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Diálogo inter-religioso, no centro da visita de Francisco à Indonésia

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04 Setembro 2024

  • O Padre Marcus Solo Kewuta, SVD, funcionário do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso, nascido na ilha Indonésia de Flores, que tem uma vasta experiência de trabalho nas relações inter-religiosas, sublinhou perante os meios de comunicação do Vaticano a centralidade do diálogo inter-religioso no seu país, o que, disse ele , é profundamente caracterizado pela sua diversidade.

A reportagem é publicada por Vatican News, 03-09-2024.

Padre Marcus Solo Kewuta, SVD, funcionário do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso, tem uma vasta experiência de trabalho nas relações inter-religiosas, particularmente entre católicos e muçulmanos na Ásia e no Pacífico.

Na sua 45ª Viagem Apostólica ao estrangeiro, que o levará a quatro países da Ásia e da Oceânia, o Papa Francisco visita a Indonésia, onde 87% da população é muçulmana. A Indonésia é também uma nação de profunda colaboração inter-religiosa, uma sociedade pluralista onde os princípios de “Pancasila” fornecem a base para a harmonia, o cuidado e o respeito pelos outros.

“A Indonésia é uma sociedade muito plural, um país plural, uma nação plural ”, disse o Padre Kewuta, explicando a impressionante diversidade do país, com as suas 17.000 ilhas e inúmeros grupos étnicos, religiões e línguas. Esta diversidade, disse ele, exige um compromisso diário com o diálogo inter-religioso, que abrange diferentes formas, como “o diálogo da vida, o diálogo da colaboração, o diálogo das trocas espirituais e o diálogo das reflexões teológicas”. “E também, como disse o Papa João Paulo II, existe o diálogo do coração”, observou.

De fato, um dos destaques da visita do Papa Francisco inclui um evento e a assinatura de uma declaração conjunta na mesquita Istiqlal, em Jacarta, simbolizando a importância, para a nação e para o Papa, de promover a compreensão e a cooperação mútuas. A presença do Papa, continuou, sublinha a importância do diálogo inter-religioso “e ao mesmo tempo dá-nos a inspiração para o fazermos de uma maneira melhor”. «Pessoalmente – afirmou – estou muito feliz que o Programa de Diálogo Inter-religioso seja realmente o centro da visita do Papa Francisco à Indonésia."

Pancasila: a base da unidade indonésia

Central para a abordagem indonésia à harmonia inter-religiosa é o conceito de Pancasila, a base filosófica da nação.

O Padre Marcus explicou que Pancasila foi criada pelo fundador do país, Sukarno, em 1945, e consiste em cinco pilares: crença num Deus único, humanidade social, unidade indonésia, democracia social e justiça social: "Pancasila significa cinco pilares. E Pancasila é a nossa base filosófica fundamental da nação, do Estado. Também está integrado na Constituição do nosso Estado”, afirmou. Estes pilares não só orientam a governação da nação, mas também promovem uma identidade partilhada entre os indonésios, independentemente da sua origem religiosa ou étnica. O Papa Francisco apreciará estes princípios, observou o Padre Marcus: “Estou convencido de que o Papa Francisco apreciará muito a sua maneira de ser”.

Desafio da coexistência inter-religiosa

Embora a Indonésia seja frequentemente citada como um modelo de coexistência inter-religiosa frutífera, o Padre Marcus reconheceu os desafios colocados pela crescente intolerância e pelo fundamentalismo radical .

“Nem sempre é fácil viver numa sociedade inter-religiosa e plural como a Indonésia”, admitiu, explicando que, apesar do carácter predominantemente aberto e inclusivo dos muçulmanos indonésios, existem elementos dentro da sociedade que resistem à integração das culturas locais e. promover a divisão. Observou, portanto, que a visita do Papa Francisco ocorre num momento crucial, oferecendo uma oportunidade para reforçar os valores da tolerância e da unidade.

O papel da Igreja Católica

Apesar de ser uma minoria, a Igreja Católica na Indonésia é “muito viva e muito vibrante ”, contou o Padre Marcus, descrevendo serviços e eventos muitas vezes repletos de fiéis. “As igrejas são sempre muito pequenas!” Observou que a construção de uma imponente basílica católica na nova capital, Nusantara, na ilha de Bornéu, atesta esta realidade.

Ele também observou que a Catedral de Nossa Senhora da Assunção de Jacarta fica em frente à maior mesquita da cidade, em Jacarta. Esta proximidade e a ligação física entre a catedral e a mesquita através de um “Túnel da Amizade”, disse ele, servem como um poderoso símbolo de fraternidade religiosa e respeito mútuo. “É muito bonito, e aprecio muito esta iniciativa, fazer um túnel para ligar a catedral e a mesquita em Jacarta, simbolizando a fraternidade, a tolerância e a história única da Indonésia”.

Enquanto a Indonésia dá as boas-vindas ao Papa, o Padre Marcus expressou a sua convicção de que o Papa ficará profundamente impressionado com a rica tapeçaria de culturas e religiões do país.

"Um lindo mosaico"

"Você verá pessoas, mulheres com lenço na cabeça e muçulmanos com diferentes tipos de roupas, e também budistas e hindus. É uma pluralidade. “É um mosaico, um lindo mosaico”, disse, lembrando que esta visita é muito mais do que um evento cerimonial; É uma reafirmação do compromisso do país com o diálogo inter-religioso e a unidade.

Destacando que o Papa Francisco “está sempre lutando pelos valores da paz e da harmonia, da justiça, da coexistência”, o Padre Marcus expressou a sua convicção de que a experiência o comoverá profundamente.

O Papa, concluiu Pe. Marcus, vem para estar com os povos de todas as religiões da Indonésia, um povo que adotou plenamente a prática do silaturahmi, que significa “encontrar, promover e viver a cultura do encontro, como tantas vezes”. O próprio Papa Francisco sublinhou.

Leia mais

  • Uma breve história da Igreja Católica na Indonésia
  • Visita do Papa à Indonésia: Francisco encontra um islamismo moderado e tolerante
  • O Papa Francisco chegou a Jacarta e as primeiras pessoas que recebeu foram um grupo de refugiados e pobres
  • Por que a Indonésia espera palavras do Papa para as vítimas de abusos e a Igreja de Timor-Leste não quer ouvir falar sobre o assunto?
  • Francisco inicia sua viagem à Indonésia denunciando o "extremismo e a violência" que dão origem a "guerras sangrentas"
  • A ousada peregrinação do Papa e os quatro princípios de 'Evangelii Gaudium'. Artigo de Victor Gaetan
  • Até os confins da terra, as viagens papais já viraram um padrão. Artigo de Giovanni Maria Vian
  • O Papa na Ásia e Oceania. As pequenas Igrejas podem nos ensinar. Entrevista com Cardeal Tagle
  • Na Ásia: qual é a religião dos sem religião?

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