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O fim de 'Conclave' deixará o público animado. Mas será que ele é digno do brilhantismo do filme? Artigo de João Anderson

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23 Janeiro 2025

"Ficou claro desde os créditos de abertura que a multidão conhecia sua igreja", escreve João Anderson, crítico de televisão do The Wall Street Journal e colaborador do The New York Times, em artigo publicado por America, 28-10-2024.

Eis o artigo.

Quando o público em geral tiver a chance de ver “Conclave” — algo que muitos provavelmente farão, dada a provável proeminência do filme na época do Oscar — a conversa será sobre o final. O que é, lamento dizer, inteligente. Ele envia uma mensagem, como qualquer história sobre uma eleição papal estaria destinada a fazer. Não é uma conclusão mesquinha, de forma alguma. Mas se é o tipo de zinger digno de um filme que é magistral quando não está simplesmente sendo brilhante é uma questão. E não é a única.

O papa está morto. É o que Thomas Lawrence (Ralph Fiennes) descobre no início desta adaptação do livro de Robert Harris, que tem uma queda por títulos de uma palavra (Pátria, Enigma, Pompeia, Arcanjo) e a consideração de um romancista pela história real. Isso se encaixa bem com o diretor Edward Berger, cuja versão de 2022 de "Nada de Novo no Front" também exagerou quando poderia ter sido sóbria, embora "sóbrio" seja certamente a palavra para Thomas: como reitor do Colégio dos Cardeais — um trabalho que ele tentou e não conseguiu abandonar — ele se encontra sombrio em uma situação que quase todos ao seu redor sabiam que estava por vir. O Santo Padre estava falhando, seus confidentes mais próximos estavam tramando, e Thomas descobre — mesmo quando as janelas de aço da Capela Sistina são fechadas com estrondo, os telefones são deixados em uma pilha às pressas e todos os meios de comunicação são proibidos no colégio isolado — que o pontífice pode estar controlando a eleição do além-túmulo.

O retrato que o Sr. Berger cria do Vaticano na época de um conclave é de um santuário crepuscular, mundano com as ambições dos homens e pesado com a história papal — e a profundidade arquitetônica de Roma, bem como a solenidade dos ritos antigos. (A cinematografia é de Stéphane Fontaine; “Um Profeta” e “Jackie” estão entre seus trabalhos pictóricos.) Conforme Thomas é auxiliado com suas vestes, elas parecem possuir sua própria gravidade inescapável; o enquadramento dos personagens pode sugerir qualquer um, de Caravaggio a Marc Chagall (ambos têm obras entre os tesouros do Vaticano), e a variedade de composições de natureza morta que decoram “Conclave” sugere repouso ou volatilidade, mais frequentemente a última. É cinema de primeira categoria.

A narrativa, com roteiro do talentoso Peter Straughan (“O Espião que Sabia Demais”, “Frank”), envolve a disputa por posição entre cardeais com agendas. Os mais ansiosos por eleição são os mais desprezados entre seus colegas. O cardeal Tedesco (Sergio Castellitto) é um bombástico direitista que reclama que não há um papa italiano há 40 anos (o que confirma as suspeitas de que o falecido sem nome é inspirado no Papa Francisco) e vê o conflito da igreja com o islamismo como uma guerra. O cardeal Bellini (Stanley Tucci), um improvável favorito americano na disputa, é o liberal parecido com Francisco, que Thomas preferiria vencer, até que ele próprio conseguisse alguns votos. O cardeal Tremblay (John Lithgow) é um conspirador oleoso, mas também foi um dos confidentes mais próximos do papa morto. E o Cardeal Adeyemi (Lucian Msamati), o linha-dura africano que está à direita até mesmo de Tedesco, está prestes a se tornar o primeiro papa negro certificado de Roma. (Qualquer semelhança com o Cardeal Francis Arinze é provavelmente difamatória.) Thomas, que alega ser objetivo, é tudo menos isso.

O curinga em toda essa trapaça clerical é o santo cardeal Benitez (Carlos Diehz), que chega à Cidade do Vaticano com a alegação de que o falecido papa o havia feito secretamente arcebispo de Cabul. O segredo foi motivado pela natureza perigosa dos vários cargos de Benitez — no Congo, Bagdá e Afeganistão — e sua alegação é confirmada. Ele é uma invenção fantástica do Sr. Harris, embora perturbe a química de "Conclave", que é mais envolvente ao explorar as negações de ambição entre homens muito ambiciosos. "Conclave" me fez pensar em "Lincoln", de Steven Spielberg, com seu elenco de atores memoráveis ​​interpretando todos aqueles artistas políticos vagamente lembrados. A idade do elenco — e nossas memórias deles mais jovens — pontua o fato de que tanto poder está em mãos tão velhas. Pense nisso na época das eleições.

O Sr. Fiennes parece destinado a indicações nesta temporada de premiações, assim como o Sr. Tucci, o Sr. Berger e o próprio filme. Um delicioso contra-agente para a sobrecarga de testosterona é Isabella Rossellini, que, como Irmã Agnes, silenciosamente dirige o cuidado dos cardeais reunidos. Mas ela tem um momento em que faz uma acusação fulminante de certos homens, diante de uma multidão de outros homens, e então faz uma reverência antes de sair da câmara. O público com quem eu estava riu alto. Mas ficou claro desde os créditos de abertura que a multidão conhecia sua igreja.

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