events;Não ao Golpe, Fora Temer! Nenhum direito a Menos!
1190424937666136;Events;Panfletaço relâmpago contra o Golpe no Brasil
285384705126317;Groups;Não reconheço governo golpista #ForaMichelTemer
265245123825919;Groups;(RN) Fora Temer, Golpista!
972327536185645;Groups;BLOQUEIE A GLOBO VOCÊ TAMBÉM!!!
1540142589644946;Groups;GOLPISTAS NA REDE
328156486724;Groups;A Rede Globo é golpista.
856059927856892;Groups;Golpista a culpa é sua
606581736161587;Groups;MOVIMENTO DE ESCÁRNIO AOS GOLPISTAS, FASCISTAS E FILHOTES DA DITADURA
617864938302161;Groups;PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA
949870621790210;Groups;Bolqueados Na Página Do Temer Golpista
517543095095483;Groups;Boicote Empresas Golpistas
1123830460993007;Groups;FORA TEMER GOLPISTA!!!
1658554491039007;Pages;GloboGolpista
1900879126804062;Pages;Golpistas Nunca Mais
379684975486850;Pages;Liderança da Minoria — Oposição ao Governo golpista de Temer
328211893969149;Pages;Dilma Golpista
272195102798895;Pages;Imprensa Golpista Nunca Mais
826061247476902;Pages;Jornalismo Golpista Mancomunado ao PSDB
769590653142466;Pages;Boicote aos Patrocinadores da Globo Golpista
600109263409305;Pages;Comitê antifascista e anti-golpista
1768865573347811;Pages;Temer golpista
604953906243448;Pages;Partido da imprensa golpista
713514432133137;Pages;Não Reconheco Governo Golpista
715390198612861;Pages;Não Reconheço Governo Golpista
883771291767161;Pages;Republica Golpista Do Brasil
940241846095975;Pages;Brasil um pais De Golpistas Covardes
1035448539866711;Pages;Não Colaborei Nem Por Um Segundo Com O Governo Golpista
1126826324030915;Pages;República Temer Golpista!
1193312807379615;Pages;Não Reconheço Governo Golpista
1322152784479822;Pages;Não Reconheceu o Governo Golpista
100318723759440;Pages;No País Governado Por Golpistas Canalhas
1600827980217130;Pages;Protesto Fora Golpistas
859991767465630;Events;Fora Temer Golpista
1140274969371382;Events;Fora Golpista — Nenhum Direito a Menos!
1763195307252535;Events;Fora Temer Golpista assista o filme Aquarius
1572214753085426;Events;Fora Temer! Fora Mídia Golpista!
638603219655582;Events;Fora Temer Golpista assistam o filme Aquarius em Belo Horizonte
1693575470965480;Events;Fora Temer — Não reconhecemos governo golpista
187176951694227;Events;Boicote à Globo golpista!
1189063477822062;Events;Coro Nacional Fora Temer Golpista
1741608366092310;Events;NÃO Reconhecemos Governo Golpista!
1610291559269256;Events;Manifesto em favor da Democracia contra Governo Golpista
1226638070688230;Events;Grito das/dos Excluídas/os! FORA TEMER Golpista!
1082551268491418;Events;Grande ATO :: 7 de Setembro :: Globo Golpista!
611068115721474;Events;Ato recepção aos candidatos: não reconhecemos governo golpista
666764200140074;Events;#ForaTemerGolpista nas Eliminatórias
1091298534264233;Events;Se a Tribuna é Golpista,que vire Jornalzinho do PMDB
1184597911589188;Events;A luta só começou! Fora golpistas!
1770208643203206;Events;Recorde Mundial De Comentários Na Foto Do Golpista Temer
1111890005599132;Events;Churras Golpista
1576204446016832;Events;Campanha Para Tirar Políticos Golpista E Corrupto Do Congresso
1752554801651381;Events;Reunião para saber o dia que o Temer golpista cai
709443335861552;Events;Fazer a Vida De Aécio, Temer, Cunha E Todos Os Golpistas Virar Um Inferno
302734200084874;Events;Ato escracho contra os golpistas
315998278753870;Groups;Discussões e Atualizações — Atos #ForaTemer
1705361736369993;Groups;#FORATEMER
294868390871761;Groups;MANIFESTAÇÃO #FORATEMER em Fortaleza
108828332906557;Groups;#ForaTemerPB
631220570272622;Groups;#ForaTemer!
166511416848182;Groups;CAIXA contra o Golpe #ForaTemer
278527025816513;Groups;Coletivo #ForaTemer Lyon
509805915890308;Groups;#ForaTemerTresCoracoes
1766648420245677;Groups;Ocupacoes #ForaTemer
635632126590230;Groups;Amigos que compareceram ao evento “FORATEMER-CONVERGÊNCIA SOCIAL”
841151835934232;Groups;FORATEM (Forum Anak Teluk Meranti)
1151983274841461;Groups;Estudantes da UFRGS #ForaTemer, contra os cortes e o golpe
309851412686951;Groups;#fora_temer_artistas_ce
286438461722592;Pages;ForaTemer
1650511705262941;Pages;Foratemer
1428471603833925;Pages;Foratemer
1711195655820129;Pages;ForaTemer
1096903860365276;Pages;Foratemer
1781780115433802;Pages;Foratemer
1735071723410428;Pages;Foratemer
1557702384480356;Pages;VOLTA LULA #foratemer
508646316007929;Pages;ForaTemer
922735081171649;Pages;ForaTemer
1075039032586315;Pages;Foratemer
285199968504769;Pages;Nova Via Carnaíba — #foratemer
888584111247430;Pages;ForaTemer
270410503308361;Pages;Maniafestação #foratemer
308091666205587;Pages;Fora_temer_usa
479913238869756;Pages;Pça Afonso Arinos #ForaTemer
610681972433832;Pages;Manifestação Com Lula Na Paulista #foratemer
1014629881969344;Pages;Nao Apoiou o golpe #foratemer
1612831392368062;Pages;Manifestação #foratemer
1745894002327800;Pages;Starbucks Foratemer Coffee
1780333288875845;Pages;Companhia Foratemer Athletica
1724995864384487;Pages;Primeiramente, Fora Temer
778980608911889;Pages;Foratemer
1696955367233871;Pages;Ocupa UFMA #foratemer
672221449596470;Pages;A Ttocha e o Foratemer
702432983241675;Events;#FORATEMER
900069793470254;Events;#ForaTemer — Anápolis
1090948810981971;Events;#foratemer Goiânia
1799172343628310;Events;#ForaTemer
311969285824517;Events;#FORATEMER #PELADEMOCRACIA
1018216921610103;Events;Plenária #foratemer PASSO FUNDO
328966787437661;Events;Ato #ForaTemer Nem um direito a menos — Pindamonhangaba
1273352716032453;Events;Pela Deborah #ForaTemer
201331593615720;Events;#ForaTemer World Tour
249530208774539;Events;Juventude grita #foratemer
1069215619835237;Events;1º Ato #FORATemer — Iguatu-CE
1781305318813467;Events;Diretas Já #ForaTemer na Paulista
1813632805536487;Events;Protesto #ForaTemer
297681860601485;Events;Revolta Popular Caxiense #foraTemer
337328179935602;Events;EU VOU PRO Jongo! #foratemer
292417861128820;Events;Diretas JÁ #ForaTemer
1774306846187227;Events;Barbacena não pode Temer! #ForaTemer
1087691111306504;Events;Grav!dade #foratemer — Openbebado 20R$ — Ultima Da Temporada
1606982376265877;Events;Concentra do Juntos pelo #ForaTemer!
289687214740786;Events;ATO Unificado Contra o GOLPE #ForaTemer
174991602928749;Events;Educação, movimento estudantil e #ForaTemer | Pelotas
532999320243452;Events;Resistência Democrática contra o golpe!!! #Foratemer
1165792046812181;Events;BLOCO UFABC — #ForaTemer
704447549694455;Events;O Grito Dos Excluídos — Rio #ForaTemer
289316628105428;Events;Urgente — Ato Nenhum Direito a Menos #foratemer
775365809272183;Events;Não é só pelo #ForaTemer!
1817701338474474;Events;Reunião: Mais do que nunca #ForaTemer — FEC — Soroc.
536122899928736;Events;Luau dxs calourxs de Teatro 2016.2 #foratemer
1753794351565340;Events;UFMG contra o golpe #ForaTemer
228700060836350;Groups;FORA TEMER — MOBILIZAÇÃO NACIONAL EM DEFESA DO MINC
401385306667751;Groups;FORA TEMER!
1649149102067627;Groups;Fora Temer!
288815748173942;Groups;FORA TEMER- SCHROEDER
1922710577955786;Groups;Manifesto fora Temer na passagem da tocha olímpica
333961913602953;Groups;FORA TEMER
1108982315789582;Groups;FORA TEMER , NÃO ACEITO COMO MEU PRESIDENTE
1654687298139685;Groups;Fora TEMER Limeira!
263829067349245;Groups;FORA TEMER
1319704058045795;Groups;Fora Temer!!
560054810832764;Groups;FORA TEMER
153900911405582;Groups;Maringá é Fora Temer — Nenhum Direito a Menos — Não ao Golpe!
138038679947025;Groups;Fora Temer
1105058706247775;Groups;fora temer
1082614978465590;Groups;Fora temer
1019610721491813;Groups;fora temer
821739257917944;Groups;FORA TEMER! FORA USURPADOR!
1526232817594781;Groups;FORA TEMER,BOLSONÁRIO,CUNHA,O AÉCIO FMI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
640836376092457;Groups;fora temer
141933499581711;Groups;FORA TEMER NA OLIMPIADA
1595862324046040;Groups;FORA TEMER
1697453950502139;Groups;Fora Temer e Cunha!
115734058867603;Groups;FORA TEMER
1774224449477134;Groups;fora Michel temer
151863055241773;Groups;Fora Temer traidor.
796724120471905;Pages;FORA TEMER
796183447118811;Pages;Fora Temer
947507145301872;Pages;Fora Temer e Cunha na cadeia.
583860835114811;Pages;Fora Michel Temer
178958945836074;Pages;Fora Temer
1576582619308452;Pages;Fora, Temer
612777708885469;Pages;Campanha Fora Temer — ES
490062561190132;Pages;Fora Temer
1157846437559364;Pages;Fora Temer
1069673759785769;Pages;FORA TEMER
222420184614464;Pages;FORA TEMER
659880027493673;Pages;FORA TEMER
540706972795263;Pages;FORA TEMER — Eleições gerais já
242535252773941;Pages;Fora Temer!
175880869476261;Pages;Fora Temer
1754966378077489;Pages;Fora Temer
1085031941591087;Pages;Fora Temer
651772214990630;Pages;Fora Temer
662949337191203;Pages;Fora Temer
672065919612882;Pages;Fora, Temer
687792174707140;Pages;Bar Do Fora Temer
697564220408445;Pages;Juiz De Fora Temer
794158934018728;Pages;Churrasco Fora Temer
827631060707765;Pages;Juiz De Fora Temer
876167532510939;Pages;Fora Temer Salvador/ba
613048755525054;Pages;Fora Dilma, Temer e Cunha
877259202292794;Pages;FORA TEMER
193992000996715;Pages;Comitê FORA TEMER Espirito Santo
259910074362089;Pages;Fora Michel Temer, Corrupto
1707289302858906;Pages;Primeiramente, fora Temer
1797787200435549;Events;MEGA Fora Temer (descrição atualizada)
1584165685220595;Events;Fora Temer — Nenhum direito a menos!
999953426792860;Events;Fora Temer Candelária 2 — a Luta Continua
1729877087278817;Events;Festival Fora Temer
905596749523884;Events;Fora Temer e o Congresso Nacional! — Vamos instalar um Governo que acabe com a corrupção política e a miséria social do Brasil — já!
595835360599389;Events;Protesto FORA TEMER CG! Dia 24 18h
1435901523371616;Events;Projeto Lulão 2018 — Fora Temer
169181073491705;Events;Panelaço Fora Temer Covarde!
1770874793136481;Events;Corrida e Caminhada Fora Temer
523391094525048;Events;Ato Fora Temer em SP #OcupaOlimpíada
283024812069646;Events;Rolézinho Fora Temer
1572947409675361;Events;Inferninho da Letras — #ForaTemer
126917537752339;Events;ForaTemer! Derrotar o Golpe, superar a crise (com Guilherme Boulos — Mtst/SP)
930669940412589;Events;Sem Temer! Dilma Fica!
126303854115652;Groups;#FORA TEMER — DIRETAS JÁ!!!!
1041964105916947;Pages;Eleições Diretas Já #DiretasJá
340066329671167;Pages;Fora Temer — Diretas já
559411934076156;Pages;Diretas Já
1602679526698519;Events;Diretas Já Brasil 2016
1814569172096841;Events;Diretas JÁ! (Natal- RN)
678364002313771;Events;Ocupe a Paulista! Fora Temer! Diretas Já!
347902595549843;Events;Diretas Já — Pela volta da democracia
1289037311124902;Events;DIRETAS JÁ!
289449841435742;Events;Diretas já! e Cassação dos Vereadores Investigados!
1819017888332732;Events;Fora Temer! Diretas JÁ!
2099141440310457;Events;FORA TEMER — DIRETAS JÁ!!!!
1564020487239748;Events;Diretas Já
1592714501028482;Events;GREVE GERAL, Diretas JÁ
1592985691020462;Events;Manifestação Diretas já
290792014634849;Events;Fora Temer — Diretas JÁ — Nenhum Direito A Menos
1567297010246545;Events;Fora Temer! Nenhum voto no PMDB! Diretas já!
663160093853136;Events;Fora Temer! Eleições diretas já! Ubá contra o Golpe!
558504981011908;Events;É Golpe, Fora Temer, Diretas Já !
1133459006725866;Events;Diretas Já! Belo Horizonte
1586852541610847;Events;Fora Temer: LGBT contra o Golpe! #DiretasJá!
1107833172627202;Events;Anulação do golpe FORA TEMER ou Diretas já!
1254236191282905;Events;ATO FORA TEMER RECIFE CONTRA O GOLPE — ORGANIZAÇÃO DIRETAS JÁ!
1791874194418185;Events;ResistênciaDia06 #ForaTemer! Plebiscito Revogatório + Diretas JÁ
652840994866181;Events;Pró diretas já. Panelaços gerais
1020743164672315;Events;Eu quero votar para presidente. — Diretas Já
198505433899892;Events;Eu Quero Votar Para Presidente! Diretas JÁ 2016
801002730001547;Events;Eu quero votar para presidente. — Diretas Já
1789318144687622;Events;FORA TEMER, Unilab e maciço contra o golpe ! Diretasjá
1051684664938339;Groups;VAZA TEMER VAZA GLOBO
761199267268631;Pages;Vaza Temer
471199796412045;Pages;Vaza Temer
1712783055627197;Pages;Vaza Temer
887264728050594;Pages;TEMER, VAZA
504293729759809;Groups;Centro Histórico de Vitória/ES em Defesa da Democracia
382332438630614;Groups;Em defesa da democracia
1677685545817930;Groups;UFMG — Em Defesa da Democracia e das Instituições
990233531007976;Groups;Em defesa da Democracia
188640124609069;Groups;EM DEFESA DA DEMOCRACIA EM VIANA-ES
996957933676835;Groups;ARTISTAS INTELECTUAIS E FORMADORES DE OPINIÃO EM DEFESA DA DEMOCRACIA
1500759293555668;Groups;Em defesa da democracia em SP
1663905023872857;Groups;Em defesa da democracia
542324979269392;Groups;COMITÊ EM DEFESA DA DEMOCRACIA — SÃO LEOPOLDO
370651469796519;Groups;Em Defesa da Democracia
1001528169895811;Groups;Fiocruz em Defesa da Democracia
567959323256151;Groups;IFCS/IH em defesa da democracia
853167164805443;Groups;Utrecht Em Defesa da Democracia no Brasil #NuncaDormimosSeuGigante!
675432909147908;Groups;113 em Defesa da Democracia
1002072399867255;Groups;Frente em Defesa da Democracia
1583049938688372;Groups;Frente Universitária em Defesa da Democracia e da Legalidade
561575667342283;Groups;EM DEFESA DA DEMOCRACIA — FORTALEZA
2027949624096403;Groups;MDD — Movimento em Defesa da Democracia
214323482264153;Groups;Em defesa da democracia
885189031607069;Groups;Artistas em Defesa da Democracia/RG
443461782520383;Groups;GRANDE ATO EM DEFESA DA DEMOCRACIA E CONTRA O GOLPE — JUNDIAÍ E REGIÃO
486700414697590;Groups;EM DEFESA DA DEMOCRACIA
481770615231209;Groups;Em defesa da democracia
971849486233615;Groups;UFCSPA Em Defesa da Democracia!
1099625576732271;Groups;Movimento em Defesa da Democracia
535750943140535;Groups;Comite Em Defesa Da Democracia
1537149126593242;Groups;Mulheres em defesa da Democracia
841468259331974;Groups;#NãovaiterGolpeAssis — Em defesa da Democracia
710586032377366;Groups;Ato em defesa da DEMOCRACIA
965730170136758;Pages;Núcleo em Defesa da Democracia
502724159917810;Pages;Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito
976265332465437;Pages;UFU em defesa da Democracia
986819294739477;Pages;Frente em Defesa da Democracia — Caxambu
258779947794984;Pages;Ato em Defesa da Democracia- Salão Nobre UFPR
280202005704769;Pages;Caravana Popular em Defesa da Democracia
1348688868477807;Pages;Comitê de Mobilização dos Docentes da UnB em Defesa da Democracia
1548511415451377;Pages;Utilidade Capixaba — PUP ES — Em Defesa da Democracia
230246103995146;Pages;Comitê UFBA em defesa da democracia e contra o golpe
510249459159643;Pages;Em Defesa da Democracia na UFRGS
1427613647490285;Pages;Em defesa da democracia e das liberdades
666011230202419;Pages;Frente Ampla em Defesa da Democracia, dos Direitos e Contra o Golpe
184539365271478;Pages;Comitê CEP Contra o Golpe, em defesa da democracia e dos direitos sociais
1251762918171974;Pages;IFPE em defesa da Democracia
1664432990484976;Pages;UFPE em defesa da Democracia
1041633952564315;Pages;UPE Em Defesa Da Democracia
253150448365843;Pages;Comitê de Bancários e Bancárias em Defesa da Democracia
789677854480962;Pages;Frente Ampla Em Defesa Do Brasil,da Democracia E Do Desenvolvimento
1668512980033877;Pages;Fórum Permanente: UnB em Defesa da Democracia
1148679778490250;Pages;FEUC em defesa da Democracia
235324636805611;Pages;Intelectuais e artistas com Lula: juntos em defesa da democracia.
165082927005597;Pages;Fórum em Defesa da Vida: Por justiça e Democracia
1014764775226366;Pages;Frente Universitária Pela Legalidade e em Defesa da Democracia
1485367291719261;Pages;Em defesa da democracia
1871625856397494;Pages;Frente Universitária em Defesa da Democracia e da Legalidade
925326390881299;Pages;Golpe Nunca Mais — Em defesa da constituição e da democracia
1032562626797384;Pages;Em defesa da democracia
929846123799915;Pages;Em defesa da democracia
103393190060533;Pages;Unilab em defesa da democracia
641317086045353;Events;Juntas com Ela Wiecko em defesa da Democracia
298873240471153;Events;Aula Pública em defesa da democracia: Por que é golpe?
533443560181227;Events;Ato em Defesa da Democracia e Contra o Golpe!
158130271287885;Events;Ato em Defesa da democracia e pela vida das Mulheres
855070954624641;Events;Ato em Defesa da Democracia com Dilma
1074303059319712;Events;Psicologia em defesa da democracia: Nenhum passo atrás!
676909389123024;Events;54º Ato Em Defesa da Democracia
1151336524910235;Events;54º Ato Em Defesa da Democracia
1813857145500541;Events;53º Ato Em Defesa da Democracia
873255456139839;Events;Fora Temer! Em Defesa da Democracia — UFSJ
617102475123202;Events;Povo de Riacho Com Dilma E Lula, Contra o Golpe em Defesa da Democracia.
1267866286586873;Events;Ato contra o golpe, em defesa da democracia e dos direitos sociais — com Dilma
285843695113183;Events;Fdd/furg Debate: Escola Sem Partido?
528828167299472;Groups;POVO SEM MEDO | PR
1242233295787542;Groups;POVO SEM MEDO — PARAÍBA
1043663679060107;Groups;FRENTE POVO SEM MEDO — NACIONAL
1713527472196462;Groups;Frente Brasil Popular e Povo sem Medo — Guara-DF
1558422971154309;Groups;Blog Povo Sem Medo de Ser Feliz
543520462525109;Groups;POVO SEM MEDO CEARÁ
1480205195614150;Groups;FRENTE POVO SEM MEDO — Piauí
1778252819078432;Groups;Frente Povo Sem Medo — Irati
1720474784893640;Groups;Comitê de EDUCAÇÃO das FRENTES BRASIL POPULAR E POVO SEM MEDO
1552689868368842;Groups;FRENTE POVO SEM MEDO — PB
409705515902984;Pages;Povo Sem Medo — Rio de Janeiro
1661846900752996;Pages;POVO SEM MEDO
1560849120906216;Pages;POVO SEM MEDO CEARÁ
1041551262549093;Pages;Povo Sem Medo — ES
199193547082810;Pages;POVO SEM MEDO — Paraná
1664783880403615;Pages;Povo sem medo — Santa Catarina
1688854794685634;Pages;Frente Povo Sem Medo — PE
893448577377042;Pages;Frente Povo Sem Medo — Minas Gerais
1774766942744165;Pages;Frente Povo Sem Medo — Nacional
786637374792145;Pages;Frente Nacional Povo Sem Medo — Goiás
624610531038340;Pages;POVO SEM MEDO Campinas e Região
1008630535829446;Pages;POVO SEM MEDO PR
1700871270177125;Pages;Frente Povo Sem Medo — RS
455344284649241;Pages;Frente Povo Sem Medo — RN
181798692203946;Pages;POVO SEM MEDO DF
1752692641680899;Pages;Povo Sem Medo — Juiz de Fora
120086158398927;Pages;POVO SEM MEDO — PARAÍBA
154852031574982;Pages;Povo Sem Medo-Ms
1656495868006260;Pages;Frente Povo Sem Medo — Sobral
1684482395205956;Pages;Frente Povo Sem Medo Jundiaí e Região
227720254276315;Pages;Movimento Povo Sem Medo
1680372905542057;Pages;Ocupação Povo Sem Medo
1407809999526544;Events;FORA TEMER • 29/08 • 17h • Praça do Ciclista
636093233219130;Events;Contra os Cortes na Educação: Fora Temer! Fora Mendonça!

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Do #foratemer às #diretasjá: uma nova aglutinação social para além de 2013 e 2015 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV