• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Papa pede para acolher refugiados "sem desculpas": o exemplo de Prudentópolis

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

21 Junho 2023

O exemplo que vem do pequeno reduto de ucranianos em solo brasileiro, na cidade de Prudentópolis, no Paraná, ilustra o tuíte lançado pelo Papa Francisco nesta terça-feira, 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado designado pelas Nações Unidas. O munícipio recebeu refugiados fugidos da guerra na Ucrânia, como confirma o Pe. Dionísio Horbus: "essa é uma das missões Igreja: acolher quem migra, quem precisa se refugiar por tantas situações que hoje a realidade os coloca".

A reportagem é de Andressa Collet, publicada por Vatican News, 20-06-2023.

Vendo Cristo presente em tantos desesperados que fogem de conflitos e alterações climáticas, é preciso enfrentar o problema do acolhimento sem desculpas e sem demora. Vamos enfrentá-lo juntos, porque as consequências se repercutem sobre todos. #WithRefugees

— Papa Francisco (@Pontifex_pt) June 20, 2023

Assim o Papa Francisco tuitou nesta terça-feira, 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado designado pelas Nações Unidas para homenagear as pessoas refugiadas em todo o mundo. O Pontífice, em seus posicionamentos diante da realidade migratória, reforça com frequência os quatro verbos em atenção às pessoas migrantes: “acolher, proteger, promover e integrar”. E neste ano, em mensagem para o 109º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado que será celebrado pela Igreja em 24 de setembro, com o tema “Livres de escolher se migrar ou ficar”, Francisco reforçou que, “enquanto trabalhamos para que toda a migração possa ser fruto de uma escolha livre, somos chamados a ter o maior respeito pela dignidade de cada migrante; e isto significa acompanhar e gerir da melhor forma possível os seus fluxos, construindo pontes e não muros, alargando os canais para uma migração segura e regular”.

Prudentópolis, a comunidade acolhedora

O Papa também observou: “onde quer que decidamos construir o nosso futuro – no país onde nascemos ou fora dele –, o importante é que lá haja sempre uma comunidade pronta a acolher, proteger, promover e integrar a todos, sem distinção nem deixar ninguém de fora”. Assim como fez o pequeno município paranaense de Prudentópolis, com mais de 50 mil habitantes, localizado a 200 quilômetros de Curitiba, quando se mobilizou para receber refugiados ucranianos por causa da invasão russa assim que a guerra estourou, em 24 de fevereiro de 2022; mas que já voltaram para a Europa. É o que nos conta o pároco da Paróquia São Josafat, Pe. Dionísio Horbus:

"Eles não saem porque gostam ou amam sair, mas muitos deles são forçados a abandonar as suas terras, o seu país, o seu povo e a sua casa, forçados por diversas situações. No caso do povo ucraniano, foi forçado a abandonar por causa da agressão que está sofrendo o seu país. E muitos países receberam esses migrantes, como Prudentópolis: recebemos poucas pessoas que vieram para cá por ser muito distante lá da Ucrânia, porque uma grande parte preferiu ficar nos países próximos à Ucrânia, na Europa. Mas aqueles que chegaram aqui no Brasil, no caso de Prudentópolis, foram duas famílias especificamente que vieram como refugiados. Foram acolhidos pela comunidade, se formou um comitê de ajuda, se levantaram alguns recursos para tal, foram equipados dois apartamentos e essas pessoas ficaram até o tempo que elas resolveram pedir o retorno para mais próximo do seu país."

Cristo também se encontra nos refugiados

A cidade de Prudentópolis leva o título de "Pequena Ucrânia" por ter cerca de 80% da população formada por descendentes de ucranianos - o maior número de descendentes do país europeu no exterior - e manter a forte religiosidade e costumes dos antepassados. Uma característica reforçada pela própria missão da Igreja católica quando decidiu dar assistência ao grupo de refugiados em Prudentópolis:

"É um dever da Igreja, já que podemos nos perguntar onde Cristo se encontra hoje: ele se encontra nos refugiados também. As pessoas que, assim como ele, precisam fazer esse caminho para diversos lugares do mundo para salvar a sua vida. O Papa também diz que aqueles que saem, fogem de conflitos, precisam ter uma acolhida, sem desculpas para deixar para mais tarde. Temos que enfrentar juntos essas consequências dos ataques. Então, no que a Igreja pode se organizar, ela está sempre aberta. E essa é uma das suas missões: acolher aqueles que migram, aqueles que precisam se refugiar por tantas e tantas situações que hoje a realidade os coloca."

Leia mais

  • Papa Francisco, primeiro Angelus após cirurgia abdominal: “Dor pelas vítimas do naufrágio na Grécia, o mar estava calmo”
  • "Sentado no colo de Deus". "Aqui está a primeira coisa a dizer às pessoas: Deus não está distante, mas Ele é Pai”. A mensagem de Francisco depois da volta do hospital
  • Naufrágio na Grécia é um dos maiores massacres do mar: "Apurar as responsabilidades"
  • "Usando tocas ninjas, espancam os que fogem e nós socorremos as pessoas torturadas". Entrevista com Duccio Staderini
  • Deslocamento forçado atinge novo recorde em 2022: 108 milhões de pessoas
  • 78 mortos em naufrágio de migrantes na Grécia, centenas de desaparecidos
  • A Fortaleza Europa tranca seus portões. Artigo de David Goeßmann
  • No mar 79 mortos e centenas de desaparecidos: “Um massacre anunciado no Egeu”
  • Papa Francisco: “Acredito que a paz é o sonho de Deus para a humanidade, mesmo que esteja se tornando um pesadelo”
  • Poderá o Papa Francisco promover a paz na Ucrânia? Artigo de Thomas Reese
  • Ucrânia, Zuppi: é uma loucura aceitar o uso da energia nuclear
  • Parolin: "O cardeal Zuppi poderia se encontrar com o patriarca Kirill"
  • Zuppi em Kiev na hora mais difícil "A paz não deve permanecer apenas um sonho"
  • Zelensky reitera: Não precisamos de iniciativas do Vaticano para um acordo de paz
  • Ucrânia: religiosos em tempos de guerra
  • Nem mesmo a ameaça atômica consegue parar a guerra. Artigo de Domenico Quirico
  • O mundo pede a paz. Como acabar com a guerra na Ucrânia

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Discurso do Papa Francisco sobre gênero nas escolas é considerado ambíguo, desatualizado

    O discurso do Papa Francisco de que as escolas estão ensinando as crianças que elas podem escolher o seu sexo – o que seria um[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados