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Sobre “Conclave”. Artigo de Elisa Mascellani

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23 Janeiro 2025

"A ausência de um léxico específico é sinal de falta de profundidade e o léxico utilizado é o excessivamente utilizado, como “mistério” e “crise de fé” em grande parte semeados de forma inadequada", escreve Elisa Mascellani, em artigo publicado por Settimana News, 07-01-2025. 

Eis o artigo.

Hoje em dia falar em Conclave significa algo mais do que evocar um rito antigo cheio de mistério e sugestão, qualquer que seja a ideia inicial do realizador austríaco Edward Berger ao transpor o romance de Robert Harris (2016) para uma versão cinematográfica. Na verdade, os primeiros orçamentos do pontificado do Papa Bergoglio começam a ser publicados, em cada consistório são levantadas situações de conclave e o perfil ideal do próximo pontífice está a ser traçado, especialmente por aqueles que não gostam do atual. Na verdade, na trama do filme podemos ler mais de uma analogia com a situação atual da Igreja, a partir da situação de “crise” que move narratologicamente a dramaturgia: um pontificado “inovador” em muitos aspectos acaba deixando o partido tradicionalista insatisfeito do alto clero e deixando em aberto uma sucessão problemática.

Parcelas e frondes

Na realidade, conhecemos apenas o suficiente sobre as tramas e ramificações internas do Colégio Cardinalício para não julgar alguns dos personagens do filme como demasiado caricaturados: a figura do Cardeal Tedesco (o excelente Sergio Castellitto), principal candidato da ala tradicionalista, não é tão improvável, que deseja absolutamente um papa italiano, defende o renascimento do latim eclesiástico, apela a uma Igreja mais combativa em relação às outras religiões, considera a atitude dialógica um relativismo perigoso e é decididamente islamofóbica.

Um pouco mais extrema, mas não totalmente improvável, é a figura do Cardeal Tremblay (John Lithgow), que acaba por ter feito acordos no pré-conclave para obter os votos de alguns cardeais (o que no campo político seria uma troca de votos e que no âmbito eclesiástico cheira a simonia); o mesmo se poderia dizer da mancha secreta (mas evitemos o spoiler) no passado do cardeal africano Adeyemi (Lucian Msamati), de quem se diz, mais provavelmente, que seria paradoxal considerar a sua candidatura como a primeira o papa negro é “inovador” quando no campo ético o cardeal africano representa a homofobia mais radical.

Mais uma vez, não podemos deixar de considerar o Cardeal Bellini (um grande Stanley Tucci) sábio que tenta com todas as suas forças “evitar o pior”, ou seja, o cardeal tradicionalista Tedesco, convergindo para um “menos pior” (Trembley, no primeiro por exemplo, se for o mesmo segundo, o mesmo Lawrence reticente no final), argumentando que a igreja teve pior. Mas acima de tudo, a preocupação constante e por vezes angustiada do Cardeal Lawrence (uma interpretação muito convincente de Ralph Fiennes), o reitor encarregado da gestão do conclave, cujas linhas de tensão estão sempre em primeiro plano e que nos lembra a sua atitude tensa e preocupado com o Papa Bento XVI à medida que este se aproxima da sua demissão.

E, novamente, a demissão de um cardeal pelo Papa não é tão incrível. O Papa Francisco fez isso. E ficaríamos tão surpresos se descobríssemos a existência de um cardeal “in pectore” em algum lugar do mundo? Na história do filme é o cardeal de Cabul, Monsenhor Benitez (Carlos Diehz).

O que funciona

Em suma, os ingredientes básicos do thriller psicológico, como foi definido, ou da ficção pop (que hoje é um subgênero classificado) não são rebuscados em relação à realidade e a intenção do diretor parece ser aderir ao que é possível. Nenhuma foto de Dan Brown, por assim dizer, e nem mesmo referências escandalosas do Caso Spotlight.

Concebido desta forma, o thriller funciona, graças ao ambiente claustrofóbico da Capela Sistina e da Casa Santa Marta, ao jogo de jogadas e contra-ataques das personagens do campo, aos diálogos reservados a dois, três ou grupos das festas, às engenhosas reviravoltas (pelo menos três), na verdade surpreendentes mas também credíveis, ao encanto sugestivo da solenidade eclesiástica, feita da linguagem misteriosa do formulário latino, dos tecidos preciosos e pesados ​​das vestes, da as cores saturadas das vestes, ouro, preto e roxo.

As tomadas insistem nestes detalhes com um requinte quase excessivo (a fotografia de cima dos cardeais convergindo para a Capela Sistina para a votação decisiva em túnicas roxas, cada um sob um guarda-chuva branco, tem grande efeito), realçando um contraste que é ao mesmo tempo óbvio e provocativo com as roupas cinzentas e recatadas das freiras de serviço, com seus gestos prosaicos na preparação das cantinas, arrumando as togas, selando em celofane todos os celulares e aparelhos dos cardeais para o isolamento do conclave: o o seu silêncio laborioso, o seu falar baixo e ininteligível é um contraponto às palavras importantes e aos tons declamatórios dos cardeais.

A única freira que quebra apenas uma vez o silêncio e a barreira da separação, Irmã Agnes (Isabella Rossellini), a única que parece ter nome (mas sobrenome seria demais), o faz por motivos de consciência, para revelar uma conspiração secreta, consciente de ultrapassar os limites do seu papel, mas também determinada a fazê-lo. E logo a seguir tem que socorrer o reitor que, naturalmente, não consegue fazer fotocópias sozinho.

O que está faltando

O que falta ao filme, infelizmente, é um interesse real pelo assunto e uma competência séria, senão específica, sobre o assunto. Infelizmente, digamos assim, porque a habilidade do diretor e o elenco excepcional teriam merecido muito mais substância.

Para nos limitarmos aos temas mais importantes, o contraste entre inovadores e tradicionalistas é apresentado sem mencionar uma única vez o Concílio Vaticano II, as suas interpretações, as suas consequências; falamos do renascimento do latim sem nunca falar da reforma litúrgica; a relação com o Islã e outras religiões é mencionada polemicamente, mesmo sem usar o termo diálogo inter-religioso ou ecumenismo. E, finalmente, o tema, crucial nas circunstâncias de uma eleição papal, do papado “monárquico” em relação à “sinodalidade” eclesial nem sequer aparece.

Em suma, a ausência de um léxico específico é sinal de falta de profundidade e o léxico utilizado é o excessivamente utilizado, como “mistério” e “crise de fé” em grande parte semeados de forma inadequada. Não são necessários estudos teológicos para chegar à substância das questões discutidas pelos cardeais, mas ainda não chegamos lá.

O aparato da igreja (organização e rituais) está bem representado, em si muito espetacular e “cinemático”, alguns temas são captados (na sua maioria interpretados com os parâmetros da política atual), mas o conteúdo estritamente religioso é completamente ou quase completamente ignorado, se não quisermos dizer teológico, o conteúdo da fé e, onde há disputa, o objeto da disputa.

É fácil levantar a hipótese de que o diretor não estava interessado em entrar no assunto, mais fácil ainda pensar que ele não queria envolver muito os espectadores, mas tememos que a responsabilidade não seja principalmente do narrador ou do diretor, mas sim com a falta de comunicação da própria igreja, muito eficaz na exibição do aparato mas com sérias dificuldades quando se trata de explicar a sua crença aos homens normais deste mundo normal, com palavras normais e meios normais de comunicação. O saudável exercício de “conversar uns com os outros” (segundo a expressão do Papa Francisco) [1] é decididamente pouco praticado, se excluirmos o género da pregação que não é coloquial.

De qualquer forma, os espectadores do Conclave podem contar incrivelmente com um final feliz. A fumaça branca (como abrir mão de um efeito tão cinematográfico?) estará lá e será eleito um novo papa que parece feito para agradar ao diretor e aos espectadores. Também gostamos dele, claro, porque sugere, com o seu segredo e mesmo sem o seu segredo, um mundo eclesiástico alternativo (seria pedir demais formular a hipótese de uma referência às “periferias”). Mas, infelizmente, o coitado parece não ter muito a dizer, como que para confirmar a falta de argumentos capazes de sustentar a osmose entre o “dentro” e o “fora” das fronteiras eclesiásticas.

Notas

[1] Relatório resumido da primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (outubro de 2023)

Leia mais

  • Filme “Conclave” tem chance de ganhar um Oscar
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