Ideia de taxar milionários ganha força na Europa

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • Uma visão do suicídio no Brasil em resposta à outra visão apresentada

    LER MAIS
  • "É hora de reaprender a arte de sonhar com os xamãs nativos"

    LER MAIS
  • Não tenho nenhuma esperança de que o Governo Bolsonaro ainda se empenhe em transmutar sua visão a respeito da Amazônia. Entrevista com Dom Erwin Krautler

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


12 Setembro 2011

Ecoando um chamado de Warren Buffett, membros da elite europeia vêm exortando governos a elevar impostos ou decretar coletas especiais, para ajudar a reduzir os deficits orçamentários.

A reportagem é de Julia Werdigier, publicada no New York Times e reproduzida pelo jornal Folha de S. Paulo, 11-09-2011.

Maurice Levy, presidente e executivo-chefe da agência publicitária francesa Publicis, é o mais novo líder empresarial europeu a pedir a elevação dos impostos, escrevendo no "Financial Times" que "é justo que os membros privilegiados assumam uma parcela maior desta carga".

A iniciativa aconteceu depois de proposta semehante aventada por Buffett, investidor bilionário e fundador da Berkshire Hathaway. Buffett escreveu em um artigo no "New York Times" que os EUA deveriam parar de "paparicar" os ricos e aumentar os impostos sobre eles, em esforço para reduzir o deficit.

O presidente da Ferrari italiana, Luca di Montezemolo, apoiou a ideia em entrevista ao romano "La Repubblica". Em agosto, 16 das pessoas mais ricas da França, entre elas a executiva-chefe da gigante energética Total e herdeira da L"Oréal Liliane Bettencourt, assinaram um petição exortando o governo a lhes taxar mais.

Um grupo de cerca de 50 indivíduos ricos na Alemanha, que faz campanha semelhante desde 2009, saudou a petição francesa. Os governos europeus têm sido ambíguos em relação à questão. Há duas semanas, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou aumento de 3% no imposto sobre os mais ricos, previsto para gerar US$ 288 milhões por ano.

Jean-Philippe Delsol, do Instituto de Pesquisas sobre Questões Econômicas e Fiscais, da França, disse achar "surpreendente" a disposição dos mais ricos em pagar mais. "Talvez tenham vergonha do que ganham."

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ideia de taxar milionários ganha força na Europa - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV