OIT destaca importância do trabalho de cuidado

Revista ihu on-line

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

Edição: 547

Leia mais

Mais Lidos

  • 'Eu nunca recusei a Eucaristia a ninguém. A comunhão não é um prêmio para os perfeitos'. Entrevista com o papa Francisco voltando da Eslováquia para Roma

    LER MAIS
  • As causas do êxodo de trabalhadores da Uber

    LER MAIS
  • A gestão econômica nas paróquias do futuro

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


24 Julho 2018

Trabalho de cuidado, pago ou não pago, é crucial para o futuro do trabalho decente em um mundo de populações crescentes, sociedades que envelhecem, famílias que se modificam, o status secundários de mulheres nos mercados de trabalho e reduções das políticas sociais.

A reportagem é de Ana Luíza Matos de Oliveira, publicada por Fundação Perseu Abramo, 23-07-2018.

É o que discute publicação “Trabalho de cuidado e empregos de cuidado: para o futuro do trabalho decente”, da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Cada vez mais a organização tem chamado a atenção para essas temáticas.

O cuidado é definido no documento como atividade direta, pessoal e relacional, como alimentar um bebê ou cuidar de um parceiro doente, ou atividades indiretas de cuidado, como limpeza e cozinha.

Segundo o documento, mudanças nas estruturas familiares, maiores razões de dependência (mais pessoas que demandam cuidado versus menos pessoas disponíveis para cuidar) e mudanças nas necessidades de cuidado, acompanhadas de mudanças nos níveis de emprego das mulheres em certos países reduziram a disponibilidade de trabalho de cuidado não pago e resultaram no aumento da demanda por trabalho de cuidado pago.

Caso não seja resolvida por políticas de cuidado adequadas, a ampliação das demandas por cuidado deve continuar ampliando os limites à participação das mulheres na força de trabalho, além de sobrecarregar ainda mais os trabalhadores do cuidado e ampliar as desigualdades de gênero, diz o relatório.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

OIT destaca importância do trabalho de cuidado - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV