• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

“Todas as pessoas que conheço perderam entre 10 e 30 quilos”: a fome está deixando sua marca no norte da Faixa de Gaza

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

20 Março 2024

"Não se enganem: o governo israelense está usando a inanição como arma de guerra em Gaza. Esta é uma crise de origem humana, totalmente evitável e que pode ser encerrada imediatamente".

O depoimento é de Mahmoud Shalabi, diretor da organização de caridade Medical Aid for Palestinians em Gaza, publicado por El Salto, 19-03-2024.

Eis o artigo.

Aqui, no norte de Gaza, praticamente não há alimentos disponíveis. As pessoas estão recorrendo a comer ração ou alpiste para se manterem vivas. Alguns só têm grama para comer. Os médicos têm alertado há meses que os mais de cinco meses de bombardeios e cerco de Gaza pelo exército israelense resultariam em fome e inanição.

A Iniciativa de Classificação Integrada das Fases de Segurança Alimentar, que envolve várias agências da ONU, disse na segunda-feira que a fome é "iminente" e pode ocorrer a qualquer momento nos próximos dois meses no norte de Gaza. Metade da população de Gaza está enfrentando atualmente níveis catastróficos de fome, quase o dobro do número de pessoas do ano passado. As crianças já estão morrendo de desnutrição e desidratação - pelo menos 27 morreram por essas causas, de acordo com o Ministério da Saúde do território.

Enquanto isso, o governo israelense continua restringindo a ajuda no cruzamento de fronteira com Gaza e a comunidade internacional continua observando. A escassa ajuda que recebe permissão para entrar não chega a todos, especialmente no norte, ou é distribuída de forma caótica, então as pessoas estão lutando desesperadamente para conseguir o mínimo possível. Isso está privando minha comunidade de sua dignidade e deixando os mais vulneráveis sem nenhum tipo de assistência. Centenas de pessoas até perderam a vida tentando conseguir alimentos para suas famílias.

A ONU alertou que a deterioração do estado nutricional da população atingiu níveis sem precedentes globalmente. E o mundo ainda não está fazendo nada.

Famine is imminent in #Gaza.
1 in 3 children under 2 in the north are acutely malnourished. At least 23 have already died.@UNRWA teams are working tirelessly to reach families with critical aid and health assistance. Only sustained access and more supplies will save lives. pic.twitter.com/XK6hT3ms6d

— UNRWA (@UNRWA) March 19, 2024

Tâmaras e sopa de plantas silvestres

Quando vou ao mercado no campo de refugiados de Jabalia, antes movimentado, não há mais barracas ou alimentos à venda. O arroz, as lentilhas e os feijões desapareceram, e só restam especiarias e frutos secos caros. Até os pequenos lanches que costumávamos dar aos nossos filhos se tornaram luxos inalcançáveis.

Algumas pessoas que conheci sobrevivem com uma xícara de café por dia. Elas sacrificam qualquer alimento ao qual possam ter acesso por seus filhos famintos. Todas as pessoas que conheço em Gaza perderam peso, uma média de 10 a 30 kg. Eu e meus filhos também emagrecemos, meus colegas ficam surpresos ao ver nas fotos quanto peso perdi.

Recentemente, vi um homem dar batatas fritas aos seus dois filhos e me lembro que disse a eles: "Certifiquem-se de calcular bem a porção de cada um, porque não tenho mais nada e esta é a comida de vocês para o dia". As crianças até começaram a sair às ruas com pratos e panelas vazias, batendo nelas com colheres e gritando que querem comer.

Meus colegas dos hospitais do norte de Gaza me disseram que ultimamente não conseguiram nem mesmo uma refeição por dia e que só estão consumindo tâmaras e líquidos, como sopa feita com plantas silvestres. Os profissionais de saúde estão esgotados e se sentem fracos enquanto trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana para tratar os pacientes. Hussam Abu Safiya, chefe de Pediatria do hospital Kamal Adwan, disse que diariamente são admitidas entre 25 e 30 crianças, metade das quais sofrem de desidratação e desnutrição.

Não se enganem: o governo israelense está usando a inanição como arma de guerra em Gaza. Esta é uma crise de origem humana, totalmente evitável e que pode ser encerrada imediatamente. Os gestos superficiais dos Estados Unidos, Reino Unido e outros estados, como os lançamentos aéreos e os portos marítimos temporários, não são soluções para acabar com a fome. Os moradores me contaram que os pacotes de alimentos lançados dos aviões só alimentam duas ou três pessoas por dois ou três dias.

Como potência ocupante de Gaza, Israel tem a responsabilidade legal de garantir que a população ocupada receba alimentos e suprimentos médicos. Para cumprir essa obrigação, Israel deve suspender imediatamente o bloqueio total de Gaza, reabrir todos os postos fronteiriços terrestres e permitir o acesso irrestrito à ajuda e aos trabalhadores humanitários. Se a entrada imediata de mais alimentos em Gaza não for permitida, temo que o pior aconteça e cada vez mais pessoas morram de fome.

Leia mais

  • Diante da fome em Gaza, chefe da ONU aumenta pressão sobre Israel e pede que mundo atue para impedir o “impensável, o inaceitável e o injustificável”. X - Tuitadas
  • O objetivo militar impossível de Israel – eliminar o Hamas – encurrala civis, mulheres e crianças diante do horror em Gaza. Entrevista especial com Bruno Huberman
  • Oxfam acusa Israel de não tomar todas as medidas ao seu dispor para prevenir o genocídio
  • Em Gaza também trabalhadores de ONGs sem comida e água: “Nós nos alimentamos de ração para pássaros e burros”
  • “Temos alimentos às portas de Gaza e as crianças estão morrendo de fome”
  • O anestesista do hospital europeu de Gaza: “Perdi três médicos, cinco enfermeiros e duas enfermeiras”
  • Na Faixa de Gaza, Israel assume a estratégia da fome
  • “Até o ar está queimado. Não há mais árvores em Gaza”. Artigo de Susan Abulhawa
  • A tragédia de Gaza, isto é um genocídio
  • “Há uma extrema-direita israelense que quer despovoar Gaza e recolonizá-la”. Entrevista com Mairav Zonszein
  • Faixa de Gaza isolada. Entrevista com Danilo Feliciangeli
  • A fome “iminente” em Gaza: como chegamos a isso?
  • Xeque Munir: “Por que ninguém faz nada para travar o bombardeamento em Gaza?”
  • Gaza. Depois de cinco meses o acordo ainda não foi acertado. Caritas: sem trégua não haverá mais comida
  • Gaza: a injustificável política de terra arrasada de Israel. Editorial do Le Monde
  • Recém-nascidos começam a morrer de fome em Gaza. X - Tuitadas
  • Gaza. A loteria mortal de alimentos do céu, é por isso que precisamos de outra solução
  • Gaza. O Ramadã mais triste, sem imãs e autoridades que nos digam quais os preceitos que teremos de seguir
  • Enquanto isso, morre-se em Gaza. Artigo de Tonio Dell'Olio
  • Gaza. O jogo macabro pela comida: obrigam-nos a lutar e só os fortes comem
  • Ao subir o tom contra Israel, Lula coloca Brasil na liderança de movimento contra massacre em Gaza
  • “O calendário tem apenas um dia: 7 de outubro, o que aconteceu antes e depois é tabu”. Entrevista com Riccardo Noury
  • Por que existem mulheres e crianças palestinas presas em Israel
  • Crianças mortas por Israel em quatro meses excedem aquelas em quatro anos de guerras ao redor do mundo
  • “Há uma obsessão no Ocidente por Netanyahu, mas o problema vai além dele”. Entrevista com Antony Loewenstein
  • Chega de táticas, agora um sonho de paz. A ajuda vinda do céu de Rafah e a dor pelas crianças. Artigo de Enzo Fortunato
  • Sobrevivendo em Rafah
  • Netanyahu fica sozinho em sua ofensiva sobre Rafah, o último refúgio dos gazatenses
  • Presos em Rafah: “Há muitas maneiras de morrer em Gaza, um genocídio não é cometido apenas com bombas”
  • O inferno de Rafah
  • A indústria militar de Israel tornou o Ocidente refém de sua estratégia na Palestina
  • A “solução sem Estado” torna-se mais real à medida que a Nakba permanente de Israel prossegue
  • Al Nakba, uma tragédia sem fim. Artigo de Arlene Clemesha
  • Compreenda o que foi a Nakba, a catástrofe do povo palestino
  • Uma segunda Nakba: ecos do êxodo de 1948
  • “O Hamas existe desde 2006, a tragédia palestina há 75 anos”. Entrevista com Raniero La Valle
  • Denúncia de genocídio contra Israel é reação do Sul Global a Gaza. Entrevista com Danny Zahreddine
  • “Enfrentamos uma ideologia judaica racista que se acredita com licença moral para matar”. Entrevista com Ilan Pappé
  • “Este sionismo acabou num beco sem saída”. Entrevista com Moshe Zuckermann
  • Do nascimento do sionismo a Israel: aqui está a política do Vaticano para o Oriente Médio. Artigo de Giovanni Maria Vian
  • “A origem da violência em Gaza está na ideologia racista da eliminação dos nativos”. Artigo de Ilan Pappé

Notícias relacionadas

  • Ter fome de Cristo

    LER MAIS
  • Cerca de 70 padres aderem à greve de fome para pedir a libertação de Milagro Sala

    Foto: Religión Digital A reivindicação pela libertação da dirigente social Milagro Sala continua recebendo apoios: 68 padr[...]

    LER MAIS
  • Israel começa doutrina de punições e prêmios coletivos na Cisjordânia

    Dez meses depois do estouro da maior onda de violência em uma década, e a apenas 50 dias das eleições municipais palestinas [...]

    LER MAIS
  • Planeta perde 33 mil hectares de terra fértil por dia

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados