O Papa denuncia: “Na atual guerra na Ucrânia, estamos testemunhando a impotência das Organizações Internacionais”

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

08 Abril 2022

 

  • O Papa, aos poloneses: "Vocês demonstraram extraordinária e exemplar generosidade com nossos irmãos ucranianos, a quem vocês abriram seus corações e as portas de suas casas. Que o Senhor abençoe sua pátria por esta solidariedade e lhes mostre seu rosto".
  • "Malta é uma espécie de 'rosa dos ventos', onde povos e culturas se cruzam".
  • "Não se canse de ouvir os testemunhos dos emigrantes, porque só assim sairá da visão distorcida que muitas vezes circula na mídia".
  • "O fenômeno migratório é um sinal de nossos tempos. Deve ser lido e interpretado como tal. Pode se tornar um sinal de conflito, ou um sinal de paz".

 

A reportagem é de José Manuel Vidal, publicada por Religión Digital, 06-04-2022.

 

Em sua catequese para a audiência de quarta-feira, o Papa Francisco revê sua recente visita a Malta, país evangelizado pelo próprio São Paulo, e o descreve como um país-chave geograficamente, no que diz respeito à emigração e no que diz respeito à evangelização. Segundo o Papa, "Malta é uma espécie de "rosa dos ventos", onde se cruzam povos e culturas" e, portanto, pode ensinar ao mundo outra lógica diferente da do poder: "a do respeito e da liberdade, do convívio das diferenças, contra a colonização dos mais poderosos”.

 

Em segundo lugar, o Papa fala de Malta como um lugar-chave para a emigração, convida os emigrantes a ouvir, porque "esta é a única maneira de sair da visão distorcida que muitas vezes circula na mídia", lembra que os emigrantes contribuem infinitamente mais do que quanto custa o seu acolhimento e assegura que as migrações são "um sinal dos tempos", que "pode tornar-se um sinal de conflito, ou um sinal de paz".

 

E, como não podia deixar de fazer alusão à Ucrânia, o Papa denuncia a impotência da ONU: “Na atual guerra na Ucrânia, testemunhamos a impotência das Organizações Internacionais” e destaca a recepção dos refugiados pelo povo polonês. “Vocês mostraram sinais de generosidade extraordinária e exemplar com nossos irmãos ucranianos, aos quais vocês abriram seus corações e as portas de suas casas. Que o Senhor abençoe o seu país por esta solidariedade e mostre-lhe o rosto”.

 

Texto integral da catequese do Papa

 

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

 

No sábado e no domingo passado estive em Malta: uma viagem apostólica que estava programada há muito tempo. Poucos sabem que Malta, mesmo sendo uma ilha no meio do Mediterrâneo, recebeu o Evangelho muito cedo, pois o apóstolo Paulo naufragou próximo à sua costa e milagrosamente salvo com todos os que estavam no navio, mais de duzentas e setenta pessoas . O livro dos Atos dos Apóstolos diz-nos que os malteses acolheram a todos com "uma humanidade invulgar" (28,2). Escolhi precisamente estas palavras: com rara humanidade, como mote da minha viagem, porque indicam o caminho a seguir não só para enfrentar o fenômeno dos migrantes, mas de forma mais geral para que o mundo se torne mais fraterno, mais habitável e ser salvo de um "naufrágio" que ameaça a todos nós, que estamos – como aprendemos – no mesmo barco. Malta é, neste horizonte, um lugar chave.

 

É sobretudo geograficamente, devido à sua posição no centro do Mar que fica entre a Europa e a África, mas que também banha a Ásia. Malta é uma espécie de “rosa dos ventos”, onde se cruzam povos e culturas; É um ponto privilegiado para observar a zona mediterrânica a 360 graus. Hoje falamos muitas vezes de “geopolítica”, mas infelizmente a lógica dominante é a das estratégias dos Estados mais poderosos para fazer valer os seus próprios interesses expandindo a área de influência econômica, ideológica e militar. Estamos vendo isso com a guerra.

 

Malta representa, neste quadro, o direito e a força dos "pequenos", das pequenas Nações mas ricas em história e civilização, que deveriam levar a cabo outra lógica: a do respeito e da liberdade, do convívio das diferenças, oposta à a colonização dos mais poderosos. Estou assistindo. Após a Segunda Guerra Mundial, foram feitas tentativas para lançar as bases para uma nova história de paz, mas infelizmente a velha história de grandes potências concorrentes foi adiante. E, na atual guerra na Ucrânia, estamos testemunhando a impotência das Organizações Internacionais.

 

Segundo aspecto: Malta é um lugar-chave no que diz respeito ao fenômeno da migração. No Centro de Acolhimento João XXIII encontrei numerosos migrantes que desembarcaram na ilha depois de terríveis viagens. Não se deve cansar de ouvir seus testemunhos, pois só assim se pode sair da visão distorcida que muitas vezes circula na mídia e reconhecer os rostos, as histórias, as feridas, os sonhos e as esperanças. Cada migrante é único, é uma pessoa com sua dignidade, suas raízes, sua cultura. Cada um deles é portador de uma riqueza infinitamente maior do que os problemas que sua recepção possa implicar. E não esqueçamos que a Europa foi criada pela emigração.

 

Certamente, a recepção deve ser organizada, deve ser governada, e antes, muito antes, deve ser projetada em conjunto, em nível internacional. Porque o fenômeno migratório não pode ser reduzido a uma emergência, é um sinal dos nossos tempos. Como tal, deve ser lido e interpretado. Pode se tornar um sinal de conflito ou um sinal de paz. Depende de nós. Quem em Malta deu vida ao Centro João XXIII fez a escolha cristã e por isso o chamou de “Laboratório da Paz”: laboratório da paz. Mas gostaria de dizer que Malta como um todo é um laboratório de paz! E pode cumprir esta sua missão se, das suas raízes, tirar a seiva da fraternidade, da compaixão, da solidariedade. O povo maltês recebeu esses valores junto com o Evangelho e, graças ao Evangelho, poderá mantê-los vivos.



Para isso, como Bispo de Roma, fui confirmar aquele povo na fé e na comunhão. De fato – terceiro aspecto – Malta é um lugar-chave também do ponto de vista da evangelização. De Malta e Gozo, as duas dioceses do país, vieram muitos sacerdotes e religiosos, mas também fiéis leigos, que levaram o testemunho cristão ao mundo inteiro. Como se a passagem de São Paulo tivesse deixado a missão no DNA dos malteses! É por isso que a minha visita foi sobretudo um ato de reconhecimento, reconhecimento de Deus e do seu povo santo fiel que está em Malta e Gozo.

 

No entanto, o vento do secularismo e da pseudocultura globalizada baseada no consumismo, neocapitalismo e relativismo também sopra por lá. Também aí, por isso, é tempo de uma nova evangelização. A visita que, como os meus predecessores, fiz à Gruta de São Paulo foi como ir à fonte, para que o Evangelho possa brotar em Malta com a frescura das suas origens e reviver a sua grande herança de religiosidade popular. Isto é simbolizado no Santuário Nacional Mariano de Ta' Pinu, na ilha de Gozo, onde celebramos um intenso encontro de oração. Ali senti o coração do povo maltês, que confia tanto em sua Santa Mãe. Maria conduz-nos sempre ao essencial, a Cristo crucificado e ressuscitado por nós, ao seu amor misericordioso. Maria ajuda-nos a reacender a chama da fé, atraindo o fogo do Espírito Santo.

 

Aproveito esta oportunidade para renovar a minha gratidão ao Presidente da República de Malta e às demais autoridades civis, que me acolheram com tanta amabilidade; assim como os bispos e todos os membros da comunidade eclesial, os voluntários e aqueles que me acompanharam com a oração. Sem esquecer o centro para migrantes: exemplo de zelo apostólico e amor pelos migrantes. Nós, de fato, semeamos, mas é o Senhor que faz crescer. Que a sua infinita bondade conceda abundantes frutos de paz e todo o bem ao amado povo maltês! Obrigado pelo acolhimento, tão humano e tão cristão.

 

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O Papa denuncia: “Na atual guerra na Ucrânia, estamos testemunhando a impotência das Organizações Internacionais” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU