O Ministério da Palavra na voz das Mulheres

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Requiem para os estudantes. Artigo de Giorgio Agamben

    LER MAIS
  • Juíza determina plano emergencial contra o desmatamento na Amazônia

    LER MAIS
  • “A pandemia revelou nossa vulnerabilidade”. Entrevista com Gaël Giraud

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Por: Cleusa Maria Andreatta | 01 Dezembro 2017

No dia 3 de dezembro próximo, 1º domingo do Advento, o Instituto Humanitas Unisinos - IHU iniciará a publicação de uma série de Vídeos e Textos que fazem parte do programa “Ministério da Palavra na voz das Mulheres”. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, que tem como proposta disponibilizar semanalmente, ao longo de todo o ano litúrgico, reflexões sobre a Palavra de Deus na liturgia de cada domingo.

Esta iniciativa nasce do reconhecimento da Palavra de Deus enquanto lugar privilegiado para o encontro com Jesus Cristo e da importância da Liturgia da Palavra nas celebrações dominicais em seu significado litúrgico-catequético-mistagógico, e pretende ser um serviço às comunidades eclesiais que dá atenção especialmente aos seguintes aspectos:

a) Estas reflexões e comentários podem servir de inspiração para cristãos e cristãs, jovens e adultos que, individualmente e/ou em grupos, como discípulos e discípulas, buscam, na meditação da Palavra de Deus, crescimento na fé e na espiritualidade, conscientes de sua missão de ser sal da terra, luz do mundo, fermento da massa (Cf. Mt, 5,13-16; 13,33).

b) Estes textos e vídeos podem subsidiar o trabalho de pessoas e equipes engajadas no ministério da palavra (leigas e leigos, religiosas e religiosos, diáconos e sacerdotes) em seu trabalho de preparação das celebrações dominicais. Nesta perspectiva, tem-se em vista o auxílio especialmente ao grande número de comunidades pelo Brasil afora que não contam com a presença de ministros ordenados (cerca de 70% das comunidades da Igreja do Brasil) e que alimentam e celebram a presença de Jesus Cristo sobretudo através das celebrações da Palavra.

c) Em diversos documentos e contextos da Igreja se discute, hoje, sobre o lugar e o papel das mulheres na vida eclesial. O documento de Aparecida assume, como uma de suas ações pastorais, a promoção “amplo protagonismo das mulheres” . Entretanto, este protagonismo já acontece em diversas formas e modalidades nas comunidades eclesiais do Brasil, e encontra através deste serviço novas expressões e um novo alcance. Todos os textos e vídeos são preparados por mulheres, leigas e religiosas, com formação teológica, bíblica, litúrgica e pastoral. Ao ser proposto e apresentado enquanto ministério exercido por mulheres, este projeto dá visibilidade ao fato de que as mulheres estão presentes e atuantes na Igreja. Ao mesmo tempo, quer incentivar outras mulheres a contribuir para que a “alegria do Evangelho” chegue a todas as comunidades também através das vozes das mulheres.

A execução do projeto inicia neste primeiro domingo de advento do Ano Litúrgico B e, além de cobrir todo o período que se estende de 03/12/17 a 25/11/18, tem em vista garantir reflexões e comentários para a liturgia de todo o Ano Litúrgico C (02/12/18 a 24/11/19) e de todo o Ano Litúrgico A ( 01/12/19 a 20/11/20).

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O Ministério da Palavra na voz das Mulheres - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV