• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

“Depois de Berlim com o movimento MEGA, tomaremos a Europa”. Entrevista com Steve Bannon

Mais Lidos

  • Robert Prevost insiste em seus discursos e aparições públicas na defesa intransigente da paz, em certo modo como continuidade à postura de Francisco, mas também como sintoma da brutalidade e violência de nossos tempos

    Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima

    LER MAIS
  • Sempre à beira de se converter em ditaduras, democracias liberais burguesas operam formalmente, via estado de exceção; devir-Gaza do mundo está em curso, sob a coalização EUA-Israel em uma guerra civil planetária

    A democracia liberal como condição de surgimento do fascismo. Entrevista especial com Rodrigo Karmy Bolton

    LER MAIS
  • Um papa contra a polarização que ataca as raízes ideológicas de Trump

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

20 Fevereiro 2025

A conquista da Europa pelo movimento Maga começa no domingo, com as eleições na Alemanha. A estratégia é tomar o continente país por país. No fim, contamos ter ao nosso lado a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, embora, nos últimos tempos, ela tenha sido um pouco influenciada pela responsabilidade de governar e tenha escolhido adotar posições mais moderadas.

Steve Bannon está no palco do Maryland Ballroom, no Gaylord National Resort, nos arredores de Washington, onde começa hoje a Conservative Political Action Conference, que se autodefine como "a reunião de conservadores mais influente do mundo". O destaque inicial, no entanto, é ele, ex-chefe de campanha presidencial de Donald Trump em 2016 e seu braço direito na Casa Branca, antes de cair em desgraça. Há algumas semanas, resolveu o caso judicial mais grave contra ele, admitindo culpa no processo em Nova York por fraude relacionada à arrecadação de fundos para a construção do muro na fronteira com o México. Ele fez um acordo para cumprir três anos de liberdade condicional e evitou voltar à prisão, onde já esteve por se recusar a colaborar com o Congresso nas investigações contra Trump.

Essa é sua primeira aparição pública depois de escapar da prisão. Ele dedica seu discurso à "WarRoom Force Multiplier Academy", uma conversa com a base do movimento Make America Great Again, que acompanha seu podcast diário. "Vencemos", alerta, "mas a parte difícil começa agora. Precisamos lutar com mais força do que antes, porque se os democratas vencerem as eleições de meio de mandato no próximo ano, a primeira iniciativa do presidente da Câmara, Jeffries, será o terceiro impeachment de Trump".

Enquanto ele fala, chega uma mensagem na qual Trump ataca o presidente ucraniano Zelensky, chamando-o de um "comediante medíocre reciclado como ditador". Bannon não consegue esconder seu entusiasmo: "Droga, esse golpe é mais forte do que qualquer coisa que poderíamos ter dito hoje!" Durante uma pausa, ele responde às nossas perguntas.

A entrevista com Steve Bannon é de Iacopo Scaramuzzi, publicado por La Reppublica, 20-02-2025. 

Eis a entrevista.

O senhor foi muito crítico com Elon Musk, chamando-o de "parasita imigrante ilegal" em uma entrevista ao UnHerd. No entanto, ele lidera o Departamento de Eficiência Governamental, acaba de dar uma entrevista conjunta com o presidente na Fox News e lançou a campanha MEGA, Make Europe Great Again, seguindo o que aconteceu nos Estados Unidos. Muitos no governo acreditam que a Europa está apenas um ciclo eleitoral atrás da América. À medida que as eleições ocorrerem, o Velho Continente seguirá o caminho traçado por Trump, como indicam as pesquisas que mostram o AfD na frente na Alemanha, Farage no Reino Unido e Le Pen na França. O fundador da Tesla colocou sua força midiática e seu dinheiro por trás desse projeto. O senhor não concorda com isso.

Musk precisa ser monitorado, porque tem interesses pessoais que vão além dos objetivos do movimento Maga e até mesmo do governo. Mas, enquanto ele nos ajudar, pode ser útil. Como eu disse, acredito que o presidente está usando Musk para desmantelar o Estado administrativo.

Como será conduzida a campanha para conquistar a Europa e quando poderá ter sucesso?

Ela já começa no domingo, com as eleições na Alemanha, onde nossos aliados terão um sucesso claro e significativo. Não se trata de mirar no continente em geral, mas de focar em cada país, conquistando um por um, à medida que forem às urnas. Os efeitos mudarão toda a direção da Europa.

Na Itália, os conservadores já estão no poder, mas o senhor tem sido reservado em relação à primeira-ministra Meloni. Acredita que ela ficou muito branda e condescendente com a União Europeia?

Olha, eu conheço e colaboro com Giorgia Meloni desde que seu partido tinha porcentagens minúsculas nas pesquisas, então nosso relacionamento tem raízes profundas e sólidas. Acho que, desde que assumiu o governo, ela sofreu a pressão da responsabilidade de liderar o país, mas não acredito que as posições que nos uniam tenham mudado.

Quando Trump publicou a mensagem contra Zelensky, vocês a leram no palco e comemoraram. Acredita que o líder ucraniano está acabado?

Sim, com certeza. Naturalmente, se ele decidir comparecer para aceitar os termos do acordo com a Rússia, será bem-vindo, mas não tem mais o poder de ditá-los.

O senhor serviu na Marinha durante a Guerra Fria. Não teme que Moscou possa atacar a Europa e prejudicar os EUA?

Não, conseguimos lidar com isso. Já fomos aliados da Rússia durante a Segunda Guerra Mundial, podemos voltar a ser.

Leia mais

  • Steve Bannon continua sendo a ‘eminência parda’ no caminho de Trump rumo à Casa Branca: “Ele acredita no poder e no caos”
  • O que outro confronto entre Biden e Trump significa para o mundo
  • Steve Bannon e aliados de Donald Trump comemoram “Capitólio brasileiro”
  • A invenção da “primavera brasileira” por Steve Bannon
  • A derrota “providencial” de Donald Trump: Steve Bannon conhece os planos de Deus
  • Bannon, Yiannopoulos e outros militantes de direita estão determinados a transformar a Igreja Católica
  • Bannon e Viganò contra Francisco, de novo
  • “Universidade dos gladiadores”, criada por Steve Bannon, está sob ameaça de fechamento
  • Anatomia da ultradireita, versão Steve Bannon
  • Os caçadores da “arca perdida” em Trisulti na sombra de Bannon
  • Bannon. Como os bispos simoníacos
  • Steve Bannon, o inimigo do papa Francisco, preso por fraude
  • Steve Bannon, o charlatão que inspirava a direita
  • Por que a Europa é o novo alvo da extrema-direita
  • A extrema-direita europeia se lança contra o Papa Francisco
  • O pseudocristianismo de Trump é o resultado lógico do “Deus da América”. Artigo de Daniel Horan
  • Trump lança Bíblia e afirma que falta religião aos EUA. Artigo de Edelberto Behs
  • Novo grupo religioso combativo sediará “oração católica” para Trump
  • A geometria de guerra de Trump. Artigo de Francesco Sisci
  • A linguagem de Trump sobre o mal. Artigo de Phyllis Zagano
  • Deus precisa de Trump? Artigo de Tonio Dell'Olio
  • O dogma evangélico que move Trump: “Ele é o escolhido de Deus”
  • O que outro confronto entre Biden e Trump significa para o mundo
  • “Perdendo a nossa religião”: Trump e a crise do cristianismo nos EUA
  • Por que Trump tem futuro?
  • Orbán, Trump, Putin... A exploração de textos sagrados por políticos populistas são desafios para o Papa Francisco
  • Texas dá continuidade ao muro separatista iniciado pelo governo Trump
  • Trump e Jesus, ou o caminho de um novo messias. Artigo de Paulo Mendes Pinto
  • O dramático legado ambiental de Trump. Artigo de Eduardo Gudynas
  • “Os evangélicos cresceram em todo o mundo alinhados com a extrema-direita”. Entrevista com Kristin Kobes du Mez
  • “O trumpismo se infiltrou na Igreja Católica dos Estados Unidos”. Entrevista com Massimo Faggioli

Notícias relacionadas

  • Católicos estadunidenses, Trump e a autobiografia de uma nação. Artigo de Massimo Faggioli

    "Os católicos italianos aprenderam a ver Berlusconi como um problema italiano criado por italianos (incluindo os católicos); ess[...]

    LER MAIS
  • Nunca vi um mexicano mendigar nos Estados Unidos. Alejandro González Iñárritu expressa decepção encontro de Peña Nieto e Trump

    LER MAIS
  • Presidente mexicano debaixo de fogo por ter convidado el señor Trump

    LER MAIS
  • Trump não pede desculpas a Peña Nieto por insultar o México

    Donald Trump pisou na terra que mais ofendeu. Em uma visita relâmpago ao México, o vociferante candidato republicano, que duran[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados