• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Silêncio. Um filme vertiginoso e desafiador

Mais Lidos

  • O consenso cresceu como uma onda: "Mais de cem votos para Prévost no Conclave"

    LER MAIS
  • A brilhante jogada do Conclave: o Papa Leão XIV é uma escolha à altura da tarefa da situação geopolítica. Artigo de Marco Politi

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Leão XIV: a abertura do pontificado. Artigo de Pedro A. Ribeiro de Oliveira

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

10 Março 2017

No início é à noite. Apenas perturbada pelo canto das cigarras, até que apenas se impõe o silêncio. E quando aparece a luz, duas cabeças dão as bem-vindas ao espectador, duas cabeças cortadas. Mais longe, os corpos crucificados são envoltos pela fumaça. Um antegosto do inferno? Não, estamos em Scorsese, onde os desafios morais se vivem na carne. E no Japão do século XVIII. Um mundo imerso na escuridão e na névoa, um mundo onde os kirishitan, os cristãos, pescadores e campesinos esfarrapados, esmagados pela miséria, vivem a sua fé em segredo como os discípulos de Jesus no tempo das catacumbas.

O comentário foi publicado por La Vie, 02-02-2017. A tradução é de Juan Luis Hermida.

Tortura e martírio

É neste extremo oriente que desembarcam clandestinamente dois jovens jesuítas portugueses, os padres Rodrigues e Garupe, na busca de um terceiro, o padre Ferreira. Uma missão que vira literalmente um calvário. Rodrigues e Garupe são em breve testemunhas impotentes – e o espectador com eles – dos castigos impostos aos seus correligionários. Punições que pontuam o filme, dando-lhe seu caráter de um lado ao outro assustador, sem escapatória para um espectador que é gradualmente privado, como os heróis, de toda esperança. Nada livre nessas imagens, como elas se abrem as perguntas sobre as questões morais.

Scorsese prolonga a reflexão espiritual começada com A última tentação de Cristo em 1988. Em quanto adapta o romance de Nikos Kazantzákis, ele queria mostrar como um Jesus, terrivelmente humano, descobre quase a pesar de si a sua natureza divina. Aqui, o padre Rodrigues realiza, na sua escala, o caminho inverso. Um caminho de absoluta humildade. Ele é continuamente acompanhado, obsecado com o rosto do Cristo, um Cristo cuja imagem – com seus grandes olhos abertos, a sua testa coroada, tais como pintado pelo El Greco - são um tema recorrente. Rodrigues, caçado pelos japoneses, trancado em sua cela que era uma gaiola para animais, está perto do destino do mártir. Perto de subir heroicamente na sua cruz.

Exceto que, em última análise, ele escolheu se curvar ao seu verdugo, de renegar publicamente a sua fé, porque esse é o preço que é solicitado a pagar pelas vidas de seus irmãos cristãos. E pisoteando a imagem do Cristo, Rodrigues pisa a sua própria vaidade.

Se na primeira aparência parece um filme de aventura, Silêncio se faz pouco a pouco uma reflexão vertiginosa. Com a arte consumada do diálogo, Scorsese confronta Rodrigues a um grande inquisidor retorcido, carregado pelo poder de erradicar o menor traço do cristianismo. Em seguida, temos um Ferreria não menos perturbador, que apóstata ele mesmo com frase após frase faz vacilar a fé do seu antigo discípulo. O teste físico vem para superar a dor física. Tornando o filme ainda mais sufocante.

A beleza da imagem

Mais sem dúvida, levado por uma natureza selvagem e magnífica, Scorsese opta por um estilo quase nu. Lamentaremos os momentos em que o Rodrigues ouve ou acredita que ouve a voz de Jesus! A beleza da imagem parece quase contradizer o horror da historia. Temos que ver como o cineasta filma as cenas do crente crucificado aguardando ser afogado pela maré: sem música, com o rugir das ondas, batendo as rochas. E este homem moribundo que num último suspiro lança seu canto para os céus. De uma experiência aterrorizante, Scorsese faz um momento, único, belo, impregnado de espiritualidade.

Leia mais

  • Para ator japonês experiência com Scorsese foi quase espiritual
  • A verdadeira história dos Cristãos do Japão
  • Em 'Silêncio', de Scorsese, questão linguística se esvai
  • Os santos morrem, os renegados voltam para casa
  • E se a fé baseou-se num mal entendido?
  • Uma filmografia atravessada pelo pecado e pela redençãoUm filme vertiginoso e desafiador
  • Entrevista com Martin Scorsese
  • O avassalador Silêncio de Scorsese
  • Silence, Scorsese e a missão na Igreja
  • Na trilha dos jesuítas de Scorsese em Lisboa
  • Jesuítas "abençoam" o filme de Scorsese sobre a perseguição no Japão
  • "Eu, ex-coroinha em Nova York e diretor de um filme esperado pela vida inteira." Entrevista com Martin Scorsese
  • "Silence": as perseguições no Japão, de Endō a Scorsese
  • "Silence", de Scorsese: "Um filme para a Igreja de hoje"
  • "Silence" e os jesuítas no Japão dos xoguns. Entrevista com Martin Scorsese
  • Scorsese: "Eu nunca tinha me encontrado com um pontífice"
  • Filme sobre os missionários no Japão. Papa recebe o diretor de cinema Martin Scorsese
  • Cristóvão Ferreira, o jesuíta português que inspirou Martin Scorsese
  • "Silence", de Scorsese, estreia no Vaticano no dia 1º de dezembro
  • ‘Silêncio’, o novo filme de Martin Scorsese sobre os cristãos perseguidos no Japão
  • Fé e dúvida em 'Silence': uma reflexão quaresmal
  • Em 'Silêncio', o Pisoteado rompeu o silêncio
  • De que forma o filme “Silêncio” é arte?

Notícias relacionadas

  • Poesia e mística: o silêncio como origem e destino. Entrevista especial com Mariana Ianelli

    “O tempo interior, de silêncio, paciência e meditação, tem sido cada vez mais preterido pelo imediatismo, que é a noção d[...]

    LER MAIS
  • 17 de maio de 1915 – Primeira Guerra Mundial faz superior-geral dos jesuítas se mudar para a Suíça

    Quando a Itália entrou na guerra contra a Áustria, ficou insustentável para Ledochowski (foto) permanecer em Roma. Então, e[...]

    LER MAIS
  • Jesuítas da Indonésia: diálogo, a melhor arma contra o fundamentalismo

    Está em andamento na Indonésia, a quarta Conferência dos Jesuítas da Ásia e do Pacífico sobre o tema "Um apelo ao diálogo s[...]

    LER MAIS
  • Francisco Xavier e Pedro Arrupe. Dois ícones da Igreja. A homilia do papa Francisco na festa de Inácio de Loyola em 2013

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados