O Projeto Filmes em Perspectiva traz uma série de discussões sobre obras cinematográficas entrelaçando debate cultural e mística a partir de diálogos com especialistas na área. O projeto integra a programação do Canal Paz e Bem, no YouTube, e será realizado em parceria com o Instituto Humanitas Unisinos – IHU com apresentação de Faustino Teixeira e Mauro Lopes. A programação inicia no dia 24 de fevereiro, às 17h.
O evento contará com a participação de convidados especiais para debater os filmes. As três primeiras obras cinematográficas que serão discutidas são Meu amigo hindu, de Hector Babenco (2015); Melancoliade Laars von Trier (2011) e A árvore da vida de Terence Malick (2011). Na página do projeto, no site do IHU, você pode assistir os trailers dos filmes.
Faustino Teixeira, ressalta que a interconexão entre cinema e mística é marcada por “uma relação de íntima familiaridade. O cinema é das artes a mais nobre, que envolve todos os nossos sentidos. Os filmes escolhidos para os debates são filmes muito especiais, e todos abrem essa porta para o enigma do Mistério”, pontua.
Faustino Teixeira possui graduação em Ciência das Religiões pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1977), graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1977), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1985). Atualmente é professor convidado da Universidade Federal de Juiz de Fora, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, depois de sua aposentadoria como professor titular na mesma Universidade, em 2017. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principalmente nos seguintes temas: religiões, pluralismo religioso, diálogo inter-religioso, catolicismo e mística.
Entrevistas com Faustino Teixeira publicadas no IHU