• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Transmissão da Fé. “Opção Francisco”, por Armando Matteo

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

26 Setembro 2022

 

"A comunidade crente não é mais capaz de fazer novos cristãos e novas cristãs, simplesmente porque pressupõe a transmissão da fé aos representantes das novas gerações como ativa dentro das famílias cristãs. E continua fazendo o que sempre fez, com ajustes mais ou menos pequenos. Mas é justamente o direcionamento decisivo dos filhos para a experiência da transcendência pelos pais que não ocorre mais", escreve Armando Matteo, teólogo, em artigo publicado por Settimana News, 24-09-2022. A tradução é de Luisa Rabolini.

 

Segundo ele, "é hora de fazer uma nova tradução pastoral do cristianismo".

 

Foto: Reprodução Settimana News

Leia também, em português, o primeiro, o segundo, o terceiro, o quarto, o quinto e o sexto artigos da série.

 

Eis o artigo.

Há uma passagem da Evangelii gaudium, do Papa Francisco, que, na opinião de quem escreve, ainda não foi suficientemente meditada pelos crentes e muitos de seus pastores, e que oferece uma descrição muito clara do que cabe ao cristianismo ocidental no final do século o cristianismo.

Eis o texto:

“Também não podemos ignorar que, nas últimas décadas, se produziu uma ruptura na transmissão geracional da fé cristã no povo católico. É inegável que muitos se sentem desiludidos e deixam de se identificar com a tradição católica, que cresceu o número de pais que não batizam os seus filhos nem os ensinam a rezar, e que há um certo êxodo para outras comunidades de fé. Algumas causas desta ruptura são a falta de espaços de diálogo familiar, a influência dos meios de comunicação, o subjetivismo relativista, o consumismo desenfreado que o mercado incentiva, a falta de cuidado pastoral pelos mais pobres, a inexistência dum acolhimento cordial nas nossas instituições, e a dificuldade que sentimos em recriar a adesão mística da fé num cenário religioso pluralista” (70).

Nunca como nesse caso – e ao mais alto nível de magistério – havia se reconhecido o fenômeno da ruptura na transmissão geracional da fé cristã. Há várias décadas se discutem as dificuldades que as comunidades católicas encontram no campo da iniciação cristã dos pequenos, quase sempre sem chegar a um verdadeiro ponto de virada. E a razão é evidente: naquelas discussões intermináveis não se tem coragem de abordar as razões últimas daquelas dificuldades.

Um cristianismo a ser retraduzido

Na verdade, a comunidade crente não é mais capaz de fazer novos cristãos e novas cristãs, simplesmente porque pressupõe a transmissão da fé aos representantes das novas gerações como ativa dentro das famílias cristãs. E continua fazendo o que sempre fez, com ajustes mais ou menos pequenos.

Mas é justamente o direcionamento decisivo dos filhos para a experiência da transcendência pelos pais que não ocorre mais. O Papa Francisco diz claramente: hoje há muitos pais que não batizam mais seus filhos, aqueles que não ensinam a rezar e aqueles que simplesmente não se identificam mais com a tradição católica.

Precisamente aqui chegamos, diretamente, ao que significa tomar ciência do "fim da cristandade": significa reconhecer que a população adulta – aquela à qual pertencem os pais – saiu quase completamente da órbita do cristianismo. Pelo menos daquela tradução pastoral do cristianismo imaginada e pensada em tempos passados, isto é, antes daquela mudança de época – à qual a Opção Francisco constantemente se refere – que transformou radicalmente o Ocidente de um vale de lágrimas na atual terra do bem-estar.

Levar a sério o anúncio do fim da cristandade implica, portanto, um compromisso preciso: reconhecer que é hora de fazer uma nova tradução pastoral do cristianismo.

 

Leia mais

  • É tempo de escolher (Parte 1). Artigo de Armando Matteo
  • A Igreja que virá. Artigo Armando Matteo
  • Um testamento para a igreja. Artigo de Armando Matteo
  • No altar da egolatria. Artigo de Armando Matteo
  • Adoração da juventude. Artigo de Armando Matteo
  • A Igreja que virá. Artigo de Lorenzo Prezzi
  • Ser cristão hoje. Artigo de Francesco Cosentino
  • Aprendendo com o passado: a diversidade enriquece a tradição católica. Artigo de Massimo Faggioli
  • A fé celebrada. A transmissão da fé não pode acontecer sem a transmissão do verdadeiro sentido da liturgia cristã
  • Transmitir a fé na era do efêmero. Artigo de Walter Kasper
  • EUA: Pesquisa mostra que adolescentes e pais praticam a fé juntos, embora os primeiros sejam menos religiosos
  • O Fim da Cristandade
  • “A secularização é um desafio para a nossa imaginação pastoral”, afirma o Papa Francisco
  • “O fim das cristandades do Ocidente é o início de um compromisso novo”
  • O Ocidente e o cristianismo. Artigo de Flavio Lazzarin
  • O papa certo para uma igreja em tempos de ‘mudança de época’
  • Quartas de Debate: Atualizar Deus. Repensar a fé no pós-teísmo. Conferência de Paolo Gamberini

Notícias relacionadas

  • Martini: cardeal de três cidades. Artigo de Gianfranco Ravasi

    O grande mérito do ensino e da obra do cardeal Carlo Maria Martini está precisamente em ter se assentado nas encruzilhadas da [...]

    LER MAIS
  • O combate à Aids na África e o papel das religiosas

    Depois de uma longa carreira na academia, a maioria dos estudiosos esperam por uma aposentadoria livre das demandas do ensino, da [...]

    LER MAIS
  • “A experiência do espírito vai muito além das distinções espaço-temporais e de gênero”. Entrevista especial com Marco Vannini

    Para se entender a mística, é preciso partir da antropologia clássica e cristã: “Não bipartida em corpo e alma, mas tripart[...]

    LER MAIS
  • Igreja e internet: uma relação de amor e ódio. Entrevista especial com Moisés Sbardelotto

    Embora a Igreja tenha mantido uma relação de amor e ódio com os meios de comunicação e, em especial, com as mídias digitais,[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados