• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Papa Francisco, o novo papado: governo da Igreja confiado a seis cardeais (mais três a serem nomeados). Eis o que muda

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

25 Março 2025

Emagrecido e fraco, mas ainda firme. Também desta vez, Francisco se superou para deixar a doença para trás, apesar das pesadas sequelas. Tanto para sair do barco em um mar tempestuoso ou para cruzar novamente a soleira da Casa Santa Marta em condições extremamente frágeis, as palavras do apóstolo João se aplicam ao pontífice de 88 anos: “No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo”. Quase como o profeta Elias, que sabe que deve continuar a perseverar na batalha. A nova fase do pontificado que se abre a partir de hoje é um desafio para governar a “sua” Igreja de campo, um projeto ainda em construção que exige enfrentar os tempos tumultuados no horizonte.

A reportagem é de Franca Giansoldati, publicada por Il Messaggero, 24-03-2025. A tradução é de Luisa Rabolini.

Nessas cinco longas semanas de singular “governo hospitalar”, Bergoglio exerceu seu ministério fechado em seu quarto no hospital Gemelli com indubitável tenacidade e esforço, organizando nomeações episcopais, documentos importantes e até mesmo divulgando o ambicioso roteiro para continuar o programa sinodal até 2028. É um processo que começou há sete anos e que prevê, a partir de baixo, o envolvimento cada vez mais intenso das periferias por meio de caminhos de implementação em nível local, assembleias de avaliação pelas conferências episcopais nacionais, até chegar a junho de 2028, com um documento básico sobre o qual, em outubro daquele ano, haverá o debate de uma grande Assembleia da Igreja, praticamente uma espécie de miniconcílio para fazer com que todos digiram o conceito de que a Igreja deve se abrir para todos, deve se reformar, virar a página com as mulheres, com os homossexuais, nas relações com a sociedade civil e com as outras religiões.

Vontade

Já o fato de Bergoglio ter autorizado esse plano durante sua internação deixa claro o quão firme é sua vontade de dar concretude ao caminho percorrido até agora. E a renúncia nem sequer passa por sua cabeça, como seus colaboradores mais próximos têm repetido de forma incessante.

A essa altura, no entanto, a pergunta que muitos dentro e fora do Vaticano estão se fazendo, considerando sua evidente fragilidade física, é como será organizada a nova fase do governo no ambiente fechado de Santa Marta, com oxigênio à mão e temores de recaídas. Os médicos do Gemelli lhe disseram que ele não poderá mais trabalhar como estava acostumado e sempre fez, com ritmos intensos, uma audiência atrás da outra, conversas e trocas contínuas com bispos, cardeais e comunidades. Ele também terá que esquecer as viagens exaustivas ao exterior e talvez muitas celebrações ao ar livre em condições climáticas adversas. No entanto, continua sendo difícil conceber uma maneira diferente de governar daquela que Francisco estabeleceu até agora.

Nos doze anos de seu pontificado, ele deu prova de grande capacidade de decisão, bem como uma marcada aptidão para o controle meticuloso de cada etapa executiva. Na cúria, além disso, a falta de propensão do pontífice para a delegação levou a uma centralização progressiva do poder. O efeito pode ser visto nos órgãos da cúria cada vez mais esvaziados ou enfraquecidos, por exemplo, o papel da Secretaria de Estado. Antigamente era considerada o coração do sistema, agora não mais.

Provavelmente, nessa primeira fase de recuperação física que certamente durará vários meses (os médicos falaram, não por acaso, de uma “convalescença protegida”), Francisco poderia recorrer a uma espécie de correia de transmissão para emitir ordens e medidas.

Confiança

Seus dois secretários pessoais de confiança, o italiano Pe. Fabio Salerno e o argentino Pe. Juan Villalon (a quem Bergoglio ordenou padre em Buenos Aires quando ainda era arcebispo). Ambos moram no mesmo andar que o Papa em Santa Marta. Além deles, também é possível que cardeais da cúria de seu convívio próximo, como Grech, Prevost ou Fernandez, estejam envolvidos. Há alguns dias, este último falou de possíveis “surpresas”. Não se sabe a que surpresas ele se referisse, mas parece ser garantido que o Vaticano está navegando à vista para encontrar uma maneira nova e mais ampla de administrar os muitos compromissos papais. Caso contrário, o risco é a paralisia do sistema.

Atualmente, o Papa se vale de um Conselho - chamado C9 - que é composto por nove cardeais, embora no momento apenas seis estejam no cargo (Parolin, Ambongo, Omella, Lacroix, Hollerich, Da Rocha). Os outros três, nesse interim, perderam o mandato devido ao seu 80º aniversário, mas deveriam ser substituídos em breve. Enquanto isso, os dossiês na mesa do Papa aguardando solução estão se acumulando. O primeiro deles é como trazer de volta a unidade em uma Igreja cada vez mais polarizada. Depois, há as questões muito práticas, como a necessidade de responder ao déficit financeiro da Santa Sé, que agora se arrasta inexoravelmente e que este ano deverá apresentar um déficit de nada menos que 70 milhões de euros.

Leia mais

  • O papa “morto” ou “demissionário”: é uma guerra como o filme “Conclave”. Artigo de Maria Antonietta Calabrò
  • Por que os opositores do papa podem se arrepender de um novo conclave
  • Papa Francisco prepara colégio cardinalício para próximo conclave. Artigo de Thomas Reese
  • Balanços e papáveis, mas por enquanto tudo em modo de espera. Artigo de José Luis Ferrando Lada
  • Menos Europa e mais mundo: a nova cara do conclave
  • Parolin em pole position num hipotético futuro conclave
  • Cardeais, teólogos, jornalistas: quem compõe o "círculo de confiança" de Francisco?
  • 12 anos de pontificado do Papa Francisco: um caminho pela transformação da Igreja e do mundo
  • O Papa não pensa em renunciar porque tem muito a fazer
  • O Papa a Meloni: "Alguém rezou para que eu fosse para o Paraíso, mas o Senhor da Messe decidiu me deixar aqui por um tempo"
  • “Serão necessárias 2 ou 3 semanas. Recomendaram repouso absoluto, mas ele nunca se permitiu parar”. Entrevista com Antonio Spadaro
  • Mesmo que o Papa mude as regras do conclave, não diga que isso não aconteceu antes
  • Revelado: como cardeal inglês preparou o Conclave para o seu amigo Papa Francisco
  • Por que o mundo está preocupado com a saúde do Papa?
  • Papa Francisco e Santa Marta isolados para evitar riscos
  • Ótimas notícias do Gemelli: Francisco agora respira sozinho. O Papa continua sem febre e suas infecções pulmonares estão "sob controle"
  • “Papa, a recuperação lenta pode permanecer assim por mais duas semanas”

 


Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • “Pacem in Terris”. Os 56 anos de uma encíclica e a dimensão social do Evangelho. Entrevista especial com Frei Carlos Josaphat

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados