• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O jesuíta Marko Rupnik ‘absolveu os pecados’ de uma mulher com quem se envolveu sexualmente

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

16 Dezembro 2022

Um importante padre jesuíta, o artista Marko Rupnik, cujos mosaicos decoram capelas no Vaticano e em outros lugares, foi excomungado após ser considerado culpado de “uma das piores formas de abuso espiritual” apenas dois anos depois de o Vaticano decidir não tomar nenhuma ação em relação a outras acusações de abuso.

A reportagem é de Ruth Gledhill, publicada por The Tablet, 15-12-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

A Associated Press confirmou uma acusação relatada primeiro pelo blog Messa in Latino de que Rupnik havia sido condenado por denúncia de absolver em confissão uma mulher com quem se envolveu sexualmente em 2019, e por isso fora sancionado .

Mas alegações históricas separadas feitas apenas dois anos depois não foram processadas porque o Vaticano decidiu que elas eram velhas demais para agir.

O jesuíta James Martin, editor-geral da revista jesuíta America, que publicou a reportagem da AP, tuítou: “Na Igreja Católica, além dos crimes de abuso físico e sexual, há abuso espiritual e um padre absolver alguém no confessionário de um pecado que cometeram juntos é considerado uma das piores formas de abuso espiritual”.

Ele acrescentou: “Imediatamente incorre no que é chamado latae sententiae ou excomunhão automática da Igreja. Ou seja, além das penalidades civis para os crimes cometidos, a absolvição é tão hedionda que o padre automaticamente se excomunga a partir desse momento... cortando-se de qualquer participação nos sacramentos da Igreja. Como jesuíta, padre, católico e cristão, os pecados e crimes de abuso, sejam físicos ou espirituais, me enojam”.

O padre Arturo Sosa, superior-geral da Companhia de Jesus, disse ontem em discurso aos jornalistas em Roma que o compromisso com uma “cultura de salvaguarda” abraçada pelos jesuítas em 2016 foi uma “mudança cultural” que exigiu um longo e bem planejado processo.

“Os protocolos de proteção de menores estão bem desenvolvidos em todos os lugares. No que diz respeito aos adultos vulneráveis, ainda há muito trabalho a ser feito, tanto da nossa parte quanto da Igreja Católica e da sociedade civil em geral”, admitiu.

“O caso do padre Marko Rupnik, que se tornou público na semana passada, é um bom exemplo de quanto ainda temos que aprender, especialmente sobre o sofrimento das pessoas. Este caso, como outros, nos causa choque e tristeza; obriga-nos a compreender e ter empatia com o sofrimento de todos os envolvidos de uma forma ou de outra. Confronta-nos com o desafio de respeitar esta dor ao mesmo tempo que iniciamos escrupulosamente os procedimentos exigidos pelas leis civis ou canônicas”, afirmou Sosa.

“Procuramos comunicar isso de uma forma que não esconda os fatos, enquanto também nós, iluminados pelo Evangelho e por outras experiências humanas, procuramos abrir caminhos para a cura das feridas produzidas”, concluiu o superior-geral.

Casos como o de Rupnik são de exclusiva responsabilidade do Dicastério para a Doutrina da Fé, que solicita aos superiores religiosos tanto as investigações preliminares como os eventuais processos administrativos-penais, cabendo sempre a decisão final a esse dicastério, disse ele.

No caso Rupnik, a Doutrina da Fé recebeu diretamente uma denúncia de que os limites permitidos foram ultrapassados nas relações entre ele e pessoas adultas consagradas na Comunidade de Loyola da Eslovênia, enquanto ele exercia atividades pastorais relacionadas ao ministério sacramental. Esses eventos ocorreram no início dos anos 1990.

A Doutrina da Fé pediu à Companhia de Jesus que prosseguisse imediatamente com a investigação inicial. “Ao receber a informação e a designação, a Companhia tomou as medidas cautelares proporcionais ao caso. A investigação inicial foi realizada por pessoas competentes fora da Companhia, e os resultados foram entregues ao Dicastério. Após o Dicastério ter estudado o expediente e informado que as denúncias recebidas eram legalmente prescritas, procuramos passar do nível processual para a tarefa de cuidar do sofrimento causado e tentar curar as feridas abertas. A manutenção das medidas restritivas sobre o ministério de Rupnik constitui um elemento de um processo complexo, que sabemos que leva tempo e para o qual não existem fórmulas pré-definidas. Faz parte do aprendizado que estamos fazendo, tentando não errar”.

Surgiu na semana passada que Rupnik havia sido impedido de ouvir confissões ou oferecer direção espiritual. Os meios de comunicação italianos relataram que as queixas eram acusações de abuso espiritual e sexual de membros adultos de uma ordem religiosa de mulheres na Eslovênia.

No entanto, no início de outubro, o Dicastério para a Doutrina da Fé encerrou o processo porque o prazo de prescrição havia expirado, disse uma nota da sede dos jesuítas em 2 de dezembro.

As restrições ao ministério do padre Rupnik “permanecem em vigor como medidas administrativas mesmo após a resposta do Dicastério para a Doutrina da Fé”, afirma em comunicado a Companhia de Jesus em Roma.

Rupnik vive e trabalha no Centro Aletti, uma comunidade internacional de artistas e teólogos, mulheres e homens, em Roma.

O Dicastério para a Doutrina da Fé recebeu uma denúncia sobre Rupnik em 2021 e pediu aos jesuítas que realizassem uma investigação preliminar, que confiaram a um religioso de outra ordem. Várias pessoas foram convidadas a depor e um relatório foi apresentado ao Vaticano. Vários meios de comunicação italianos relataram que as acusações envolviam alegações de abuso psicológico e sexual contra mulheres pertencentes à Skupnosti Loyola ou Comunidade Loyola, uma nova comunidade religiosa em Liubliana, Eslovênia, no início dos anos 1990, quando Rupnik servia como conselheiro espiritual.

Leia mais

  • Arturo Sosa admite que Rupnik foi excomungado por confessar à vítima, embora a sentença já tenha sido suspensa
  • Abusos na Igreja, os jesuítas confirmam os cometidos pelo padre Marko Rupnik. “Outros casos possíveis”
  • Rupnik: a ruptura e as perguntas
  • Hans Zollner cobra mais transparência do Vaticano nas denúncias dos abusos de Marko Rupnik
  • Caso Rupnik, a segunda investigação que pode esclarecer os abusos do jesuíta-pintor
  • Geral dos jesuítas sobre o caso Rupnik: “Não ocultamos nada”
  • Crise dos abusos deve ser o centro do processo sinodal. Artigo de Massimo Faggioli e Hans Zollner
  • Escândalo de Rupnik é nova peça do mosaico do Vaticano sobre casos de abuso
  • A Companhia de Jesus da Eslovênia sobre o caso do padre Rupnik: “Não há sanções contra ele, apenas medidas cautelares. A denúncia não foi apresentada pelas freiras envolvidas”
  • As acusações de abuso contra o padre Rupnik foram prescritas, confirma Doutrina da Fé
  • Abusos sexuais de freiras, restrições ao jesuíta e artista Marko Rupnik
  • A crise dos abusos sexuais do clero e a legitimidade do Vaticano no cenário global. Artigo de Massimo Faggioli

Notícias relacionadas

  • Polifonia jesuítica sobre Steve Jobs

    Regra número um do jornalismo: criar oposição, colocar um contra o outro. Assim se faz a notícia. E Giacomo Galeazzi aplicou e[...]

    LER MAIS
  • "Audácia, imaginação e coragem": a Companhia de Jesus do futuro. Entrevista com Adolfo Nicolás

    LER MAIS
  • Papa Francisco: "Os padres devem crescer na capacidade de discernir"

    A revista La Civiltà Cattolica publica a transcrição do diálogo entre o Papa Francisco e 28 jesuítas poloneses que o encontra[...]

    LER MAIS
  • Francisco Xavier e Pedro Arrupe. Dois ícones da Igreja. A homilia do papa Francisco na festa de Inácio de Loyola em 2013

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados