Novo superior geral dos Padres e Irmãos Paulinos é brasileiro

Revista ihu on-line

Missões jesuíticas. Mundos que se revelam e se transformam

Edição: 530

Leia mais

Nietzsche. Da moral de rebanho à reconstrução genealógica do pensar

Edição: 529

Leia mais

China, nova potência mundial – Contradições e lógicas que vêm transformando o país

Edição: 528

Leia mais

Mais Lidos

  • As sete antífonas do 'Ó': celebrando o mistério da vinda de Jesus

    LER MAIS
  • Dowbor: há saída no labirinto capitalista?

    LER MAIS
  • A resposta aos coletes amarelos deve ser também europeia. Entrevista com Thomas Piketty e Stéphanie Hennette-Vauchez

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

Por: André | 09 Fevereiro 2015

Durante o X Capítulo Geral, na manhã da quarta-feira 04 de fevereiro, foi eleito novo superior geral da Pia Sociedade de São Paulo o Pe. Valdir José de Castro (foto), brasileiro de 53 anos, que até o momento era superior provincial no Brasil e que agora dirigirá a congregação fundada pelo beato Tiago Alberione nos próximos seis anos. O padre brasileiro é o sétimo sucessor do beato Alberione e o primeiro superior geral não italiano. Com uma frase do apóstolo Paulo escolhida como lema – “Faço tudo pelo Evangelho” – foi realizado na Casa do Divino Mestre, na localidade romana de Ariccia, o X Capítulo da Pia Sociedade de São Paulo, que iniciou no dia 25 de janeiro passado, dia em que a Igreja celebra a “conversão” de São Paulo.

 
Fonte: http://bit.ly/1DO9rVE  

A reportagem está publicada no sítio espanhol Religión Digital, 06-02-2015. A tradução é de André Langer.

O Pe. Valdir José de Castro nasceu em Santa Bárbara do Oeste (SP). É filho de Francisco Pereira de Castro, de origem portuguesa, e de Therezinha Zuccolo de Castro. Tem três irmãos.

Entrou na Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos em 5 de fevereiro de 1979 na primeira comunidade fundada pelos paulinos fora da Europa, que foi no Brasil, em 1931. Emitiu sua primeira profissão religiosa em 11 de fevereiro de 1981 e a profissão perpétua no dia 25 de outubro de 1987. Foi ordenado sacerdote no dia 12 de dezembro desse mesmo ano.

Terminados os estudos teológicos e a licenciatura em Filosofia, especializou-se em Espiritualidade na Universidade Gregoriana de Roma, de 1991 a 1994. Em 2000, graduou-se em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul com uma tese sobre a publicidade. Obteve o mestrado em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Libero (São Paulo), em 2004.

Mestre de filósofos entre 1988 e 1991, foi superior de Caxias do Sul de 1995 a 2001; mestre de noviços de 1997 a 2000; conselheiro provincial de 1996 a 2000 e vigário-provincial de 2000 a 2004.

Em 1994, foi responsável pela área infância/juventude nas editoras e de 2000 a 2007 diretor geral do Apostolado. Foi também membro do Comitê Técnico Internacional do Apostolado (2004-2007).

Atualmente, é superior provincial no Brasil, eleito no dia 30 de julho de 2012, onde era também diretor da Faculdade de Comunicação e Tecnologia dos Paulinos. Antes havia sido superior provincial na Argentina-Chile-Peru, no período 2006-2010, em cujas funções teve alguns encontros com o cardeal Bergoglio, hoje Papa Francisco, que na época se encontrava à frente da Arquidiocese de Buenos Aires. No seu retorno ao Brasil, em 2010, foi designado vice-diretor da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM).

Ao tomar posse do seu novo cargo e presidir agora o capítulo geral, o Pe. Valdir José de Castro saudou os padres capitulares e afirmou que pretende, “com a ajuda de Deus e de seus irmãos, levar a congregação à esperança”.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Novo superior geral dos Padres e Irmãos Paulinos é brasileiro - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV