Estradas e política colocam a Amazônia em perigo

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

18 Dezembro 2021

 

"Nesta região em conflito, a construção ilegal e legal de estradas, bem como a extração ilegal de madeira, mineração, incêndios e caça furtiva representam enormes ameaças ambientais", escreve William F. Laurance, diretor do Centre for Tropical Environmental and Sustainability Science, em comentário publicado por EcoDebate, 17-12-2021.

 

Eis o comentário.

 

Caros colegas,

Indico um breve artigo, publicado na Nature Ecology & Evolution, que destaca uma das principais ameaças à Amazônia ocidental, onde a biodiversidade é literalmente a maior em qualquer lugar da Terra.

Nesta região em conflito, a construção ilegal e legal de estradas, bem como a extração ilegal de madeira, mineração, incêndios e caça furtiva representam enormes ameaças ambientais. Vastas extensões do Brasil, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador estão sendo afetadas.

Além disso, um colega sugere que eu mencione um de nossos sites, Global Roadmap, pois contém materiais úteis – vídeos rápidos, panfletos, palestras gravadas, artigos de pesquisa, resumos de artigos populares – sobre questões de conservação relacionadas com estradas. É tudo de acesso aberto e gratuito, então por favor, dê uma olhada.

Tudo de bom a todos(as),

Bill

 

Referência

 

Renato, R., and W. F. Laurance. 2021. Pending bill could devastate Brazil’s Serra do Divisor National Park. Nature Ecology & Evolution. Disponível aqui.

 

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Estradas e política colocam a Amazônia em perigo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU