• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Crianças do Brasil são separadas dos pais nos EUA

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

18 Junho 2018

Os irmãos brasileiros de 8, 10 e 17 anos chegaram ao abrigo para menores em Tucson, no Arizona, às 9h30 do dia 29. Assustados, choravam sem saber onde estava a mãe, com quem haviam cruzado a fronteira do México com os EUA. Apreendidos, eles passaram a fazer parte da estatística mais cruel do governo de Donald Trump, a de famílias de imigrantes separadas em razão da política de “tolerância zero” do presidente.

A reportagem é de Cláudia Trevisan, publicada por O Estado de S. Paulo, 17-06-2018.

Nas seis semanas entre os dias 19 de abril e 31 de maio, 1.995 menores foram enviados para centros como o que recebeu os três irmãos, enquanto seus pais ou guardiões eram encarcerados em prisões federais. A separação pode durar meses, marcados por incerteza e medo.

Na sexta-feira, 17 dias depois de sua chegada ao abrigo Estrella del Norte, os três irmãos conseguiram conversar pela primeira vez por telefone com a mãe, Jaene Silva de Miranda, que está em um centro de detenção na cidade de Eloy, a 90 km de Tucson. Segundo o Consulado do Brasil em Los Angeles, o contato foi feito a pedido da cônsul-honorária do Brasil no Arizona, Rosilani Novaes, que visitou os menores depois de se encontrar com Jaene. Durante a visita, as crianças disseram que estavam sendo bem tratadas, de acordo com informações dadas pelo consulado.

Mas no dia em que eles chegaram ao local, o sentimento era de pânico, disse o filho de brasileiros nascido na Califórnia Antar Davidson, que trabalhou durante quatro meses no centro Estrella del Norte, que tem capacidade para abrigar 300 crianças e adolescentes. “Os três irmãos estavam muito traumatizados, choravam e se abraçavam”, lembrou o instrutor de capoeira, que disse ter pedido demissão no dia 7 por discordar do tratamento dado aos menores.

A gota d’água foi a ordem para dizer às crianças brasileiras que elas não podiam se abraçar. “A política do centro é que os menores não podem se tocar. Mas não dá para aplicar regras dessa maneira, sem empatia. Não escolhi esse trabalho para fazer isso”, declarou Davidson, que tem 32 anos e dava aulas de capoeira e de inglês.

No dia 30, outros quatro brasileiros chegaram ao Estrella del Norte, relatou. Um tinha 14 anos e os demais, 17. No dia 24, um deles fará 18 anos e será transferido para um centro de detenção para adultos. Ele cruzou a fronteira desacompanhado e o consulado em Los Angeles conseguiu entrar em contato com sua mãe no Brasil. A mãe de outro brasileiro de 17 anos está detida no Texas, enquanto os pais dos outros dois ainda não foram localizados.

A vida na fronteira entre EUA e México

Quando Davidson começou a trabalhar no abrigo, em fevereiro, a maioria das crianças havia sido apreendida quando cruzava a fronteira desacompanhada. Nesses casos, as autoridades tentavam localizar pais ou familiares que poderiam se responsabilizar por elas. “Quando os menores chegavam no centro, eles já sabiam que seriam reunificados com a família.”

A situação mudou com a determinação de Trump de processar todos adultos criminalmente sob a acusação de entrarem nos EUA de maneira ilegal e enviá-los a prisões federais. Nas últimas semanas, Davidson passou a ver um número crescente de menores que haviam sido separados dos pais na fronteira, que chegavam ao abrigo sem saber o que aconteceria no futuro. “O que era uma situação transitória passou a ficar cada vez mais permanente, com uma equipe que não estava preparada para lidar com a situação.” Davidson disse que antes dos sete menores que chegaram nos dias 29 e 30, o Estrella del Norte nunca havia recebidos brasileiros.

Além do trauma da separação, eles enfrentaram a barreira da língua, já que as aulas no abrigo são em espanhol, língua da maioria dos imigrantes que chega aos EUA. Davidson disse que era o único funcionário do centro que falava português. Em declarações ao jornal Los Angeles Times, a porta-voz da ONG que administra o abrigo disse que tradutores são contratados para casos como os dos brasileiros. “Nossa equipe tem grande experiência em lidar com essa população”, disse Cindy Casares. “Temos padrões elevados.”

Com o agravamento da crise econômica, cresceu o número de brasileiros que entram nos EUA de maneira clandestina pela fronteira com o México e muitos fazem o trajeto com os filhos. Entidades de defesa de direitos humanos condenam a política de “tolerância zero” e sustentam que ela pode causar danos psicológicos irreversíveis nos menores e em seus pais.

Em maio, um hondurenho de 39 anos cometeu suicídio em uma prisão do Texas depois de ter sido separado da mulher e de seu filho de 3 anos, de acordo com reportagem do Washington Post. Grande parte dos imigrantes da América Central foge da violência e das gangues que tentam cooptar crianças e jovens.

Até mesmo integrantes do Partido Republicano se declaram desconfortáveis com a prática. “Não queremos crianças separadas de seus pais”, disse o presidente da Câmara dos Deputados, Paul Ryan. O secretário de Justiça, Jeff Sessions, afirmou que a “tolerância zero” serve para desestimular a entrada de adultos com menores. “Se você está contrabandeando uma criança, nós vamos processá-lo e a criança será separada de você, como exige a lei”, disse.

Leia mais

  • EUA. Milhares de crianças arrancadas de seus pais
  • As polêmicas 'geladeiras' onde imigrantes ficam presos na fronteira dos EUA com o México
  • EUA. Separação familiar é uma política imoral e ineficaz
  • EUA. Diocese de San Diego lança programa para evitar a separação familiar na fronteira
  • Centenas de crianças separadas das famílias na fronteira dos EUA
  • Governo Trump estuda separar de suas famílias as crianças que atravessarem a fronteira ilegalmente
  • Migrantes: em Ceuta, a outra fronteira entre a Europa e a África. "Chega de lâminas de aço nas barreiras"
  • Campanha do Vaticano sobre migrantes e refugiados premiada internacionalmente como Melhor Estratégia Social
  • Papa Francisco pede proteção aos filhos de migrantes e suas famílias
  • Navio Aquarius. Entre os migrantes estão grávidas, crianças e homens feridos a bala
  • Portos italianos fechados para os imigrantes
  • Católicos e migrantes, hospitalidade e dúvidas
  • EUA. Líderes cristãos se unem contra Trump
  • A política “América em primeiro lugar” do Presidente Trump é “uma heresia teológica para quem segue Cristo"
  • O grito dos bispos mexicanos a Trump: não aos muros de violência!
  • Trump quer impor cotas a juízes de imigração

Notícias relacionadas

  • A ambígua e ineficiente política indigenista brasileira. Entrevista especial com Egydio Schwade

    LER MAIS
  • "A democracia brasileira é chata. Não entusiasma ninguém". Entrevista especial com Francisco de Oliveira

    LER MAIS
  • João Goulart e um projeto de nação interrompido. Entrevista especial com Oswaldo Munteal

    LER MAIS
  • EUA. Irmãs abrem Assembleia 2016 da LCWR com ênfase no diálogo contemplativo

    Na terça-feira à noite, 09-08-2016, a presidente da Conferência de Liderança das Religiosas (Leadership Conference of Women Re[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados