El Salvador. Ano Jubilar pelo centenário de nascimento de Romero

Revista ihu on-line

Etty Hillesum - A resistência alegre contra o mal

Edição: 534

Leia mais

Direito à Moradia, Direito à Cidade

Edição: 533

Leia mais

Veganismo. Por uma outra relação com a vida no e do planeta

Edição: 532

Leia mais

Mais Lidos

  • "Coquetel" com 27 agrotóxicos foi achado na água de 1 em cada 4 municípios – consulte o seu

    LER MAIS
  • 17 de abril: as marcas de um massacre

    LER MAIS
  • O bolsonarismo arrependido já começou nas classes populares

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

15 Agosto 2016

O arcebispo de San Salvador, dom José Luis Escobar Alas, anunciou durante as celebrações do Divino Salvador do Mundo que de 15 de agosto do presente ano até o dia 15 de agosto de 2017 se observará um Ano Jubilar, por ocasião do centenário do nascimento do Beato Óscar Romero. “Fazemos a proclamação oficial do centenário natalício do Beato Óscar Romero”, disse o arcebispo. “O Ano Jubilar começará no dia 15 de agosto às 17h com uma Santa Missa na Catedral Metropolitana”.

A reportagem é publicada por Super Martyrio, 11-08-2016. A tradução é de André Langer.

Um “Ano Jubilar” ou “Ano Santo” é, na Igreja católica, um tempo em que se concede graças espirituais aos fiéis que cumprem determinadas condições, à imitação do Ano Jubilar dos israelitas mencionado no Antigo Testamento, que servia para o descanso, a libertação dos escravos, o repouso da terra e a restituição das posses compradas.

O anúncio sobre o Ano Jubilar pelo centenário do Beato Romero foi feito na presença de milhares de fiéis reunidos na fachada da Catedral, onde jazem os restos mortais do arcebispo mártir. “Esperamos que quando se cumprir o Ano Jubilar, dom Romero já tenha sido declarado Santo”, disse o arcebispo Escobar, provocando os aplausos dos fiéis ao escutar o nome do primeiro beato salvadorenho. A causa de beatificação de Romero encontra-se em Roma à espera de um milagre que possa ser comprovado por sua intercessão.

O Beato Romero nasceu no dia 15 de agosto de 1917 em Ciudad Barrios, El Salvador. Depois de uma vida dedicada a várias tarefas eclesiásticas, foi nomeado arcebispo de San Salvador em 1977, durante um grave conflito político e social. Como arcebispo, destacou-se como um “pastor zeloso”, defensor dos pobres e por suas denúncias dos abusos contra os direitos humanos. Foi assassinado pela ultradireita em 1980, e após um agitado processo eclesial, foi declarado mártir e beatificado pela Igreja em maio de 2015.

Outras organizações também aderiram à comemoração do beato. Cultura Romeriana, a associação à qual este blog está filiado, também está programando atividades, incluindo uma peregrinação a Ciudad Barrios no domingo, 14 de agosto, saindo da Catedral Metropolitana. O grupo se fará presente na missa da abertura oficial do Ano Jubilar para divulgar um Rosário Romeriano, recentemente aprovado pela Igreja.

O Comitê Nacional dom Romero convocou diversas atividades em torno do centenário, incluindo uma jornada de solidariedade com os pacientes do Hospital Divina Providência, onde Romero viveu e foi assassinado. O grupo celebrará uma missa no sábado, 13 de agosto, às 8h onde serão coletados alimentos, roupa de cama e papel para atender os enfermos do hospital. No dia 28 de agosto, será realizada uma mini maratona, que fará o trajeto entre o Hospital Divina Providência e o monumento Divino Salvador do Mundo. Simultaneamente à atividade, acontecerá uma campanha médica com a participação de médicos de FOSALUD (Fundo Solidário para a Saúde), que consultarão as pessoas que o desejarem, como parte das atividades.

As atividades comemorativas não se limitarão às fronteiras nacionais. Em Londres, a Romero Trust celebrará uma missa comemorativa na Catedral de São Jorge em Southwark no dia 13 de agosto às 12h30, hora local. A missa será presidida por dom Patrick Lynch, bispo desta diocese.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

El Salvador. Ano Jubilar pelo centenário de nascimento de Romero - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV