Mudanças climáticas e conversão de habitat combinam para homogeneizar a natureza

Revista ihu on-line

Grande Sertão: Veredas. Travessias

Edição: 538

Leia mais

A fagocitose do capital e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata

Edição: 537

Leia mais

Juventudes. Protagonismos, transformações e futuro

Edição: 536

Leia mais

Mais Lidos

  • Tuitadas

    LER MAIS
  • Adaptando-se a uma ''Igreja global'': um novo comentário internacional sobre o Vaticano II. Artigo de Massimo Faggioli

    LER MAIS
  • Assim arma-se a próxima crise financeira

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

22 Agosto 2017

Estudo de aves tropicais da Costa Rica pode ajudar a concentrar os esforços de conservação.

A reportagem é de Kat Kerlin, publicado por University of California e reproduzido por EcoDebate, 21-08-2017. A tradução e a edição é de Henrique Cortez

As mudanças climáticas e a conversão do habitat na agricultura estão trabalhando juntas para homogeneizar a natureza, indica um estudo [Agriculture erases climate-driven-diversity in Neotropical bird communities] publicado na revista Global Change Biology, liderado pela University of California, Davis.

Embora os impactos individuais das mudanças climáticas e a conversão do habitat na vida selvagem sejam bem reconhecidos, pouco se sabe sobre como as espécies respondem a ambos os estressores ao mesmo tempo.

No noroeste da Costa Rica, os autores do estudo examinaram aves e plantas em 120 locais que incluíam florestas tropicais, florestas secas e terras agrícolas para determinar como a conversão do habitat e as seções induzidas pela mudança climática afetam a vida selvagem tropical. Eles descobriram que diferentes espécies de aves prosperam em áreas mais secas e mais úmidas das florestas. Em terras agrícolas, no entanto, os pássaros associados a locais secos foram encontrados em todos os lugares, mesmo nos locais mais úmidos.

“Em toda a América Central e do Sul, estamos vendo grandes áreas sendo convertidas da floresta nativa para a agricultura, e as secas estão se tornando mais frequentes”, disse o autor principal Daniel Karp, professor assistente no Departamento de Vida Selvagem, Peixe e Biologia de Conservação da UC Davis. “Ambas as pressões globais favorecem as mesmas espécies, enquanto ameaçam outras espécies. Isso significa que podemos estar perdendo a biodiversidade mais rapidamente do que pensávamos anteriormente, quando estávamos estudando mudanças climáticas e conversão de habitat individualmente”.

Karp disse que as aves mais vulneráveis nos locais de estudo eram aquelas nas florestas úmidas, que incluem aves tropicais, como periquitos. Ele observou que os pássaros nos locais agrícolas – como melros, pombas e pardais – eram mais parecidos com os encontrados na floresta seca, onde há menos árvores e mais capim.

Foco na conservação

“Agora que sabemos disso, sabemos o que se concentrar de uma perspectiva de conservação”, disse Karp.

Para ajudar a manter níveis elevados de biodiversidade, os gestores de terras poderiam focar a proteção de florestas mais úmidas que tendem a permanecer úmidas no futuro. Os investimentos em conservação também poderiam se concentrar em espécies de floresta úmida que são particularmente sensíveis à conversão de habitat e mudanças climáticas. Outra opção é incentivar os proprietários privados, em regiões úmidas, a criar ou manter parcelas de florestas próximas ou dentro de suas fazendas para equilibrar melhor a produção de alimentos e a biodiversidade.

Referência:

Agriculture erases climate-driven-diversity in Neotropical bird communities

Global Change Biology

Daniel S. Karp, Luke O. Frishkoff, Alejandra Echeverri, Jim Zook, Pedro Juárez and  Kai M. A. Chan

Version of Record online : 18 AUG 2017, DOI: 10.1111/gcb.13821

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mudanças climáticas e conversão de habitat combinam para homogeneizar a natureza - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV