• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

As acusações contra o padre Rupnik, os jesuítas publicam a cronologia das investigações

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

21 Dezembro 2022

O padre Johan Verschueren convida aqueles que tenham algo a relatar a se apresentarem: "Minha principal preocupação é com aqueles que sofreram".

A reportagem é publicada por Vatican News, 20-12-2022.

Os detalhes sobre as investigações e as medidas tomadas em relação às acusações de abusos psicológicos e sexuais feitas por algumas consagradas adultas contra o padre jesuíta Marko Ivan Rupnik, renomado artista e pregador, foram publicados esta terça-feira, 20 de dezembro, no site da Cúria Geral da Companhia de Jesus. É a primeira reconstrução oficial dos eventos.

O padre Johan Verschueren SJ, delegado do padre geral e superior mor das Casas internacionais, declarou:

"Na última semana, a atenção se concentrou em duas investigações sobre o ministério do padre Marko Rupnik. Uma dizia respeito a uma questão relacionada ao sacramento da reconciliação; a outra dizia respeito ao abuso a uma mulher praticado pelo padre Rupnik. As informações compartilhadas levantaram muitas questões e a seguir compartilho uma cronologia dos eventos, na esperança de fazer alguma elucidação".

O padre Verschueren afirma que sua "principal preocupação em tudo isso é com aqueles que sofreram", e convida qualquer um que deseje denunciar novos fatos ou discutir aqueles já apresentados a entrar em contato com ele. "Eu lhes asseguro que serão ouvidos com compreensão e empatia. Já há alguns meses, criamos uma equipe de pessoas, mulheres e homens, de várias disciplinas e com diferentes competências para lidar com essas situações. Estão disponíveis, e têm estado, para ouvir, apoiar e ajudar. O e-mail para este serviço é: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e as pessoas podem escrever em inglês, francês, italiano, espanhol, holandês e alemão".

Segue-se uma "Cronologia das investigações sobre as acusações" contra Rupnik, das quais o Geral dos jesuítas, padre Arturo Sosa, também havia falado ao se reunir com jornalistas em 14 de dezembro.

Desta primeira reconstrução resulta que as investigações se referem a dois casos separados. O primeiro diz respeito à absolvição de um cúmplice de um pecado contra o 6º mandamento.

- Outubro de 2018: As acusações de absolvição de um cúmplice do padre Rupnik em um pecado contra o 6º mandamento são recebidas pelo delegado da Cúria SJ para as casas internacionais em Roma. A Companhia abre uma investigação preliminar.

- Maio de 2019: a investigação considera as acusações confiáveis. Um dossiê é enviado para a CDF.

- Junho de 2019: o padre Verschueren, Superior mor da DIR, impõe restrições.

- Julho de 2019: a CDF solicita à Companhiaa que instaure um processo penal administrativo.

- Janeiro de 2020: os juízes (todos externos da Companhia de Jesus) dizem unanimemente que de fato houve uma absolvição de um cúmplice.

- Maio de 2020: a CDF emite um decreto de excomunhão; a excomunhão é revogada por um decreto da CDF mais tarde, no mesmo mês.

O segundo caso, por sua vez, toma em consideração acusações relativas a membros da Comunidade Loyola:

- Junho 2021: A Congregação para a Doutrina da Fé entra em contato com a Cúria Geral SJ a respeito de acusações relativas ao padre Rupnik e alguns membros da Comunidade de Loyola.

- Julho 2021: o Padre Geral abre uma investigação preliminar conduzida por uma pessoa de fora da Sociedade. O padre Verschueren, Superior mor da DIR, impõe restrições.

- Janeiro de 2022: a investigação conclui que há um caso a ser resolvido. Os resultados são enviados à CDF com a recomendação para um processo penal.

- Outubro de 2022: o Dicastério para a Doutrina da Fé declara que as acusações em questão dizem respeito a casos que estão prescritos e não se procederá com o processo.

- Permanecem as restrições ao ministério do padre Rupnik.

Leia mais

  • A gestão do Vaticano no caso do jesuíta Rupnik expõe novas dimensões da interminável crise de abusos. Artigo de Massimo Faggioli
  • A Companhia de Jesus, 'tocada' pelo caso Rupnik: o jesuíta que investigou as denúncias cobra "responsabilidades" dos superiores
  • Rupnik: escreve a cúria jesuíta
  • Rupnik: um problema cada vez maior
  • “Posso entender como as vítimas se sentem traídas”, diz o padre Zollner sobre caso Rupnik
  • Arturo Sosa admite que Rupnik foi excomungado por confessar à vítima, embora a sentença já tenha sido suspensa
  • O jesuíta Marko Rupnik ‘absolveu os pecados’ de uma mulher com quem se envolveu sexualmente
  • Abusos na Igreja, os jesuítas confirmam os cometidos pelo padre Marko Rupnik. “Outros casos possíveis”
  • Rupnik: a ruptura e as perguntas
  • Hans Zollner cobra mais transparência do Vaticano nas denúncias dos abusos de Marko Rupnik
  • Caso Rupnik, a segunda investigação que pode esclarecer os abusos do jesuíta-pintor
  • Geral dos jesuítas sobre o caso Rupnik: “Não ocultamos nada”
  • Escândalo de Rupnik é nova peça do mosaico do Vaticano sobre casos de abuso
  • A Companhia de Jesus da Eslovênia sobre o caso do padre Rupnik: “Não há sanções contra ele, apenas medidas cautelares. A denúncia não foi apresentada pelas freiras envolvidas”
  • As acusações de abuso contra o padre Rupnik foram prescritas, confirma Doutrina da Fé
  • Abusos sexuais de freiras, restrições ao jesuíta e artista Marko Rupnik

Notícias relacionadas

  • Polifonia jesuítica sobre Steve Jobs

    Regra número um do jornalismo: criar oposição, colocar um contra o outro. Assim se faz a notícia. E Giacomo Galeazzi aplicou e[...]

    LER MAIS
  • Especialista em proteção sexual infantil do Papa, Pe. Hans Zollner fala sobre o combate ao “mal”

    O padre jesuíta Hans Zollner, presidente do Centro de Proteção à Criança da Pontifícia Universidade Gregoriana e membro da[...]

    LER MAIS
  • “Não é preocupação minha” se a Igreja se recupera ou não da crise dos abusos, diz Hans Zollner

    Segundo o padre Hans Zollner, em sua conta no Twitter, choveu muito em Fiji, nos últimos dias, observação que poderia ter sido [...]

    LER MAIS
  • Francisco Xavier e Pedro Arrupe. Dois ícones da Igreja. A homilia do papa Francisco na festa de Inácio de Loyola em 2013

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados