• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Meio ambiente e corrupção na América Latina e Caribe: um negócio milionário

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

Por: Patricia Fachin | 08 Novembro 2024

“O quanto é comum o desvio de fundos públicos para empresas ou grupos? Como qualifica a ética dos políticos? O quanto é comum o suborno por parte das empresas?” As respostas às perguntas formuladas acima foram a base para a elaboração do índice de corrupção do Fórum Econômico Mundial, publicado em 2016. No topo da lista, logo após o primeiro lugar reservado a Chade, localizado no centro-norte da África, estão três países latino-americanos: Bolívia, Venezuela e Brasil.

Oito anos depois da publicação deste índice, observa-se que “na atualidade, a corrupção transcendeu de uma relação entre duas pessoas para um espaço onde se evidencia a presença de autênticas estruturas criminais que paulatinamente têm se posicionado dentro, próximo ou ao redor do Estado para desenvolver suas operações ilícitas. Em matéria ambiental, a corrupção se converteu em um ‘negócio milionário’ que se desenvolve principalmente através de contratos para o desenvolvimento de infraestruturas em detrimento do entorno natural”, constata a pesquisa realizada pelo Grupo de Trabalho sobre Meio Ambiente e Corrupção, composto por dez países e quinze organizações ligadas aos centros sociais e universidades vinculadas à Conferência dos Provinciais dos Jesuítas para América Latina e Caribe (CPAL).

O resultado desta investigação está publicado no livro intitulado Medio ambiente y corrupción en América Latina y el Caribe, editado recentemente e lançado em transmissão virtual em 24-11-2024.

A obra visa apresentar as correlações entre corrupção sistêmica e a destruição do meio ambiente na América Latina e Caribe, os impactos da corrupção no enfrentamento dos desastres socioambientais e da emergência climática e o papel dos governos e da sociedade civil na perpetuação desses fenômenos. 

Segundo Luiz Felipe Lacerda, secretário executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) e coordenador da Cátedra Laudato Si’, da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), o livro “contribui para a superação das lacunas que existem na produção do conhecimento e de práticas concretas referentes à corrupção e ao meio ambiente em nosso continente”.

A pesquisa, acentua, visa “estimular o desenvolvimento de investigações aprofundadas sobre as diferentes nuances que o fenômeno manifesta, assim como desencadear reflexões assertivas para a consolidação de políticas públicas e práticas sociais que aportem elementos estruturantes na consolidação de uma sociedade mais justa e um modo de vida mais harmônico com a natureza”.

Em sua dimensão propositiva, “o livro também aborda de forma inovadora a função dos Estados-nacionais e da sociedade civil a partir das arenas políticas globais de governança ambiental e da governança climática, apresentando estratégias que fortalecem a participação popular no combate à corrupção socioambiental. Na arena internacional, trata das mudanças climáticas, propondo uma perspectiva de justiça que reconhece as assimetrias entre o Norte e o Sul global”, acrescenta. 

Desde 1988, o Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), tem emitido relatórios científicos sobre as mudanças do clima aos formuladores de políticas públicas para propor ações de adaptação e mitigação nos 195 países membros. Entre as mudanças climáticas apontadas pelos pesquisadores, destacam-se eventos climáticos extremos, como ondas de calor, chuvas intensas e secas prolongadas. 

A busca por alternativas resilientes para adaptar as cidades ao novo cenário é um dos desafios do presente e do futuro, de acordo com os relatórios. Uma das contribuições “emerge dos próprios movimentos socioambientais da América Latina e do Caribe, assim como das perspectivas impulsionadas pelo paradigma da Ecologia Integral, oferecendo uma perspectiva embasada na Cidadania Ecológica”, sugere Lacerda. 

Na avaliação de Valentina Campos Cabral, pesquisadora da Universidad Iberoamericana Puebla, no México, os movimentos socioambientais “propõem abordagens que reconheçam as causas estruturais e lutam pela reestruturação das formas de organização econômica, social, política e cultural que construam uma nova relação com o meio ambiente e entre os humanos, por meio da equidade, dá ética e justiça”.

O livro pode ser acessado gratuitamente aqui. 

Leia mais 

  • Chade. A fome cresce para milhares de deslocados pelos conflitos
  • “No Chade não há caminho à frente sem diálogo”, alerta jesuíta
  • Chade. Jesuíta diz que governo militar é apegado ao poder
  • Chade. O trabalho do jesuíta inventor que liberta as mulheres da escravidão do fogo
  • “A existência de um regime autoritário na Venezuela intensifica os riscos climáticos”. Entrevista com Emiliano Terán Mantovani
  • “Hugo Chávez reproduziu o modelo extrativista que ele mesmo havia denunciado”
  • A maldição da violência. O extrativismo posto a nu. Artigo de Alberto Acosta
  • Esquerda e progressismo são hoje duas coisas diferentes na América Latina. Entrevista especial com Eduardo Gudynas
  • Não se combate a corrupção sem combater o garimpo ilegal. Artigo de Jefferson Kiyohara
  • Belo Monte: Antes de denúncias de corrupção, um crime contra a humanidade
  • Como a corrupção no Incra levou à expulsão de um pequeno agricultor de sua terra
  • Negligência e corrupção explicam o desastre de Mariana. Entrevista especial com Apolo Heringer Lisboa
  • Papa Francisco e a vocação cristã ao cuidado da “nossa casa comum”
  • Laudato Si': Aprender a cuidar do que que é comum, da nossa Casa
  • Laudate Deum: Fé e cuidado da casa comum, duas realidades inseparáveis
  • Brasil teve 12 eventos climáticos extremos em 2023
  • A ciência relaciona a agressividade do Dana com a aceleração da crise climática
  • DANA. Não é apenas um ponto de corte: é uma escalada de eventos extremos devido a uma atmosfera “louca”
  • O impacto psicológico de Dana: como recuperar a saúde mental clínica e comunitária
  • Chuvas no Saara mostram um futuro incerto de um planeta assolado por eventos climáticos extremos
  • CNBB publica nota sobre eventos climáticos extremos e pede correção de rumos
  • Eventos extremos de 2023 sugerem grande mudança no sistema climático global, mostra estudo
  • Existem as elites que enriqueceram nos últimos 40 anos e há o resto da população que não aproveita nada das riquezas. Palestra com Gaël Giraud no IHU

Notícias relacionadas

  • O clima bate à porta, já é hora de mudar

    Mudanças climáticas ameaçam a segurança alimentar na América Latina e no Caribe. O artigo é de Washington Novaes, jornalist[...]

    LER MAIS
  • Já entramos no cheque especial ambiental

    LER MAIS
  • Comissão discute afrouxar propostas anticorrupção

    Parlamentares da comissão especial que analisa as medidas anticorrupção apresentadas pelo Ministério Público ao Congresso já[...]

    LER MAIS
  • Os 90 anos do "Comandante Fidel"

    No último sábado, 13 de agosto, o ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, completou 90 anos. Obviamente, é um aniversário importa[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados