Como os jesuítas fizeram cidades

Mais Lidos

  • A emergência de uma cultura livre na era da IA depende de restituir os comuns digitais que hoje vêm sendo capturados sem nenhuma contrapartida por parte das grandes plataformas digitais

    Desnaturalizar a IA é trazer à superfície sua estrutura fundada no trabalho comum. Entrevista especial com Leonardo Foletto

    LER MAIS
  • Trump bombardeia o Irã novamente e comete um erro colossal: ele não tem ideia de quem é seu inimigo

    LER MAIS
  • A Copa do Mundo que revelou o novo mapa do poder. Artigo de Carol Althaller

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

29 Setembro 2016

A historiadora Maria Helena Flexor mostra que o trabalho de evangelização realizado pela Companhia de Jesus acabou ditando as formas de ocupação e convívio no Brasil colonial.

O comentário é de Edison Veiga, publicado por O Estado de S. Paulo, 28-09-2016.

Ou seja: vem daí o princípio do próprio processo de urbanização – que acabou formando, entre tantas cidades, a capital paulista. Seu artigo ‘Terreiros Jesuíticos no Brasil’ é um dos que constam no livro ‘Antigos Aldeamentos Jesuíticos – A Companhia de Jesus e os Aldeamentos Indígenas’ (Edições Loyola; 248 págs.; R$ 74), organizado por Gabriel Frade.