Benjamin Netanyahu reeleito. Jesuíta comenta

Revista ihu on-line

Junho de 2013 – Cinco Anos depois.Demanda de uma radicalização democrática nunca realizada

Edição: 524

Leia mais

A esquerda e a reinvenção da política. Um debate

Edição: 523

Leia mais

A virada profética de Francisco – Uma “Igreja em saída” e os desafios do mundo contemporâneo

Edição: 522

Leia mais

Junho de 2013 – Cinco Anos depois.Demanda de uma radicalização democrática nunca realizada

Edição: 524

Leia mais

A esquerda e a reinvenção da política. Um debate

Edição: 523

Leia mais

A virada profética de Francisco – Uma “Igreja em saída” e os desafios do mundo contemporâneo

Edição: 522

Leia mais

Mais Lidos

  • As águas do Brasil: o que vem por aí?

    LER MAIS
  • Nicarágua. Carta urgente de Ernesto Cardenal

    LER MAIS
  • Fratura em frente neodesenvolvimentista decretou queda de Dilma, avalia Boito Jr

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

19 Março 2015

Enquanto o líder da direita israelense Benjamin Netanyahu comemora a sua mais recente vitória nas eleições deste ano, alguns analistas se perguntam sobre quais as esperanças que restam para as negociações de paz com os palestinos. Momentos antes da eleição, o líder do partido Likud [B. Netanyahu] descartou a criação de um Estado palestino naquilo que considerou como um contexto de aumento do extremismo e instabilidade no Oriente Médio.

A reportagem é publicada por Rádio Vaticano, em inglês, 18-03-2015. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

O padre jesuíta David Neuhaus trabalha junto a uma pequena comunidade católica falante do idioma hebraico em Israel. Ele não ficou surpreso com a vitória de Netanyahu. Falou que esta vitória eleitoral pode também dar um novo impulso para a comunidade internacional aumentar a pressão contra o governo israelense e apresentar uma visão alternativa para uma paz duradoura na região.

O Pe. Neuhaus acha que muitas pessoas escolheram Netanyahu porque elas sentiam que não havia uma real oposição. O principal rival de Benjamin, diz o religioso, “não foi alguém politicamente astuto”, pois passou a maior parte de sua campanha atacando o seu oponente Netanyahu e sua esposa em vez de se focar numa visão de futuro para a sociedade israelense.

Interrogado sobre as perspectivas sombrias no tocante à paz com os palestinos, Neuhaus afirmou que, no momento, há uma grande retórica eleitoral e que Netanyahu não é alguém famoso por sua “coerência ou consistência”.

O sacerdote acredita que, com o líder do Likud encabeçando um governo de direta, a comunidade internacional deve se pôr a pressionar Israel e apoiar a oposição a ele na busca por justiça e transformação pacífica na região. O pior cenário, disse, seria um governo de unidade nacional que não teria nenhuma oposição válida dentro do país.

Neuhaus observa que Israel é muito dependente economicamente da comunidade internacional, a qual deve aumentar todas as formas de pressão e se manifestar “contra uma tal situação que é, cada vez mais, flagrantemente injusta com um povo que tem esperado há décadas pelo reconhecimento de seus direitos nacionais”.

O jesuíta também acredita que Netanyahu é bastante sensível às críticas por parte dos Estados Unidos, embora recentemente tenha tentado desenvolver a sua própria base de apoio focando-se nas divisões internas americanas. Agora que o líder recém-reeleito claramente manifestou a sua opinião para a sociedade, a comunidade internacional deve mostrar que não compartilha desta visão e que Israel irá pagar um preço alto por ela.

Menos de um ano depois desde a visita do Papa Francisco à região, o Pe. Neuhaus disse que este pontífice continua a oferecer uma visão alternativa que se opõe fortemente às opiniões de Netanyahu e seus aliados.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Benjamin Netanyahu reeleito. Jesuíta comenta - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV