O trabalho e as políticas públicas são tema de debate em oficina do ObservaSinos

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • As duras palavras de Francisco à Igreja: as murmurações abafam a profecia

    LER MAIS
  • Uma espiritualidade do viver

    LER MAIS
  • Crise alimentar mundial: “Estamos à beira de uma pandemia de fome”

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Por: Lucas Schardong e Marilene Maia | 29 Mai 2017

Na próxima quinta-feira, 1º de junho, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, promoverá o debate sobre realidade do trabalho, dos trabalhadores e das políticas públicas dos municípios e região do Vale do Sinos. O evento ocorrerá na sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, das 14h às 16h30min e será ministrado pela economista e coordenadora da Pesquisa de Emprego e Desemprego - PED do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE, Lúcia dos Santos Garcia. As inscrições, com emissão de certificados após a conclusão, podem ser feitas clicando aqui.

Com o objetivo de promover a formação sobre a produção de informação relacionada ao trabalho, a atividade apresentará as principais bases de dados do trabalho nos municípios e região do Vale do Sinos, em vista de qualificar os processos de planejamento, monitoramento, avaliação e controle social das políticas públicas nesta área.

Para Lúcia, é importante conhecer as realidades e transformações do mundo do trabalho, que mobilizam a vida dos/as trabalhadores/as e os territórios. Para isso a informação é fundamental.  “O conhecimento é transformador e isso ajuda na construção de alternativas dos desafios”, afirma. A economista também defende que a busca pelo conhecimento e pelo acesso à informação é uma forma de se lutar pelos direitos. “Precisamos ficar atentos às transformações que estão acontecendo no mundo do trabalho. Os desmontes dos direitos que ocorrem no mundo do trabalho também se voltam para as estruturas de informação, e precisamos lutar contra isso”.

A in-formação sobre as realidades do trabalho e dos sujeitos socioculturais, que são áreas de interesse do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, se coloca como propósito do ObservaSinos para esta Oficina, assim como para as análises que tem elaborado semanalmente. Recentemente foi publicada a análise Mulheres e Trabalho: evidências da desigualdade no Vale do Sinos, que apontou números reveladores em relação aos dilemas históricos e contemporâneos da desigualdade de gênero presentes na sociedade.

Leia Mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O trabalho e as políticas públicas são tema de debate em oficina do ObservaSinos - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV