Organizações brasileiras pedem que Lula deixe de comercializar petróleo para Israel

Foto: Ricardo Stuckert | PR

Mais Lidos

  • Quando a Igreja perde seus ministros: notas teológico-pastorais sobre a desistência presbiteral. Artigo de Eliseu Wisniewski

    LER MAIS
  • Pesquisadores refletem sobre possíveis riscos e efeitos do El Niño em 2026 à luz das enchentes de 2024 e das ações realizadas pelo poder público nos últimos dois anos

    El Niño no RS: probabilidade de cheias é dobrada, mas há incerteza sobre a magnitude do fenômeno climático. Algumas análises

    LER MAIS
  • Liturgia do 12º domingo comum de 2026 (A). Comentário de Jairo del Agua

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

12 Junho 2025

Uma comunidade internacional incapaz de garantir direitos humanos não será capaz de lidar com crise do clima, diz Observatório do Clima.

A informação é de Cristiane Prizibisczki, publicada por ((o))eco, 11-06-2025.

O Observatório do Clima, rede que reúne mais de 100 organizações da sociedade civil, publicou na terça-feira (10) uma nota pedindo que o governo brasileiro se posicione mais fortemente contra os ataques a Gaza, suspendendo a exportação de petróleo para Israel.

A rede lembra que o Brasil é um dos cinco maiores fornecedores de petróleo cru a Israel e que o óleo bruto de petróleo foi o principal produto da balança comercial do país com a nação do Oriente Médio.

Para o OC, o governo pode fazer mais, além de condenar as ações realizadas contra palestinos em Gaza e, mais recentemente, contra a ajuda humanitária que pretendia levar alimentos ao local.

“O petróleo que polui o planeta também ajuda a causar o massacre ao povo da Palestina […] Não existe justiça climática sem proteção aos direitos humanos. Uma comunidade internacional incapaz de parar uma limpeza étnica acontecendo em tempo real diante dos olhos de todos não será tampouco capaz de lidar com a crise do clima”, diz a nota da rede.

Leia mais