• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A eleição de Trump e o profeta Jeremias. Artigo de Jung Mo Sung

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

11 Novembro 2024

Ao me despertar cedo no dia após a eleição, vi no celular o resultado que me entristeceu e ainda me entristece. A vida é assim, com idas e vindas. Neste tempo de tantas transformações e instabilidades, o que pode nos manter com uma fé teimosa? 

O artigo é de Jung Mo Sung, teólogo e cientista da religião.

Eis o artigo.

Bungishabaku Katho, professor de bíblia e teologia em DR Congo, no seu livro “Lendo Jeremias na África: Ensaios Bíblicos em Imaginação Sociopolítica”, escreveu: “O profeta (Jeremias, que viveu nos séculos VII e VI a.C.) deseja que seus compatriotas e seus líderes abram os olhos para ver a destruição que se aproxima, mas eles não se importam. Todos vivem em negação, todos estão preocupados com seus próprios interesses, o bem-estar da nação (no nosso caso, da humanidade) não é uma prioridade para o povo ou seus líderes. Isso cria uma grande dor emocional e espiritual para o profeta, que vivencia o mal na terra diariamente”.

Eu conheci esse professor em um congresso teológico em uma universidade católica em Chicago e a sua fala me impressionou. Logo após a viagem de volta, eu li o seu livro. No debate após a palestra dele, eu comentei que o profeta Jeremias é o meu “preferido”, especialmente pela música que cantávamos nas comunidades de base na década de 1980 e 90, na periferia da zona leste de São Paulo: “Antes que te formasse dentro do ventre de tua mãe; antes que tu nascesses, te conheci e ti consagrei. [...] Tenho de gritar, tenho de arriscar, ai de mim se não o faço! Como escapar de Ti? Como não falar se Tua voz me queima dentro?”

Por que estou falando de Jeremias e essa vocação que “me queima dentro” em um texto sobre a eleição de Trump? Eu mesmo não tenho muita certeza, mas eu penso que essa “agonia” ou a dor emocional e espiritual que Katho fala pode nos ajudar a entender o que muitos de nós estamos vivendo. Eu particularmente comecei a repensar a minha teologia da libertação nos inícios da década de 1990, na época da queda do bloco socialista, e a reler a Bíblia a partir do exílio de Israel e os profetas dessa época. A minha juventude teológica foi marcada pela esperança da libertação dos pobres e a construção, não do Reino de Deus por que desse Reino nós não somos o construtor e não cabe plenamente na história, mas de uma sociedade pós-capitalista, um socialismo democrático humanista (eu até escrevi um documento sobre isso no meu grupo político), uma nova sociedade centrada na justiça social. Mas, aprendi com dor que a história não respeita nossas esperanças.

Devemos levar a sério a afirmação da fé cristã de que Jesus, o crucificado, fui ressuscitado por Deus e que isso nos revela que Deus estava presente na cruz, um paradoxo e um escândalo para todas as religiões. A ideia escandalosa de que o Messias, – a esperança da vitória do bem contra o mal no mundo, a derrota dos impérios, dos reis e sacerdotes –, foi derrotado e morreu na cruz sob o poder do Império foi escandalosa também para muitos cristãos na linha de libertação, tanto que escondeu esse escândalo sob o mito do progresso da história ou da narrativa da revolução inquestionável. A insistência do apóstolo Paulo de que o crucificado é o ressuscitado e que o ressuscitado foi antes crucificado, – não porque um Deus sacrificial exigia sua morte, mas porque Deus veio ao mundo sem o poder imperial (cf. Fl 2,6), mas como amor e perdão (1Jo) – deve ser para os cristãos uma chave de interpretação da história. Em outras palavras, a verdade, amor e justiça se aliam e caminham juntos, mas não necessariamente com o poder e, muito menos com a violência que os poderosos impõem na história humana.

Os grandes poderosos e os muitos “influenciadores” do mundo vivem de negações da vida real, especialmente a realidade das vidas sofridas e dos desastres sociais e ambientais que estão aparecendo em todos lugares do mundo. Como dizia Jeremias, eles não enxergam porque são ignorantes ou lhes falta informações, mas porque não querem, não tem interesses em ver. É a mentira dominando os discursos religiosos e políticos.

No calor do resultado da eleição é difícil saber o que aconteceu. Mas, nas várias análises sobre a vitória de Trump e/ou os erros da campanha dos democratas, há um certo consenso de que a campanha do Trump concentrou o seu discurso ao tema da economia, em especial a inflação que tem corroído a renda da população, a imigração ilegal, a recuperação do “status” do homem frente às mulheres, sejam eles brancos, negros ou latinos (o machismo dá votos!). Enquanto que os democratas “esqueceram” ou colocaram em segundo ou terceiro lugar o tema dos trabalhadores e pobres e se concentram nas questões de identidade e a noção (abstrata) da democracia. Cada campanha presidencial “esqueceu” os temas que não lhe interessavam. Sem deixar de lado o fato de que as grandes transformações tecnológicas e culturais estão gerando muita instabilidade pessoal e social e, em tempo assim, o discurso da “ordem” e do fundamentalismo atrai mais o povo.

Ao me despertar cedo no dia após a eleição, vi no celular o resultado que me entristeceu e ainda me entristece. A vida é assim, com idas e vindas. Neste tempo de tantas transformações e instabilidades, o que pode nos manter com uma fé teimosa? Jeremias pode nos ajudar: “Tenho de gritar, tenho de arriscar, ai de mim se não o faço! Como escapar de Ti? Como não falar se Tua voz me queima dentro?”

Leia mais

  • “Donald Trump tem um poder colossal para causar danos”. Entrevista com Romain Huret
  • Eleições nos EUA: eleitores católicos apoiaram Trump em vez de Harris
  • Americanos fizeram de Trump um ‘super homem’, diz NYT
  • “Trump se torna um epicentro para a organização da extrema direita global”, afirma cientista político
  • A chave não eram as mulheres, mas os homens: a 'estratégia machista' funcionou para Trump
  • Quem é J.D. Vance, o ambicioso e polêmico vice de Trump
  • Com Trump nos EUA, Brasil e outros líderes precisam aumentar ação climática
  • O que esperar da administração Trump na agenda climática
  • Retorno de Trump à Casa Branca dificultará ainda mais limite de aquecimento de 1,5°C
  • “Nasce uma estrela”: o que significa para o mundo a aliança de Donald Trump e Elon Musk na Casa Branca
  • A vitória eleitoral de Donald Trump enquadra-se perfeitamente nos planos de Netanyahu no Oriente Médio. Artigo de Jesús A. Núñez
  • Como Trump conseguiu fazer isso novamente? Artigo de Patrick Iber
  • Trump está se preparando para assumir o controle absoluto dos EUA
  • Trump cortejou os católicos brancos - e eles o ajudaram a ganhar a Casa Branca novamente
  • Donald Trump venceu: 5 lições católicas. Artigo de J.D. Long García
  • O dramático legado ambiental de Trump. Artigo de Eduardo Gudynas
  • “Donald Trump é o sintoma mórbido de um país que está para repetir a sua guerra civil”. Entrevista com Sylvie Laurent
  • “A trajetória histórica dos Estados Unidos como uma democracia liberal está em jogo”. Entrevista com Sylvie Laurent
  • "Trump: Um cenário conservador e desafios globais para a Agenda 2030 e a estabilidade internacional"
  • Steven Forti, historiador: “Extremas-direitas como Trump estão assassinando a democracia”
  • Da xenofobia de Trump às pressões de Kamala: como fica o Brasil com as eleições nos EUA. Entrevista com Cristina Pecequilo
  • Donald Trump consuma sua vingança quatro anos depois
  • Projeto 2025: como Donald Trump ameaça o mundo. Artigo de Mel Gurtov
  • Donald Trump declara-se vencedor das eleições nos Estados Unidos
  • Harris ou Trump? O impacto das eleições nos EUA para o clima global
  • EUA: Democracia sem escolha. Artigo de Tatiana Carlotti
  • Forte polarização da sociedade americana dá espaço à violência nos discursos de candidatos, diz cientista politico da Boston College
  • EUA. Católicos, aborto e eleição: é complicado
  • Eleição presidencial dos EUA 2024: o surgimento de uma nova guarda católica conservadora
  • Por que voto de porto-riquenhos e latinos na Pensilvânia pode definir eleições dos EUA
  • Como a eleição dos EUA impacta a América Latina?
  • O impacto global das eleições nos EUA. Artigo de Francesco Sisci
  • A poucos dias da eleição nos EUA, onde encontrar motivo para otimismo?
  • Escolhas para os católicos dos EUA nas eleições de 2024. Artigo de Massimo Faggioli
  • Ativistas criticam falta de detalhes sobre planos climáticos de Harris nos EUA
  • Da “nuvem negra” do Vietnã que fez os Democratas perderem em 1968 à de Gaza na atual campanha de Kamala Harris
  • Avaliação do discurso econômico de Harris em termos de ensino social católico. Artigo de Michael Sean Winters
  • Católicos EUA perplexos com as palavras do papa, que não escolhe entre Trump e Harris
  • Bispo de Porto Rico exige desculpas por piada sobre "ilha de lixo" em comício de Trump
  • "Trump é sintoma de crise democrática que não sei se Kamala resolverá". Entrevista com Dylan Riley
  • A cooptação de Guadalupe pela campanha de Trump desconsidera os valores sagrados que ela representa. Artigo de José Luis Castro Padilla
  • A proposta final de Trump é assustadora, em parte porque pode funcionar. Artigo de Michael Sean Winters
  • A coisa mais assustadora sobre um segundo mandato de Trump. Artigo de Michael Sean Winters

Notícias relacionadas

  • Operação Gutiérrez

    O "pai nobre" da Teologia da Libertação foi valorizado por ocasião de uma apresentação oficial do livro do Papa Ratzinger sob[...]

    LER MAIS
  • “A teologia do povo na Argentina: tudo começou em Petrópolis”. Artigo de Juan Carlos Scannone

    LER MAIS
  • Estudo aponta elitização no centro da Capital e aumento das periferias na Região Metropolitana

    A restauração dos 11 armazéns deve ser concluída em 2015 e custará cerca de R$ 150 milhões. Foto: Camila Domingues/Palác[...]

    LER MAIS
  • Esticadores de Horizontes: Empoderamento pela espiritualidade (IHU/Adital)

    Em áreas mais propícias à ocorrência de violências e vulnerabilidade social, a exemplo do Lagamar, em Fortaleza, grupos que r[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados