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Transporte marítimo insustentável acelera os danos ao ambiente ártico

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21 Julho 2021


Os prós e contras econômicos e ambientais do derretimento do gelo do Ártico, criando rotas de navegação mais curtas através da região polar, são avaliados em pesquisas inovadoras de especialistas da UCL em energia e transporte.

A reportagem é publicada por University College London – UCL e reporoduzida por EcoDebate, 19-07-2021. A tradução e a edição são de Henrique Cortez. 

Eles concluem que os formuladores de políticas devem avaliar adequadamente as compensações e custos ambientais, além dos benefícios e oportunidades comerciais no transporte marítimo para o Ártico. Os autores também querem ver mais incentivos para impulsionar os desenvolvimentos tecnológicos que irão acelerar a adoção de tecnologias e combustíveis verdes.

O Ártico é a região de aquecimento mais rápido do planeta.

Rotas de navegação mais curtas do Ártico, o que significa menos combustível usado, já são usadas por um punhado de navios, quando as áreas do gelo ártico derretem durante o verão. Mas o período em que essas rotas são navegáveis está previsto para se estender com aumentos no aquecimento global e, se o aquecimento não permanecer dentro do limite de 1,5°C / 2°C estabelecido no acordo de Paris, o gelo ártico permanente pode ser uma coisa do passado.

A pesquisa, publicada em Transportation Research Parte A: Policy and Practice, examinou a competitividade financeira do transporte marítimo do Ártico, considerando o impacto das emissões desses navios no meio ambiente.

Eles analisaram dois cenários de políticas, um sendo business-as-usual, onde não há política de emissões, e outro operando sob uma política de emissões zero específica para o Ártico, onde os navios que poderiam operar usando energia de fontes renováveis foram considerados.

Quando os custos ambientais são ignorados, o óleo combustível residual à base de combustível fóssil é mais barato do que os combustíveis alternativos. No entanto, quando os impactos ambientais da mudança climática acelerada e os efeitos adversos das emissões dos navios na saúde humana são considerados, os navios de combustível residual não são mais viáveis devido à sua contribuição para as emissões de gases de efeito estufa e poluentes do ar.

Os especialistas concluem que, no segundo cenário, os navios com células a combustível de amônia verde são os mais viáveis comercialmente e que políticas que facilitem a introdução de tais combustíveis zero carbono e tecnologias de emissão zero devem ser incentivadas. A amônia verde é um exemplo de combustível que pode ser isento de emissões tanto em sua produção quanto em seu uso, com uma infraestrutura elétrica verde.

O autor principal Joseph Lambert (UCL Energy Institute) disse: “Uma mudança significativa está em andamento na região do Ártico devido ao aquecimento global e, de uma perspectiva de navegação, devemos nos preparar para o que isso significa avaliando todas as oportunidades, riscos e compensações que não são é exclusivamente financeiro. Essas rotas podem se tornar mais competitivas financeiramente à medida que o aquecimento global aumenta e o gelo do Ártico recua, mas mais fatores devem ser considerados. É fundamental que o gelo do Ártico mantenha sua permanência – a fim de permanecer dentro das metas de aquecimento global e proteger a ecologia da região ”.

O coautor, Dr. Tristan Smith (UCL Energy Institute), que supervisionou a pesquisa, disse: “Este é um trabalho novo que mostra os custos econômicos juntamente com os custos ambientais para a rota do Ártico , bem como mostra como certas escolhas de tecnologia, que poderiam ser incentivada por meio de políticas, poderia reduzir significativamente os custos ambientais que, de outra forma, surgiriam do transporte marítimo para o Ártico .

O documento mostra uma justificativa clara para os governos intervirem agora para evitar que o derretimento do Ártico possibilite uma redução nos custos de transporte por causa da maior aceleração da degradação deste ecossistema crucial. ”

Os pesquisadores dizem que os impactos que precisam ser explorados incluem os efeitos dos danos ecológicos e como a política pode ser estruturada para lidar com as questões ambientais.

 

Referência:

Lambert Joseph, Thomas Giles, Rehmatulla Nishatabbas, Smith Tristan,
A techno-economic environmental cost model for Arctic shipping,
Transportation Research Part A: Policy and Practice,
Volume 151, 2021, Pages 28-51,ISSN 0965-8564,
Article has an altmetric score of 29

 

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