• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A teologia (sempre) é necessária. Artigo de Martino Rovetta

Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS
  • Operação Contenção realizada na capital fluminense matou de mais de cem pessoas na periferia e entra para história como a maior chacina carioca de todos os tempos, sem, no entanto, cumprir o objetivo que era capturar Doca, apontado como líder do Comando Vermelho

    Rio de Janeiro: o desfile macabro da barbárie na passarela de sangue da Penha. Entrevista especial com Carolina Grillo

    LER MAIS
  • Massacre no Rio. “O objetivo subjacente da operação era desafiar as negociações de Trump com Lula”. Entrevista com Sabina Frederic

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

16 Novembro 2024

"Se for verdade que o Sínodo não é o Concílio, qual é o lugar da teologia hoje? Nós a delegamos às frias salas de aula das faculdades?", escreve Martino Rovetta, em artigo publicado por La Barca e il Mare, Chiesa e Dintorni, 09-11-2024. A tradução é de Luisa Rabolini.

Eis o artigo.

Por uma série de coincidências, nos últimos dias, tive a oportunidade de conversar com mulheres e homens que estão tentando ficar na Igreja. Nesse meio tempo, também se concluiu um mês de sínodo em Roma e uma nova encíclica foi publicada. Trata-se de uma série de coisas que inevitavelmente se conectam e se cruzam.

O diaconato para as mulheres. O sínodo entre bloqueios e esperanças

Com Simona Segoloni, que veio a Bergamo para uma bela lectio sobre o livro de Judite, compartilhamos repetidamente a amargura e o imobilidade sobre o tema do diaconato e do sacerdócio feminino. E me parece que a teologia, especialmente nos últimos anos, tentou mostrar a inexistência de argumentos verdadeiramente convincentes a esse respeito. Sobre o tema, recomendo o belo livro “Senza impedimenti” (Sem impedimentos) de Andrea Grillo e Serena Noceti, publicado pela Queriniana. Também fiquei impressionado com o fato de que, em um jantar com o Cardeal De Kesel, Arcebispo Emérito de Bruxelas-Malines e recém-saído do Sínodo, se falasse sobre isso e seus desdobramentos. Ele relatava, por um lado, a pluralidade de uma Igreja variegada e multiforme e, por outro, uma dificuldade metodológica para entender aonde esse sínodo levará.

As muitas discussões no sínodo sugerem que o processo sinodal é prisioneiro do próprio método. O cardeal mencionava, sem entrar em detalhes, várias plenárias, distintos grupos de trabalho e alguns documentos produzidos. Para além da organização em si das sessões (que não é secundária), De Kesel se referia a uma dificuldade: o sínodo nasce para tornar estrutural um método, o método sinodal, que, no entanto, parece ficar preso e afundar em uma improdutividade estagnada, com o risco de nunca tocar em objetos concretos de discussão. Nas entrelinhas, o que emergia em suas palavras era, por um lado, a admiração por constatar a capacidade de escuta e, por outro lado, a decepção e o descontentamento por se deparar frequentemente com um método paralisado e totalmente desincentivador do debate e da discussão. Como se o processo sinodal fosse prisioneiro do próprio método.

Não quero abrir um debate aqui sobre o método sinodal de matriz jesuíta: não tenho as competências para isso e não o conheço completamente. Mas se essa for a percepção geral, talvez se devesse experimentar alguma tentativa de integração e descontinuidade em relação ao método adotado.

Teólogos: não são ouvidos

Não é só isso. Conversando, aparecia outra questão: há poucas teólogas e teólogos no Sínodo. Isso dá o que pensar. Acima de tudo, isso nos leva a sessenta anos atrás e muitas lembranças podem surgir: as presenças no Concílio dos vários Rahner, De Lubac, Schillebeeckx, Chenu, Danielou, Congar e se poderia seguir citando outros grandes teólogos do século XX. Certamente a eles devemos grande parte das constituições iluminadoras e fundadoras do Concílio: da Dei Verbum à Lumen Gentium, dos debates acirrados às revoluções eclesiológicas. E hoje? Se for verdade que o Sínodo não é o Concílio, qual é o lugar da teologia hoje? Nós a delegamos às frias salas de aula das faculdades?

No Concílio Vaticano II, os teólogos eram os protagonistas. Agora eles quase desapareceram. A teologia, sem qualquer presunção de superioridade cultural, basicamente tenta dar voz às demandas do povo. Tenta fazer com que o clamor, o protesto, a indignação se transformem em propostas factíveis, teorizáveis e dialogantes (mesmo que de forma contundente, sem se nem mas) com a instituição, sem medo de favorecer tentativas relevantes e corajosas, na maioria das vezes beirando o “canônico”. A teologia vive de controvérsias que não devem ser entendidas apenas como debates entre especialistas, mas como verdadeiros refinarias das práxis. A teologia traz vivacidade, confronto e, no final, sínteses mais ou menos equilibradas. E hoje? Como se pode fazer um sínodo sem teologia? Como se pode elaborar um método sem incluir uma disciplina como a teológica, que tenta fazer sínteses?

O risco é que a instituição Igreja se limite a aceitar algumas reivindicações quando forem tão óbvias que nem mesmo seria mais necessário reconhecê-las.

O que é preciso é uma militância pensada, radical, não ideológica e de ampla visão: bem-vinda teologia!

Leia mais

  • Sínodo: o lugar das mulheres, a transparência, os novos ministérios...O que está contido no documento final
  • Documento final do Sínodo: Mulheres, transparência, novos ministérios
  • Trechos do documento final do Sínodo que oferecem esperança para a inclusão LGBTQ+
  • Sínodo, a intuição e os problemas não resolvidos. Artigo de Alberto Melloni
  • "As mulheres na Igreja Católica de Roma, mas não só…"
  • "Francisco persegue para a Igreja a 'ideia de uma terapia em grupo'". Entrevista com Marco Politi
  • Timothy Radcliffe, o testemunho da liberdade necessária em uma Igreja sinodal
  • Encontro com o Papa, diácono critica a Igreja por “impressionante falta de compaixão” para com as pessoas trans
  • Sínodo: No Documento Final, procure uma profunda renovação da Igreja em novas situações, não em decisões e titulares
  • Papa Francisco encontra-se com mulheres e leigos do Sínodo, pouco ouvidos na história da Igreja
  • Na Igreja sinodal, o mundo digital é um lugar decisivo para a missão. Artigo de Luis Miguel Modino
  • Sínodo para a Amazônia repercute na Igreja Católica cinco anos depois
  • Relação entre a Igreja local e a universal: um elemento que sustenta a sinodalidade
  • Jean Paul Vesco: “A Igreja corre o risco de se tornar anacrônica e ultrapassada”
  • Sobre a ordenação de mulheres e a governança da Igreja. Artigo de J. P. Grayland
  • Sínodo Mundial “nos ajuda a acreditar cada vez mais na forma sinodal de nossa Igreja”
  • Dom Georg Bätzing prevê consequências canônicas do Sínodo Mundial
  • Participantes do Sínodo olham além da ordenação para inclusão das mulheres
  • No Sínodo, o diaconato feminino continua suscitando expectativas
  • O silêncio sobre o Sínodo. Artigo de Enzo Bianchi
  • Perto do fim do Sínodo: crise de esperança? Artigo de Félix Placer Ugarte
  • Radcliffe alerta participantes do Sínodo sobre ideologias de esquerda e direita
  • Pregador do Sínodo: Mesmo que os delegados estejam decepcionados com os resultados, Deus está trabalhando por meio do sínodo
  • Radcliffe pede liberdade e coragem na construção e votação do Documento Final do Sínodo

Notícias relacionadas

  • Operação Gutiérrez

    O "pai nobre" da Teologia da Libertação foi valorizado por ocasião de uma apresentação oficial do livro do Papa Ratzinger sob[...]

    LER MAIS
  • O papa, o Concílio e a história

    Passado meio século desde os tempos do Concílio Vaticano II, é possível tentar um balanço diferente, que utilize como element[...]

    LER MAIS
  • Não me ''re-Concílio''. Uma viagem entre os católicos tradicionalistas

    "Fundamentalismo" – uma cunhagem do início do século XX do cristianismo batista do Sul dos EUA, que reivindicava a defesa dos [...]

    LER MAIS
  • Por que não se reconciliam? A pesquisa de uma revista jesuíta

    Uma aprofundada investigação da revista dos jesuítas italianos Popoli reconstrói a aversão dos católicos tradicionalistas ao[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados