• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Trump anuncia tarifas de 25% sobre "todos" os carros não fabricados nos EUA

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Como o Papa Francisco exerce forte influência sobre o conclave de 2025

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

27 Março 2025

O anúncio de tarifas, que ameaça causar impacto na indústria automobilística dos EUA, ocorre no momento em que o escândalo de segurança nacional sobre o vazamento acidental do chat de guerra do Signal vem à tona.

A reportagem é de Antónia Crespí Ferrer, publicada por El Diario, 26-03-2025.

Tarifas de 25% “sobre todos os carros não fabricados nos Estados Unidos”. Foi o que anunciou o presidente dos EUA, Donald Trump, nesta quarta-feira. O secretário de Comércio, Howard Lutnick, que também estava no Salão Oval, confirmou que as tarifas começarão a entrar em vigor em 3 de abril.

“Você será cobrado com um imposto de 25%, mas se você fabricar seu carro nacionalmente, não haverá tarifa”, disse o magnata, que defendeu a medida como uma forma de impulsionar a reindustrialização do país: “Isso continuará a impulsionar um crescimento como você não tinha visto antes de eu ser eleito [presidente]. Estávamos perdendo todas as nossas fábricas.”

O presidente dos EUA garantiu que não há possibilidade de recuar em seu plano nos próximos dias. “É 100% permanente”, disse Trump. Em sua cruzada errática de tarifas, o presidente se envolveu em vários episódios em que, depois que as tarifas entraram em vigor, ele as adiou em questão de dias. Isso é algo que o México e o Canadá sabem em primeira mão, tendo visto a Casa Branca adiar as tarifas de 25% duas vezes.

O anúncio de novas políticas tarifárias sobre importações de carros ocorre uma semana antes do "Dia da Libertação" — 2 de abril — quando a Casa Branca deve lançar seu maior pacote de tarifas de importação. Sobre isso, o magnata anunciou que será muito mais "leniente" com a aplicação de tarifas, embora não tenha especificado o que quer dizer com essa expressão.

"Em muitos casos, será menor do que a tarifa que nos foi cobrada por décadas. Então, acho que as pessoas ficarão muito, muito surpresas. Acho que será uma surpresa agradável. Estamos tentando mantê-la relativamente conservadora", disse ele. Ele também disse que, no caso dos carros Tesla fabricados por Elon Musk, a tarifa de 25% "poderia ser neutra".

Como é habitual na caótica guerra tarifária de Trump, a aparição de quarta-feira foi uma decisão de última hora, anunciada pouco antes pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt. O anúncio de tarifas, que ameaça causar impacto na indústria automobilística dos EUA, coincide com o escândalo de segurança nacional em torno do vazamento acidental do chat de guerra do Signal.

A UE “lamenta profundamente” a decisão de Trump

“Lamento profundamente a decisão dos EUA de impor tarifas sobre as exportações de carros europeus”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em um comunicado, relata Irene Castro.

“A indústria automotiva é uma impulsionadora de inovação, competitividade e empregos de alta qualidade, graças às cadeias de suprimentos profundamente integradas em ambos os lados do Atlântico”, disse von der Leyen. “Como eu disse antes, tarifas são impostos: elas prejudicam empresas e são ainda piores para consumidores, tanto nos Estados Unidos quanto na União Europeia. Agora avaliaremos este anúncio, junto com outras medidas que os Estados Unidos estão propondo. A UE continuará buscando soluções negociadas, ao mesmo tempo em que protege seus interesses econômicos.”

E o Presidente da Comissão Europeia acrescentou: "Como uma grande potência comercial e uma comunidade forte de 27 Estados-Membros, protegeremos os nossos trabalhadores, empresas e consumidores em toda a União Europeia."

As tarifas sobre automóveis são uma das medidas que o presidente dos EUA vem anunciando há algum tempo. Em uma aparição em sua mansão em Mar-a-Lago em fevereiro passado, Trump declarou que também imporia impostos sobre produtos farmacêuticos e microprocessadores importados. Foi então que ele disse que as tarifas sobre os carros seriam “provavelmente” de 25%.

No início de março, depois que as tarifas de 25% sobre as importações mexicanas e canadenses entraram em vigor, a Casa Branca mudou de ideia e concedeu à indústria automobilística um período de carência de um mês. O governo Trump anunciou que estava adiando as tarifas sobre veículos após pedidos de isenção das três principais montadoras dos EUA: Ford, General Motors e Stellantis. A trégua concedida na época afetou todos os veículos incluídos no acordo USMCA, a versão reformulada do NAFTA com o México e o Canadá, que Trump assinou durante seu primeiro mandato e agora parece querer explodir.

As tarifas também podem aumentar o custo dos veículos para os consumidores em milhares de dólares, prejudicando as vendas de carros novos e levando à perda de empregos, já que a indústria automobilística dos EUA depende muito de peças importadas, de acordo com o Centro de Pesquisa Automotiva. Os Estados Unidos importaram US$ 474 bilhões em produtos automotivos em 2024, incluindo US$ 220 bilhões em carros. México, Japão, Coreia do Sul, Canadá e Alemanha, todos aliados próximos dos EUA, foram os principais fornecedores.

Leia mais

  • As escolhas de gabinete de Trump representam um recorte incomum da vida religiosa americana
  • A luta de classes nos Estados Unidos. Artigo de Christian Marazzi
  • Trump, a intensificação da estratégia contra a China. Artigo de Eduardo Garcia Granado
  • Guerra comercial: por que Trump vai perder
  • Elon Musk S.A.: é assim que ele ganha dinheiro apoiando a extrema-direita. Artigo de Yago Álvarez Barba
  • Trump contra América Latina
  • “O setor farmacêutico é ultra-subsidiado e ultra-monopolista”. Entrevista com Gaëlle Krikorian
  • Qual será o custo da guerra comercial de Donald Trump contra a União Europeia?
  • Temendo serem abandonados pelos EUA, deputados alemães aprovam mais de € 1 trilhão para rearmar o país
  • Na fronteira EUA-México, bispos católicos se preparam para o retorno do regime anti-imigração de Trump
  • Tecnologia: como a China derrotará Trump. Artigo de Pawel Wagran
  • O vazamento de planos militares dos EUA em um bate-papo em grupo desencadeia uma crise política que Trump está tentando minimizar
  • "Modo de guerra" se torna realidade na Europa com o retorno de Trump à Casa Branca

Notícias relacionadas

  • Católicos estadunidenses, Trump e a autobiografia de uma nação. Artigo de Massimo Faggioli

    "Os católicos italianos aprenderam a ver Berlusconi como um problema italiano criado por italianos (incluindo os católicos); ess[...]

    LER MAIS
  • Nunca vi um mexicano mendigar nos Estados Unidos. Alejandro González Iñárritu expressa decepção encontro de Peña Nieto e Trump

    LER MAIS
  • Pregação e hospitalidade enchem as igrejas

    "Mesmo antes de ver este relatório eu já sustentava que o necessário para termos uma paróquia de sucesso é haver uma boa preg[...]

    LER MAIS
  • Presidente mexicano debaixo de fogo por ter convidado el señor Trump

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados