• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Dimensão profética e formativa: Integral, superando o clericalismo, com base na opção pelos pobres

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

24 Novembro 2022

O primeiro aniversário da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe levou a seis reuniões nas quais os participantes do que foi vivido no México em novembro de 2021 estão assumindo as diferentes dimensões presentes. Esta quarta-feira, 23 de novembro, foi o momento da Dimensão Profética e Formativa, buscando apropriar-se do texto que reúne as reflexões e propostas pastorais da Assembleia Eclesial: "Rumo a uma Igreja Sinodal em saída para as periferias", apresentado ao Papa Francisco em 31 de outubro.

A reportagem é de Luis Miguel Modino.

Uma dimensão profética e formativa que pode ser considerada uma das bases para a transmissão da fé, seguindo a Tradição eclesial e as orientações do Magistério. A formação foi uma insistência do Concílio Vaticano II, que exige a formação de jovens e adultos, algo que é retomado pelas Conferências Gerais dos Bispos da América Latina e do Caribe. Assim, Medellín pede uma formação integral e libertadora, Puebla uma formação para dar instrumentos a um laicato maduro, Santo Domingo uma formação integral para todos os agentes pastorais e Aparecida para a formação de discípulos missionários.

O Padre Boris Agustín Nef Ulloa, PhD em Teologia Bíblica pela Universidade Gregoriana de Roma, e diretor da Faculdade de Teologia de Nossa Senhora da Assunção da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e Irmã Ruperta Palacios, da congregação de Missionárias Carmelitas de Santa Teresa, que pertence à equipe latino-americana de Pastoral Afro, e que organizou e participou dos cinco Encontros Continentais de Pastoral Afro-Americana (EPA), refletiram juntos sobre estes elementos.

Em suas reflexões, eles destacaram que as contribuições da Assembleia Eclesial a respeito da dimensão profética e formativa podem ser agrupadas em quatro propostas pastorais básicas: Um programa de formação integral para todo o Povo de Deus; Formação em sinodalidade para superar o clericalismo; Formação para o compromisso social à luz da opção pelos pobres; Promover a renovação da formação em seminários e casas religiosas.

Ela se baseia na premissa de que a formação cristã deve ser integral, procurando contribuir para o desenvolvimento humano pessoal e comunitário. Para este fim, foi enfatizada a necessidade de acompanhar processos permanentes na caminhada da fé que começam na iniciação cristã e exigem constante atualização. Formação a partir da base e alcançando todos os espaços eclesiais, procurando fornecer os meios para alcançar uma comunicação eficaz, enfatizando a capacidade de escutar, relações fraternas e inclusivas, e trabalho em equipe.

Do multiculturalismo, eles procuram aprofundar a formação espiritual encarnada, na cultura do cuidado, a partir do Batismo e centrada na opção pelos pobres. Para este fim, defendem um itinerário formativo progressivo, dinâmico e integral, novos temas em formação nos seminários, um compromisso com a educação popular e dar maior importância à educação no uso apropriado da tecnologia.

Não podemos esquecer que a Assembleia Eclesial nos convida a promover e fortalecer a formação baseada em um modelo sinodal, no qual todo o Povo de Deus participa, superando o clericalismo, a dicotomia entre diferentes expressões culturais e geracionais, e todo tipo de abusos e maus-tratos, onde todos nos sentimos seguros e bem-vindos. Para isso, buscar a participação corresponsável e a valorização dos carismas, dons, serviços e ministérios na tomada de decisões em espaços eclesiais. Também um cuidado pastoral de encontro centrado na espiritualidade da encarnação e da comunhão.

A partir das propostas de Medellín, a Assembleia propõe uma formação para o compromisso social à luz da opção pelos pobres, de ser uma Igreja samaritana e profética, que promove a formação na Doutrina Social da Igreja. Para isso, é gerar grupos de estudo, interação e diálogo entre todos os membros do Povo de Deus, articulação de redes para a defesa da vida, trabalho em rede e coordenação com diferentes atores da sociedade civil.

Em vista da renovação da formação em seminários e casas religiosas, o objetivo é ajudar a responder ao desafio de uma Igreja em saída para as periferias, com candidatos ao sacerdócio e à vida consagrada fiéis a Cristo, próximos ao povo, humildes servos, profetas que proclamam o bem e denunciam o mal. O objetivo é erradicar o clericalismo e o autoritarismo na Igreja, com base em novos modelos institucionais, sinodais e inculturados.

María José Bolaños, da Pastoral Juvenil do México, também lançou luz sobre este tema a partir de uma perspectiva juvenil, insistindo que a formação é para eles uma opção pedagógica, procurando dar testemunho e levá-lo às periferias, a partir de uma formação integral em seus grupos de jovens. A partir do Evangelho e do Magistério, o objetivo é que os jovens possam ter um relacionamento consigo mesmos para ter um relacionamento com a família, com a sociedade, com Deus e com a Criação.

A partir daí, os participantes da reunião dialogaram em grupos, procurando escutar uns aos outros, caminhar juntos, compartilhar suas experiências e se enriquecer mutuamente a partir das experiências de suas comunidades, a busca de processos para assumir as linhas de ação em torno desta dimensão pastoral. Dom Jorge Lozano os encorajou a continuar a crescer juntos no discipulado missionário do continente.

Leia mais

  • “Os clamores dos pobres e da Terra nos interpelam - Conversações”. Novo livro digital de Ameríndia
  • Sinodalidade: um processo construído aos poucos na América Latina. Artigo de Luis Miguel Modino
  • Em clima sinodal, políticas que “possibilitam ações concretas em favor dos pequenos e pobres” são reclamadas em festa de Pentecostes em Manaus
  • Uma Igreja toda Sinodal
  • A Igreja sinodal do Papa Francisco é uma escolha política
  • Uma Igreja sinodal e opção para mudanças
  • Papa Francisco e a Igreja sinodal
  • O Concílio Ecumênico Vaticano II e a opção preferencial pelos pobres
  • A opção pelos pobres “não é uma opção sociológica, não é a moda de um pontificado. É uma exigência evangélica”, atesta o Papa Francisco
  • Opção pelos Pobres
  • Cadê a Opção da Igreja pelos Pobres?
  • A doutrina social para além da Igreja. Artigo de Alessandro Santagata
  • ''A alternativa à perversão do capitalismo é a doutrina social da Igreja'', afirma Jeffrey Sachs
  • Com Francisco, atualização ou declínio da doutrina social da Igreja?
  • Cristãos negros, e não por acaso

Notícias relacionadas

  • Redescobrir a essência da Igreja

    Na primeira Constituição, sobre a liturgia, já há a eclesiologia de comunhão da Lumen Gentium, mas ainda não a entendemos. A[...]

    LER MAIS
  • O papa, o Concílio e a história

    Passado meio século desde os tempos do Concílio Vaticano II, é possível tentar um balanço diferente, que utilize como element[...]

    LER MAIS
  • Não me ''re-Concílio''. Uma viagem entre os católicos tradicionalistas

    "Fundamentalismo" – uma cunhagem do início do século XX do cristianismo batista do Sul dos EUA, que reivindicava a defesa dos [...]

    LER MAIS
  • Por que não se reconciliam? A pesquisa de uma revista jesuíta

    Uma aprofundada investigação da revista dos jesuítas italianos Popoli reconstrói a aversão dos católicos tradicionalistas ao[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados