Apoio a casamento gay cresce e supera 50% da população dos EUA

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • EUA. Padre é suspenso por celebrar a missa rejeitando Francisco como Papa

    LER MAIS
  • Pela saúde da democracia. Manifesto luterano

    LER MAIS
  • Sobre a carta dos bispos. Profetismo incompreendido

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Por: Jonas | 27 Fevereiro 2014

Desde que Massachussets foi o primeiro estado a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, há uma década, a aceitação desse direito subiu de 32% a 53% nos Estados Unidos, segundo um relatório divulgado nesta quarta-feira (26/02).

A reportagem é publicada por Opera Mundi, 26-02-2014.

O Instituto de Pesquisa de Religião e Opinião Pública entrevistou 4.509 adultos entre 12 de novembro e 18 de dezembro com um questionário, em inglês e espanhol, que perguntava opiniões sobre a homossexualidade. A pesquisa, financiada pela Fundação Ford, tem uma margem de erro de 1,7 ponto percentual.

Em 2003, todos os grupos religiosos maiores se opunham ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, "com exceção das pessoas religiosas, mas sem afiliação", diz o relatório.

Atualmente, 73% das pessoas que se dizem religiosas sem estar afiliadas a alguma instituição, 62% dos brancos protestantes, 58% dos brancos católicos e 56% dos hispânicos católicos aprovam os casamentos de casais do mesmo sexo. Entre os judeus, segundo a pesquisa, 83 % são a favor da legalização de tais uniões.

O estudo encontrou uma divisão entre os hispânicos protestantes: 46% são a favor de permitir a união entre casais homossexuais e 49% se opõem.

A maior oposição a esses casamentos ocorre entre os protestantes evangélicos: 69% dos brancos e 59% dos negros com tais afiliações religiosas se opõem.

"Apesar de muitas igrejas e muitos fiéis abandonarem sua oposição aos direitos dos homossexuais, bissexuais e transexuais na última década, esta pesquisa prova que as doutrinas das igrejas que se opõem a esses direitos prejudicam sua capacidade para atrair e reter os jovens", indicou o diretor do instituto, Robert Jones.

Quase 58% dos indagados opinam que os grupos religiosos estão perdendo os jovens por ser tão críticos em assuntos de homossexualismo.

Dos menores de 30 anos, 69% são a favor da bênção e da legalização dos casamentos de pessoas do mesmo sexo, comparado com apenas 37% dos idosos com 68 anos de idade.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Apoio a casamento gay cresce e supera 50% da população dos EUA - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV