Francisco: diferentemente da telenovela, o amor e misericórdia de Deus são para sempre

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • Não posso me calar

    LER MAIS
  • Estudantes, trabalhadores e sonhadores. Quem eram os jovens que morreram após ação da PM em baile funk

    LER MAIS
  • O fim do indivíduo. Viagem de um filósofo à terra da inteligência artificial

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

14 Janeiro 2016

O amor de Deus pela humanidade é tão grande que pode vencer todo o mal, perdoar todos os pecados e nada pode impedi-lo, disse o Papa Francisco à multidão em sua Audiência Geral semanal nesta quarta-feira, 13-01-2016.

A reportagem é de Joshua J. McElwee, publicada por National Catholic Reporter, 13-01-2016. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

“Não com um amor ‘de telenovela’”, brincou o pontífice diante dos milhares de ouvintes ao refletir sobre uma passagem do Antigo Testamento que descreve Deus como “grande no amor e na fidelidade”.

“Quão bela é essa definição de Deus!”, exortou Francisco. “Aqui está tudo. Porque Deus é grande e poderoso, mas esta grandeza e poder se desdobram em nos amar, nós assim tão pequenos, tão incapazes”.

“A palavra ‘amor’ aqui utilizada indica o afeto, a graça, a bondade”, disse o papa. “É amor que dá o primeiro passo, que não depende dos méritos humanos, mas de uma imensa gratuidade”.

“É a solicitude divina que nada pode parar, nem mesmo o pecado, porque sabe ir além do pecado, vencer o mal e perdoá-lo”, declarou.

Francisco estava falando em sua audiência na quarta-feira como parte de uma reflexão sobre a passagem do Livro do Êxodo em que Deus aparece a Moisés e é descrito como “O Senhor, Deus misericordioso e piedoso, lento para a ira e rico de amor e de fidelidade”.

O papa deu início à audiência explicando que está começando um ciclo de audiências focadas na misericórdia a partir de uma perspectiva bíblica como parte do Ano Jubilar no intuito de “aprender a misericórdia ouvindo aquilo que o próprio Deus nos ensina com a sua Palavra”.

Analisando cada uma das palavras que Deus emprega para se descrever nesta passagem bíblica, Francisco disse que Ele é como uma mãe que toma nos braços o seu filho, “desejosa somente de amar, proteger, ajudar, pronta a doar tudo, também a si mesma”.

A frase “lento para a ira” significa que “Deus sabe esperar”, segundo o pontífice. “Ele é como o sábio agricultor que sabe esperar, dá tempo para a semente boa crescer, apesar das ervas daninhas”, disse.

Deus tem uma fidelidade à humanidade “sem limites”, completou.

“A fidelidade de Deus nunca falha, porque o Senhor é o Guardião, como diz o Salmo, não dorme, mas vigia continuamente sobre nós para nos levar à vida”, disse Francisco.

“E esse Deus misericordioso é fiel na sua misericórdia e São Paulo diz uma coisa bonita: se tu não lhe é fiel, Ele permanecerá fiel, porque não pode renegar a si mesmo”, complementou. “A fidelidade na misericórdia é justamente o ser de Deus”.

“E por isso Deus é totalmente e sempre confiável”, disse. “É essa a certeza da nossa fé”.

Ao finalizar a sua reflexão, Francisco pediu: “E então, neste Jubileu da Misericórdia, confiemo-nos totalmente a Ele e experimentemos a alegria de sermos amados por esse ‘Deus misericordioso e piedoso, lento à ira e grande no amor e na fidelidade’”.

Após brevemente se dirigir a cada um dos grupos linguísticos na audiência, o papa convidou os participantes a rezarem pelas dez pessoas mortas no ataque terrorista de terça-feira (12-01-2016) em Istambul e pela conversão dos corações violentos.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Francisco: diferentemente da telenovela, o amor e misericórdia de Deus são para sempre - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV