A Igreja católica dos Estados Unidos gasta 150 milhões com indenizações pelos casos de pedofilia

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Por: André | 20 Abril 2015

A Igreja católica dos Estados Unidos gastou, entre junho de 2013 e o mesmo mês de 2014, cerca de 120 milhões de dólares para apoiar vítimas de abusos sexuais de clérigos e 30 milhões em programas de prevenção da pedofilia, de acordo com um relatório anual publicado na sexta-feira, 17 de abril.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 19-04-2015. A tradução é de André Langer.

A maior parte dos 150 milhões de dólares foi destinada a indenizações, terapias das vítimas e gastos legais, indicou o relatório encomendado pela Conferência dos Bispos dos Estados Unidos.

Desde que, em 2002, estourou um escândalo sobre atos de pedofilia cometidos por padres, os bispos dos Estados Unidos realizam um estudo anual sobre as denúncias apresentadas sobre o assunto no país.

Vários altos funcionários da Igreja reconheceram que protegeram padres responsáveis por abusos sexuais de crianças.

De acordo com o relatório, houve, no período em questão, 657 denúncias de abusos sexuais contra menores por parte de padres, das quais 130 foram reconhecidas, 243 estão ainda sob investigação e os demais casos não foram comprovados. A maioria das denúncias refere-se a acontecimentos que aconteceram há anos.

“Não devemos ser complacentes com os passos que foram dados. Devemos continuar cumprindo a nossa promessa” de sanar o que aconteceu em 2002, disse o presidente da Conferência Episcopal, o arcebispo Joseph Kurtz. “A Igreja ajudará a (...) jogar luz sobre a escuridão e a combater o mal e os abusos onde quer que sejam cometidos”, acrescentou.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A Igreja católica dos Estados Unidos gasta 150 milhões com indenizações pelos casos de pedofilia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU