Estradas e política colocam a Amazônia em perigo

Rodovia Transamazônica ou BR-230 (Foto: UsuárioPar | Wikimedia Commons)

Mais Lidos

  • “Não podemos fazer nada”: IA permite colar em provas universitárias com uma facilidade sem precedente

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS
  • Promoção da plena credibilidade do anúncio do evangelho depende da santidade pessoal e do engajamento moral, afirma religiosa togolesa

    Conversão, santidade e vivência dos conselhos evangélicos são antídotos para enfrentar o flagelo dos abusos na Igreja. Entrevista especial com Mary Lembo

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

18 Dezembro 2021

 

"Nesta região em conflito, a construção ilegal e legal de estradas, bem como a extração ilegal de madeira, mineração, incêndios e caça furtiva representam enormes ameaças ambientais", escreve William F. Laurance, diretor do Centre for Tropical Environmental and Sustainability Science, em comentário publicado por EcoDebate, 17-12-2021.

 

Eis o comentário.

 

Caros colegas,

Indico um breve artigo, publicado na Nature Ecology & Evolution, que destaca uma das principais ameaças à Amazônia ocidental, onde a biodiversidade é literalmente a maior em qualquer lugar da Terra.

Nesta região em conflito, a construção ilegal e legal de estradas, bem como a extração ilegal de madeira, mineração, incêndios e caça furtiva representam enormes ameaças ambientais. Vastas extensões do Brasil, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador estão sendo afetadas.

Além disso, um colega sugere que eu mencione um de nossos sites, Global Roadmap, pois contém materiais úteis – vídeos rápidos, panfletos, palestras gravadas, artigos de pesquisa, resumos de artigos populares – sobre questões de conservação relacionadas com estradas. É tudo de acesso aberto e gratuito, então por favor, dê uma olhada.

Tudo de bom a todos(as),

Bill

 

Referência

 

Renato, R., and W. F. Laurance. 2021. Pending bill could devastate Brazil’s Serra do Divisor National Park. Nature Ecology & Evolution. Disponível aqui.

 

Leia mais