Santa Hildegard de Bingen: a rede se mobiliza pela projeção de filme

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • “Uma nova educação para uma nova economia”: Prêmio Nobel de Economia, Joseph Stiglitz, ministrará videoconferência nesta quinta-feira

    LER MAIS
  • O enorme triunfo dos ricos, ilustrado por novos dados impressionantes

    LER MAIS
  • Família Franciscana repudia lei sancionada por Bolsonaro que declara o dia 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis, como dia Nacional do Rodeio

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

04 Agosto 2014

Um grupo no Facebook e uma série de eventos em nível italiano para lembrar uma das maiores figuras femininas da Idade Média: Santa Hildegard de Bingen. Quem promove a iniciativa é um grupo de estudantes da Universidade de Salerno, que, em 2011, fundou o grupo Il Medioevo non è stata un'epoca buia! [A Idade Média não foi uma era das trevas] na rede social mais popular da web.

A reportagem é do sítio Vatican Insider, 01-08-2014. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Os jovens decidiram agora chamar a atenção do grande público o pedido feito às redes nacionais e à Rai, em particular, de dublar em italiano e transmitir o filme Vision, de 2009, de Margarethe von Trotta, dedicado a Santa Hildegard de Bingen e "infelizmente amplamente ignorado", afirmam.

Santa Hildegard é "uma das figuras mais fascinantes da Idade Média. Tendo vivido na Alemanha do século XII, foi uma verdadeira enciclopédia viva: freira e depois poderosa abadessa, mística e teóloga, especialista em ciências e em medicina, compositora de nada menos do que 77 hinos musicais e uma verdadeira autoridade na Europa do seu tempo, a ponto de ter pregado nas catedrais, mantido correspondência com bispos e abades, aconselhado o (e batido no) Papa Eugênio III e no imperador Frederico Barba-Ruiva. Um poço de ciência totalmente feminino, que foi declarada Doutora da Igreja por Bento XVI em 2012. Através da interpretação de Barbara Sukowa, Margarethe von Trotta reconstrói a vida da abadessa em um quadro histórico de grande efeito".

"Por que essa decisão?", continuam. "Tudo começou por ocasião de um episódio que o programa Il Tempo e la Storia, transmitido pelo Rai Storia e pelo Rai 3, dedicou a Santa Hildegard, e o convidado do episódio, Alessandro Barbero, no fim citou o filme Vision, ainda inédito em italiano. Tomando impulso a partir dessa falta, o grupo promoveu primeiro um abaixo-assinado na página do Facebook do Rai Storia para que o filme fosse dublado e transmitido em italiano. Depois, para dar uma maior visibilidade, decidiu criar um evento físico ad hoc: uma série de eventos conjuntos em toda a Itália, que serão realizados no mesmo dia (4 de outubro), envolvendo associações culturais, grupos de interesse histórico, companhias de teatro, conjuntos musicais, editoras e outras realidades do mundo da cultura, centrados precisamente na figura de Santa Hildegard e no filme Vision".

Entre as organizações que aderiram até agora "estão as Edições Il Cerchio, de Rimini, as Edições Penne e Papiri, de Tuscania, a associação cultural Civitas Zumellarum, de Belluno, a associação cultural Accademia Medioevo, de Roma, a Associação Cultural Armarium Historiae, de Milão, a associação cultural Spino Fiorito, de Pavia, a Compagnia d’Arme della Lince Rhodigum, de Rovigo, a associação cultural Imperiales Friderici, de Foggia, e a associação cultural Scaligeri, de Verona".

O grupo convida todas as realidades culturais interessadas nesse projeto "a aderirem ao grupo Ildegarda in Italiano, no Facebook, e a contatar os organizadores.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Santa Hildegard de Bingen: a rede se mobiliza pela projeção de filme - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV