• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Contra desmatamento, varejista alemã Aldi anuncia que não venderá mais carne brasileira

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

24 Fevereiro 2022

 

Multinacional segue exemplo de outras grandes empresas europeias que, em dezembro passado, anunciaram boicote à carne do Brasil como resposta à destruição da floresta.

 

A reportagem é de Cristiane Prizibisczki, publicado por ((o))eco, 21-02-2022.

 

A varejista alemã Aldi anunciou, na última sexta-feira (18), que deixará de vender carne brasileira, em um “posicionamento claro contra o desmatamento na região amazônica”. A multinacional alemã é uma das maiores cadeias de supermercados do mundo, com mais de 10 mil lojas em 20 países.

O anúncio oficial sobre o boicote à carne brasileira se dá nove meses depois a empresa alemã e outros grandes varejistas europeus terem alertado que assim o fariam, em resposta ao Projeto de Lei 510/21, que trata da regularização fundiária no Brasil e poderá abrir caminho para ocupação de 24 milhões de hectares de florestas públicas, com o consequente aumento no desmatamento.

Em uma carta aberta publicada em maio de 2021, cerca de 50 redes varejistas, fornecedores de alimentos e empresas de investimento europeias disseram que o PL 510/21 possuía “ameaças potenciais ainda maiores para a Amazônia”, para além das que a floresta já sofre. Dentre as signatárias, estavam, além da Aldi, as gigantes varejistas Tesco, Lidl e Marks & Spencer.

Mesmo com a ameaça de sanções econômicas das grandes multinacionais, a proposta seguiu em frente e está para ser votada no Congresso brasileiro ainda em 2022.

 

Mercado Europeu Se Fechando


Em dezembro passado, cinco redes de supermercado europeias e uma fabricante de alimentos – dentre elas o Carrefour Belgium (subsidiária do grupo francês de mesmo nome) e a holandesa Lidl – já haviam anunciado que deixariam de vender carne proveniente do Brasil ou produtos de carne ligados à empresa brasileira JBS por causa de recentes denúncias de destruição da floresta Amazônica.

Os boicotes, à época, foram motivados por uma denúncia feita pelas organizações Repórter Brasil e Might Earth de que a JBS comprava gado de fornecedores indiretos ligados ao desmatamento ilegal. JBS alegou que as irregularidades encontradas se referiam a uma pequena parcela de seus fornecedores e que todas elas haviam sido corrigidas.

A renúncia da alemã Aldi à carne brasileira valerá a partir do verão de 2022 para todos os novos contratos com fornecedores de carnes frescas e congeladas, segundo a declaração oficial da empresa (em alemão). Como próximo passo, a empresa pretende checar a origem da carne processada.

O objetivo é que, até 2030, esse controle da cadeia se estenda também para soja e óleo de palma.

“Como varejista internacional com cadeias de suprimentos globais, queremos assumir a responsabilidade e desempenhar nosso papel na prevenção do desmatamento da floresta tropical, disse a Diretora Administrativa de Compras da Aldi, Tanja Hacker.

 

Desmatamento Crescente


O desmatamento na Amazônia atingiu 13.235 km² entre agosto de 2020 e julho de 2021, segundo as medições oficiais do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE). O aumento foi de quase 22%, em relação ao período anterior (agosto 2019 e julho de 2020). O número apurado pelo INPE foi o maior em 15 anos.

 

Imagem: área desmatada da Amazônia | Foto: Bruno Kelly / Amazônia Real

 

Segundo previsões da plataforma de inteligência artificial PrevisIA, o desmatamento em 2021 pode chegar a 15 mil km².

 

Leia mais

 

  • Avanço da agropecuária no Cerrado e na Amazônia reduz a biodiversidade
  • Estradas e política colocam a Amazônia em perigo
  • Supermercados europeus boicotam carne brasileira
  • 32% da carne vendida pela JBS provém de área com desmatamento ilegal, diz MPF
  • JBS comprou de fazendas flagradas com trabalho escravo e desmatamento ilegal
  • Investigação revela a extensão do desmatamento ilegal ligado à JBS, Marfrig e Minerva
  • Greenpeace mostra como Eliseu Padilha forneceu carne de áreas desmatadas para JBS, Marfrig e Minerva
  • JBS comprou gado da mãe do maior desmatador da Amazônia
  • Pecuária é causa de desmatamento na Amazônia, diz relatório
  • Operação ‘Carne Fria’ do Ibama autua JBS, mas governo federal minimiza. Frigoríficos compravam bois em área embargada
  • Relatório liga grandes marcas de moda ao desmatamento da Amazônia
  • Desmatamento recorde detectado em outubro desmonta greenwash do Brasil na COP26
  • Futuro neutro em carbono também depende da Amazônia conservada
  • Lobby do agronegócio reduz transparência ambiental de estados e favorece desmatamento
  • Pasto ocupa 75% da área desmatada ilegalmente em terras públicas na Amazônia, mostra estudo
  • Desmatamento na Amazônia já chega a quase 9 mil km² em 2021, mostra Imazon
  • COP26 – Brasil tentou minimizar impacto das emissões da pecuária em relatório do IPCC
  • Agro desmatará um milhão de hectares por ano na Amazônia para atender demanda por carne até 2030
  • Área de pasto cresceu 200% na Amazônia nos últimos 36 anos
  • Na Amazônia, a floresta perde espaço para pastagens

 

 


Notícias relacionadas

  • O impacto que está na mesa

    "Assim como existe uma rotulagem para os valores nutricionais, já há padrões estabelecidos para a rotulagem ambiental, só que [...]

    LER MAIS
  • Arena da Amazônia é um elefante branco (e dos grandes) na floresta brasileira

    Nossa história tem raízes no começo dos anos 1880 e nos delírios dos barões da borracha. Sentados à beira do vasto Rio Amazo[...]

    LER MAIS
  • São Francisco: entre Giotto e Dante

    Francisco tentou o impossível: o retorno pleno aos ensinamentos de Cristo e do Evangelho combinado ao vínculo indissolúvel com [...]

    LER MAIS
  • Núncio apostólico no Brasil é nomeado o número dois da "fábrica dos bispos"

    O novo número dois da "fábrica dos bispos", o dicastério que colabora com o papa para designar a classe dirigente católica e q[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados