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Sínodo: “A tríade diácono-sacerdote-bispo precisa evoluir”. Artigo de Christiane Joly

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24 Julho 2024

Para a irmã Christiane Joly, autora de um livro sobre teologia cristã contemporânea, o aspecto fundamental do sínodo em andamento são as trocas coletivas.

O artigo é de Christiane Joly, membro da Comunidade Apostólica de São Francisco Xavier, autora de Envoyés ensemble!: le rôle des femmes dans la mission de l'Église – miettes pour une réflexion synodale, publicado por La Croix International, 22-07-2024.

Eis o artigo.

De uma sessão sinodal para outra, onde estamos? “O Santo Povo de Deus foi posto em movimento para a missão graças à experiência sinodal”, declarou o cardeal jesuíta Jean-Claude Hollerich, relator geral da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Convidados a trocar ideias usando o método de conversas espirituais, clérigos e leigos aprenderam a ouvir e compartilhar livremente sua visão da igreja. Este é, sem dúvida, o resultado mais significativo: a experiência de viver a sinodalidade.

Essas trocas destacaram a diversidade de maneiras pelas quais a mesma fé cristã é vivida de um continente para outro. A igreja se descobriu plural em uma unidade que deve ser vivenciada de forma diferente. Como devemos imaginar o papel da igreja na unidade? Que autoridade o papa deve exercer e como? Esta questão não pode ser considerada separada do relacionamento entre as igrejas. "Sinodalidade e ecumenismo são, de fato, dois caminhos que procedem juntos, unidos por um objetivo comum: o da comunhão, que significa um testemunho mais eficaz dos cristãos "para que o mundo possa crer", disse o papa.

A benção dos casais homossexuais

Embora o método sinodal tenha se mostrado frutífero, algumas violações infelizes mancharam um pouco sua credibilidade: tal é o caso da promulgação da Fiducia Supplicans, um texto que autorizou a bênção de casais homossexuais que desejassem viver juntos. A questão surgiu das consultas iniciais e seria debatida na segunda sessão sinodal. Roma antecipou essa discussão, o que foi lamentável.

Ainda mais surpreendente foi o “não” do Papa Francisco ao diaconato das mulheres durante uma entrevista na TV americana em 21 de maio. Essa postura pública, fora do processo de reflexão sinodal, foi muito mal recebida! Sobre a questão altamente sensível, qual é a posição real do papa? Suas hesitações são perceptíveis.

'Desmasculinizar' a igreja

Desde 2017, o papa tem se esforçado para incluir mais mulheres no tecido missionário da igreja e tem repetido continuamente vários apelos para "desmasculinizar a igreja". Ele iniciou duas comissões sucessivas para trabalhar no diaconato feminino, o que infelizmente não teve sucesso devido a desentendimentos entre os membros.

Quatro vezes desde o fim da primeira sessão sinodal, o papa tomou a iniciativa de trazer mulheres para o C9, seu conselho privado de cardeais. Ele confiou a organização dessas reuniões a Linda Pocher, irmã salesiana e teóloga, professora de Cristologia e Mariologia no Auxilium em Roma. A pedido dela, uma primeira reunião focou em um aspecto da teologia de Hans Urs von Balthasar: o princípio mariano e o princípio petrino, que ele usou para excluir a ordenação de mulheres. Os três teólogos presentes demonstraram a inadequação desse aspecto da teologia de von Balthasar em relação à potencial ordenação de mulheres. O que o papa tirou disso? Ele prefaciou o livro Mulheres e Ministérios na Igreja Sinodal que relatou essa reunião, afirmando: “Essas reflexões (...) visam abrir em vez de fechar; provocar o pensamento, convidar a buscar e ajudar na oração (...) o resultado final está nas mãos de Deus”.

Em risco de cisma?

O Arcebispo Jean-Paul Vesco de Argel refletiu: "A primeira razão é a responsabilidade do papa como o guardião máximo da unidade da igreja. É seu papel avaliar a "elasticidade" da igreja em sua vasta diversidade geográfica, histórica, cultural e ideológica".

A conscientização de diversas abordagens à vida cristã em uma igreja globalizada criou tensões, e o papel das mulheres, em particular, é percebido de forma muito diferente dependendo do país. A igreja como um todo pode aceitar calmamente uma modificação de seu status eclesial? Daí este momento, no va (não agora) do Papa Francisco.

De fato, o risco de cisma não pode ser excluído, mas a imobilidade já não está gerando um? Além da saída em massa de mulheres do tecido eclesial, não podemos ignorar as ordenações presbiterais de mulheres por bispos católicos, desobedecendo ao papa em várias regiões do mundo.

Essa revolta deve ser levada a sério. Surge então a questão: como viver essa “igualdade” entre homens e mulheres que está no cerne da mensagem do Evangelho e da qual a missão da Igreja precisa hoje? Precisamos de “uma reflexão profunda sobre o sacramento das ordens. Tudo sobre ele é intangível, fixo para a eternidade?”, sugeriu o Arcebispo Vesco. Cristo não era um padre; ele deixou a Igreja para organizar o serviço espiritual do povo de Deus sem dar uma regra além do amor. A tríade hierárquica de diácono, padre e bispo estruturou a organização da Igreja por dois milênios, mas é apenas uma estrutura que pode e deve evoluir.

Hábitos da velha igreja

O teólogo jesuíta Christoph Theobald, que ensina teologia em Paris, explicou isso, enfatizando claramente o quanto a igreja precisa de uma teologia sinodal e eclesiologia. Como a igreja primitiva vivia espontaneamente, é a partir das necessidades espirituais do povo de Deus e dos vários carismas dados pelo Espírito aos batizados que as responsabilidades eclesiais, os ministérios confiados e a autoridade necessária para garantir a unidade do Corpo Eucarístico de Cristo devem ser ajustados.

Concluindo, o sínodo atual é um processo; o povo de Deus está em movimento. Eles precisam se converter para ouvir as diferenças entre seus irmãos e irmãs. Eles precisam de reflexão teológica enraizada no coração da mensagem cristã. Eles precisam de imaginação pastoral para inventar maneiras de alcançar o povo de Deus na diversidade de suas necessidades. Tudo está conectado!

Mas estamos apenas começando a reconhecer essa mudança civilizacional que está abalando os hábitos da velha igreja. Como o papa nos convida, devemos ser peregrinos de esperança, confiantes de que o Espírito Santo guia a igreja, desde que sejamos receptivos a Deus, com corações e mentes abertos à luz de Deus, com paciência humilde, Adsumus!

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