• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

“Liderança leiga no Vaticano”, teria sido este o tópico principal do encontro do Papa Francisco com todos os cardeais do mundo

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

31 Agosto 2022

 

Embora um comunicado oficial ao final do encontro de dois dias, 29 e 30 de agosto, do Papa Francisco com os cardeais de todo mundo afirmasse que os participantes “discutiram livremente sobre muitos aspectos”, alguns participantes disseram à reportagem que as discussões estiveram centradas em até que ponto indivíduos leigos podem ter autoridade na governança da Igreja, os tempos de mandatos das autoridades vaticanas e as finanças da cidade-estado.

 

A reportagem é de Christopher White, publicada por National Catholic Reporter, 30-08-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

 

Embora tenham se reunido a portas fechadas, participantes de quatro diferentes continentes disseram em entrevistas que muito do encontro se deu em pequenos grupos, formato similar ao usado pelos encontros do Sínodo dos Bispos. E que outras informações foram confirmadas ao NCR por pelo menos duas fontes que assistiram à reunião.

 

A lista formal de participantes, que também foi obtida pelo NCR, incluía 197 participantes, entre cardeais, patriarcas e autoridades da Secretaria de Estado do Vaticano.

 

Os participantes foram divididos em um total de 12 grupos por idioma (quatro em inglês, quatro em italiano, dois em francês e dois em espanhol) – sendo que dois dos grupos de língua inglesa os porta-vozes foram os cardeais Timothy Dolan, de Nova York, e Wilton Gregory, de Washington D.C.

 

Segundo os relatos dos entrevistados, o papa encorajou a todos os participantes a falar com o coração.

 

Francisco disse que a nova constituição apostólica do Vaticano, Praedicate Evangelium, a qual reformou a burocracia central do Vaticano, era o resultado das discussões com vários escritórios vaticanos. Na liderança do processo esteve o Conselho de Cardeais, que foi criado por Francisco em 2013 e se encontrava trimestralmente desde então, com muitas reformas sendo implementadas gradualmente nesses últimos nove anos.

 

No início da reunião, Francisco disse aos cardeais que falassem de coração enquanto discutiam a nova constituição, que entrou oficialmente em vigor em 5 de junho.

 

Uma grande mudança da nova constituição é declarar explicitamente que “qualquer membro dos fiéis” pode liderar a maioria dos escritórios do Vaticano. A constituição anterior, o documento Pastor Bonus de 1988 do Papa João Paulo II, afirmava que os principais escritórios do Vaticano deveriam ser chefiados por um “cardeal prefeito ou arcebispo presidente”.

 

Os participantes da reunião dos cardeais notaram que uma quantidade substancial de tempo foi dedicada a essa mudança, incluindo discussões sobre especificamente quais escritórios do Vaticano podem ser liderados por um leigo.

 

O notável canonista jesuíta e recém-criado cardeal Gianfranco Ghirlanda havia dito anteriormente a repórteres após o lançamento da nova constituição que o “poder de governança na Igreja não vem do Sacramento da [Santa] Ordem”, significando ordenação, mas sim, de “missão canônica”.

 

Em julho, o cardeal canadense Marc Ouellet publicou uma reflexão no jornal diário do Vaticano, L'Osservatore Romano, que examinou precedentes históricos para separar a jurisdição, ou autoridade dentro da Igreja, do sacramento da Ordem.

 

“O que funda a unidade inseparável do poder de ordem e jurisdição é a figura do Sucessor de Pedro como chefe do colégio dos bispos, que mantém em comunhão com eles a unidade máxima do poder de ordem e jurisdição e que pode, consequentemente, aplicar seus efeitos em todas as esferas sacramentais como nas esferas jurídicas ou administrativas”, escreveu Ouellet na época. “Ele também pode delegar e assim tornar os membros do povo de Deus participantes de seu poder de jurisdição”.

 

De acordo com os participantes, esses escritos e comentários de Ghirlanda e Ouellet serviram como base para muitas das discussões de acompanhamento sobre o papel dos leigos durante a reunião.

 

Questões também foram levantadas durante os procedimentos sobre a exigência da constituição de que os chefes de cada dicastério vaticano tenham mandatos de cinco anos, renováveis apenas uma vez.

 

Enquanto alguns participantes questionaram se um indivíduo seria capaz de compreender adequadamente o funcionamento interno de seu escritório no Vaticano e executar seu mandato em um período tão limitado, outros notaram que isso era necessário para ajudar a manter sob controle qualquer mentalidade clerical ou carreirista. Outros também defenderam limites para encorajar as dioceses globais a não hesitarem em enviar padres para servir no Vaticano, por medo de que nunca mais voltassem para casa.

 

Durante o segundo dia de reuniões, uma breve discussão foi realizada sobre o processo em andamento para o Sínodo dos Bispos de 2021-23 e a ênfase de Francisco na governança da Igreja por meio da sinodalidade, que prioriza uma maior escuta, diálogo e participação dos leigos.

 

Enquanto alguns participantes alegadamente argumentaram que o conceito teológico de sinodalidade não foi suficientemente desenvolvido, outros bispos o defenderam como tendo raízes que podem ser atribuídas à Igreja primitiva e, mais recentemente, ao Concílio Vaticano II de 1962-65.

 

O próprio Francisco teria intervindo nessa discussão para dizer que a prática da sinodalidade não é uma novidade na vida da Igreja.

 

Aplausos generalizados também foram oferecidos pelos esforços para limpar as finanças do Vaticano. No início deste mês, o Vaticano tornou públicas suas demonstrações financeiras e, no início deste verão, publicou novas diretrizes para todos os investimentos financeiros.

 

Após a conclusão dos dois dias de reuniões – que marcam a primeira vez desde 2015 que Francisco convocou o Colégio de Cardeais – o papa presidiu uma missa com quase 200 dos 226 membros do colégio na Basílica de São Pedro.

 

Durante a missa, que incluiu os 20 novos cardeais criados por Francisco em 27 de agosto, Francisco alertou contra o que ele descreveu como a tentação de pensar em si mesmos como possuindo “posições eminentes na hierarquia” e vendo seus papéis em um “mundo da moda”.

 

Ser ministro da Igreja, disse Francisco durante sua homilia, é “admirar-se diante do plano de Deus” e estar a serviço da missão da Igreja “onde e como o Espírito Santo escolher”.

 

Leia mais

 

  • Papa Francisco na audiência de hoje: “Estamos vivendo a Terceira Guerra Mundial”
  • Papa Francisco diz ao Colégio dos Cardeais para ‘falar livremente’ na primeira reunião desde 2014
  • O Papa aos novos cardeais: tragam o fogo de Jesus, como Casaroli e Van Thuan
  • Cardeal Sérgio da Rocha: “A dimensão de serviço, de missão, são fundamentais para a Cúria Romana”
  • Ghirlanda: “Eu, cardeal jurista. A nova Cúria? Mais missionária”
  • A reforma da Cúria do Papa Francisco: um novo conceito de poder?
  • A Igreja, os cardeais e o Colégio global que coloca as periferias no centro
  • Becciu no Consistório. “O Papa fez bem em convidá-lo ao colégio”
  • O lamento do novo cardeal de Gana: “A roupa dos cardeais é muito cara”
  • Dom Lazzaro You Heung-sik, o novo prefeito da Congregação para o Clero: “Farei o melhor para que o Papa visite a Coreia do Norte”
  • Primeiro cardeal dalit da Índia diz que papa mostra preocupação com os ‘mais pobres dos pobres’
  • O consistório de Francisco. Artigo de Alberto Melloni
  • Papa Francisco, o consistório como um teste para o conclave?
  • Novo consistório em vista do conclave
  • Um Consistório pensado e elaborado na cadeira de rodas
  • O oitavo consistório do Papa, um conclave para mudar o rumo da Igreja?
  • Giorgio Marengo: O cardeal mais jovem para o menor rebanho
  • Mongólia. Lá na estepe há um cardeal. Entrevista com Giorgio Marengo
  • A partir de 27 de agosto o cardeal mais jovem será Giorgio Marengo, 48 anos

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Discurso do Papa Francisco sobre gênero nas escolas é considerado ambíguo, desatualizado

    O discurso do Papa Francisco de que as escolas estão ensinando as crianças que elas podem escolher o seu sexo – o que seria um[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados