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A emergência de novas culturas existenciais como espiritualidades e humanismos alternativos. O Fórum Internacional das Religiões realizado em Roma

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07 Março 2023

O papel das religiões em tempos de guerra e pandemia. Os desafios da nova espiritualidade, da religião digital, do ateísmo. Assina-se uma Declaração Final.

O Fórum Internacional das Religiões, promovido entre outros pelo Icsor (Centro Internacional de Sociologia da Religião), terminou [ontem 4 de março] em Roma, na Universidade Roma Tre. Mais de 50 estudiosos de todo o mundo que durante quatro dias (1-4 de março) discutiram as principais religiões do mundo (do cristianismo ao islamismo, do judaísmo à ortodoxia, e depois xintoísmo, confucionismo, taoísmo, hinduísmo, budismo, sikhismo), mas também sobre a nova espiritualidade, as fronteiras sem precedentes da religião digital, o ateísmo.

O comunicado de imprensa conclusivo é publicado pelo Fórum Internacional das Religiões, 04-03-2023.

E embora este último pareça estar crescendo, o número de crentes continua alto (cristianismo 2,38 bilhões; islamismo 1,91 bilhão; hinduísmo 1,16 bilhão; budismo 507 milhões; religiões populares 430 milhões; xintoísmo 113 milhões; outras religiões 61 milhões; sikhismo 28,5 milhões; Judaísmo 14,8 milhões; Taoísmo 12 milhões; confucionismo 7 milhões; não filiados 1,19 mil milhões), ao mesmo tempo que se afirmam novas formas de prática religiosa e novos paradigmas, também devido à pandemia de Covid-19, e emerge o papel de diálogo que as religiões podem desempenhar, sobretudo em tempos de guerra.

No último meio século, o conceito de "espiritualidade" consolidou-se no debate sociológico e percorreu um longo caminho na cultura ocidental, o que levou ao nascimento de novos paradigmas. A começar por pessoas que tendem a se identificar como “espirituais, mas não religiosas”, destacando assim como “religião” e “espiritualidade” podem ser entendidas como dois temas mutuamente excludentes. A relação entre os dois é realmente bastante complexa.

Segundo Giuseppe Giordan, professor de Sociologia da Universidade de Pádua, "as dimensões religiosa e espiritual não devem ser consideradas como antitéticas, mas, ao contrário, apresentam muitas facetas sobrepostas". No entanto, “o aparecimento e emergência do conceito de 'espiritualidade' é o sinal de uma mudança cultural mais ampla que redefiniu a forma como os nossos contemporâneos se relacionam com o transcendente”. O que está em discussão hoje, segundo Giordan, é "a forma tradicional de entender a relação com o sagrado e o transcendente", enquanto o desafio a ser enfrentado é entender "o que o termo 'espiritualidade' pode dizer mais do que o termo 'religião'”.

Massimo Leone, diretor do Centro de Estudos Religiosos da Fundação Bruno Kessler em Trento, destacou como "a pandemia do Covid-19 levou à transição de muitas atividades religiosas para o digital, mas o fim da pandemia não levou ao contrário transição". O extraordinário progresso das tecnologias digitais por um lado, por outro o dramático impulso dado à digitalização e virtualização das relações humanas e, portanto, também das religiosas, desde mais de dois anos da pandemia, causaram uma "acentuação do papel da comunicação online na vida religiosa e espiritual dos indivíduos, pelo menos em uma sociedade tecnologicamente avançada como a dos Estados Unidos, que muitas vezes antecipa as tendências globais".

Segundo Lois Lee, da Universidade de Kent, precisamos ampliar nosso olhar do ateísmo para "visões de mundo não religiosas". O estudioso convidou a “examinar a emergência de novas culturas existenciais como espiritualidades e humanismos alternativos e sua transmissão entre gerações”. Talvez não se trate tanto de "uma oferta religiosa que não consegue satisfazer a procura", mas sim de uma procura "satisfeita com elementos novos". Provavelmente, acredita Lee, os dois binários “religião” e “secularismo” não serão mais suficientes para a compreensão da realidade: “Melhorará nossa sensibilidade para configurações existenciais que combinam concepções religiosas tradicionais com novas crenças, concepções e experiências naturais e sobrenaturais”. Daí o surgimento de uma "sociologia da existência".

O Fórum conduziu à assinatura de uma Declaração Final, que urge aprofundar o processo de investigação no domínio da sociologia das religiões, abarcando diferentes metodologias e temáticas (abordagens históricas, psicológicas, estatísticas, antropológicas culturais, filosóficas, epistemológicas e semióticas), alargando o olhar ao mundo inteiro para compreender a situação atual de cada credo e traçar suas perspectivas futuras.

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