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Francisco recebe a Conferência Eclesial da Amazônia: “A mudança não para ninguém”, ele nos disse

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02 Junho 2023

  • Uma delegação da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) e da Rede Eclesial Pan-Amazônica foi recebida em audiência pelo Pontífice no Palácio Apostólico Vaticano. Eles tiveram uma conversa agradável, calma e muito confiante, segundo disseram à imprensa vaticana após o encontro.

A reportagem é de Sebastián Sansón Ferrari, publicada por Religión Digital, 01-06-2023.

As lideranças indígenas Patricia Gualinga, Irmã Laura Vicuña e Yesica Patiachi entregaram, nesta quinta-feira, 1º de junho, uma série de presentes ao Papa Francisco que as populações da Amazônia lhes enviaram de seu território. Esta delegação da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) e da Rede Eclesial Pan-Amazônica foi recebida em audiência pelo Pontífice no Palácio Apostólico Vaticano. Eles tiveram "uma conversa agradável, calma e muito confiante", segundo disseram à mídia vaticana após o encontro.

“Isso nos deu muita segurança e confiança”, diz Gualinga, vice-presidente da CEAMA e líder Kichwa de Sarayaku, Equador.

A Igreja e o grito dos povos originários

Segundo Gualinga, os representantes dos povos originários da Amazônia discutiram o trabalho das mulheres da Igreja no território, o reconhecimento da estrutura eclesiástica desse trabalho, a realidade dos indígenas e a educação. Gualinga expressa sua emoção pelo ambiente natural e familiar em que puderam apresentar suas preocupações ao Sucessor de Pedro, “para que ele tenha conhecimento disso”, acrescenta.

O Papa elogiou o empenho das mulheres amazônicas, sua sensibilidade, sua tarefa evangelizadora. “Parece-nos que é um trabalho muito importante, tem-nos encorajado a continuar no processo, tem-nos dito que a mudança já não é para ninguém”, sublinham.

Extrativismo da mineração é o novo boom

As lideranças indígenas estão muito preocupadas com as políticas que estão sendo geradas em vários lugares e que violam os direitos humanos em nível internacional e, especialmente, contra os direitos dos habitantes da Amazônia. Muitas dessas apólices, explica Gualinga, têm finalidade empresarial. Do CEAMA pedem que os territórios amazônicos e sua contribuição fundamental sejam respeitados, levando em consideração todas as riquezas que a região possui. Sobre um dos problemas mais prementes como o extrativismo mineiro, o dirigente equatoriano reconhece que é o novo boom.

Lideranças Amazônicas em encontro com o Papa Francisco (Foto: Vatican Media)

“Nos últimos anos, os governos vêm promovendo a mineração a céu aberto, mas também existe a mineração ilegal. A CEAMA está acompanhando os processos de luta dos povos, seja na questão da mineração, seja na questão do petróleo ou na questão da saúde e nessas vozes que estão aí. Ainda falta mais...".

Para a Conferência Eclesial da Amazônia, “é uma coisa nova, todo mundo pergunta o que é o CEAMA”. O papel desta instituição consiste em “dar aquela Igreja com o rosto da Amazônia, com o rosto do povo onde vivemos”, destaca Gualinga. “Então, diz ele, é um desafio muito grande que estamos construindo, vendo as formas, ouvindo, mas é todo um processo que iniciamos”.

Conscientização do cuidado ambiental

A reunião desta quinta-feira aconteceu poucos dias após o encerramento da Semana Laudato Si'. Gualinga destaca os esforços de advocacia realizados pela CEAMA para alcançar uma sociedade mais justa, sem esquecer a sua espiritualidade, através da cosmovisão dos povos originários, mas unidos a todos “a grande espiritualidade que é a presença de Deus ”.

No entanto, lamenta que “as pessoas não queiram gerar consciência de cuidado ambiental”. Questionada sobre o motivo, ela garante que “o mercado nos invadiu, nos disse que tudo era possível e o que fez foi, de alguma forma, destruir a criação, que é tão linda”.

Programação intensa de atividades

O encontro com o Papa se soma a uma extensa lista de encontros, que incluem visitas aos Departamentos da Cúria Romana e a exibição do documentário Anamei na terça-feira, 6 de junho, às 17h, no Palazzo San Callisto, em Roma.

Anamei é um termo que vem do povo Harakbut, da região de Madre de Dios, no Peru. Em sua visão de mundo, representa a árvore da vida e da salvação. O filme narra a luta dos povos originários pela preservação de seu ecossistema.

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