• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

“Estamos na época do ódio social. Comunidade em risco, é preciso ‘pensamento pensante’ e não ‘pensamento calculador’”. Entrevista com Stefano Zamagni

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

25 Janeiro 2024

Zamagni e a violência contra os “invisíveis”: hoje o pobre não é visto simplesmente com sentimentos de indiferença e hostilidade. É percebido como diferente de si e isso leva a ações contra os frágeis.

Não é mais medo, nem sequer desprezo pelo pobre. “Está acontecendo algo muito pior: já estamos na presença de ódio social”. Em 2019, Stefano Zamagni não hesitou em falar com o Avvenire sobre “aporofobia”: eram os tempos da ofensiva contra o Terceiro setor, da criminalização da solidariedade também levada ao nível institucional.

Cinco anos depois, o intelectual bolonhês que guiou a Pontifícia Academia das Ciências Sociais, reconstrói o cenário atual de forma ainda mais direta, olhando para a Itália e para a Europa. “Hoje o pobre não é visto simplesmente com sentimentos de indiferença e hostilidade. É percebido como diferente de si mesma por uma parte da opinião pública e isso leva a realizar ações contra a pessoa frágil”.

No pano de fundo está a violência gratuita contra os últimos, sejam eles migrantes, portadores de deficiência, sem-teto, detentos: os noticiários estão cheios, diariamente, de fatos que remetem ao desejo de supremacia de poucos prepotentes em relação aos mais fracos, a pessoas excluídas ou escondidas, a esquecidos que reivindicam o direito de existir, enquanto o debate público tende a relegar tudo isso às periferias existenciais e mediáticas. Assim, nas camadas mais baixas da nossa escala social, percebe-se o avanço de um senso de desumanidade que preocupa pelas consequências possíveis.

A entrevista é de Diego Motta, publicada por Avvenire, 24-01-2024. A tradução é de Luisa Rabolini.

Eis a entrevista.

Professor Zamagni, os “invisíveis” estão se multiplicando. No entanto, finge-se não os ver ou, pior, tenta-se negar qualquer emergência social para não alarmar a opinião pública. Por que essa hostilidade em relação ao pobre?

Estamos acostumados a falar da pobreza como um fenômeno ligado à renda, mas a pobreza também é marginalização, indiferença. Com a aporofobia, desprezávamos os indigentes, agora chegamos ao ódio social, um fenômeno nunca antes visto nas nossas latitudes. O ódio e a violência têm uma origem comum e isso explica o que está acontecendo nesta época histórica.

O ódio social tem um começo, 30 anos atrás, quando nos EUA nasce também uma corrente de pensamento no mundo universitário que depois chegará à Europa e à Itália: é o singularismo. O outro lado do individualismo. O singularismo é o extremo do individualismo, que nasce muito antes, na época do Iluminismo. Naquela fase histórica, o indivíduo fazia pelo menos parte da comunidade, tinha uma pertença. O singularismo rompe precisamente esse tipo de vínculo: agora cada um se pensa como um unicuum e, como tal, deve diferenciar-se. A atitude aporofóbica foi uma primeira consequência da difusão do singularismo, que prevê a expulsão e a anulação do outro.

Se o individualismo foi superado, então agora está em risco também a comunidade.

Exato. Nesse ritmo teremos que lidar com o desaparecimento da comunidade, que já está em curso. É a segunda secularização: na primeira, a sociedade e o mundo iam em frente como se Deus não existisse. Nessa segunda secularização, que estamos vivendo, a vida pública prossegue como se a própria ideia de comunidade estivesse ausente. Isso explica, por exemplo, o declínio da participação na democracia e nos seus ritos, a partir das eleições: quem vai votar hoje, exceto os idosos, que se formaram no período em que não existia o singularismo?

Mas uma sociedade que tende a excluir a ponto de anular a dimensão comunitária, não é condenada a se tornar ruim?

Certo. Hoje, não por acaso, há bem menos felicidade pública: antigamente se comia menos, mas éramos mais felizes. Se o cordão umbilical com a comunidade for cortado, o ser humano ficará cada vez mais sozinho.

Nos Estados Unidos, 52% da população sofre de solidão. Mas é uma solidão existencial, que vem acompanhada pelo aumento das desigualdades sociais. Dito isso, continuo teimosamente otimista.

Por quê?

Porque a pessoa humana nasce para a felicidade. Precisamos reler o capítulo 5 da “Fratelli tutti”, para imaginar a melhor política. O Papa Francisco intuiu antes e melhor do que todos que precisamos voltar a pensar. Todos nós, até mesmo o Terceiro setor, na dimensão social colocamos mais ênfase na ação do que no pensamento. A perspectiva deve ser invertida e muitos não-crentes entenderam isso, paradoxalmente. São precisamente eles que reconhecem que a Igreja Católica é a única entidade capaz de indicar uma saída, desde que, no entanto, seja aumentada a taxa de produção de pensamento. A Palavra vem do pensamento e é necessário, mesmo no mundo católico, investir mais nas oportunidades capazes de gerar “pensamento pensante” e não “pensamento calculador”.

Você ainda está convencido de que a sociedade civil está à frente da política?

Sim, desde que se saia de uma vez por todas do debate enganador centrado no bipolarismo Estado-mercado e se reconheça o papel do Terceiro setor. Atenção, a falta de uma dimensão comunitária também é ruim para o mundo do voluntariado e da cooperação, mas não faltam sinais positivos: penso na Economia de Francisco, no recente elogio ao modelo de economia civil que veio de Sergio Mattarella. Precisamos de confiança e, nesse sentido, o mundo católico tem muitas cartas para jogar.

Leia mais

  • Uma crise de sentido, ou seja, de direção. Cadernos IHU Ideias, Nº 242
  • A identidade e a missão de uma universidade católica na atualidade. Cadernos IHU Ideias, Nº 185
  • Globalização e o pensamento econômico franciscano: orientação do pensamento econômico franciscano e Caritas in Veritate. Cadernos IHU Ideias, Nº 153
  • Papa: "sais da missa, vês um pobre e dás meia volta. Essa indiferença é ódio consciente”
  • Papa: a indiferença para com o pobre é corrupção
  • A verdadeira Igreja dos pobres. Artigo de Michael Löwy
  • Democracia e dignidade humana: aporofobia na perspectiva jurídico-constitucional Brasileira. Artigo de José Geraldo de Sousa Junior
  • O que é ''aporofobia''? Uma reflexão útil e atual
  • ‘Lixo visual’. População de rua aumenta, mas segue invisível. Entrevista especial com Darcy Costa
  • Pós-pobreza. Artigo de Adela Cortina
  • O ódio aos pobres sai da escuridão
  • A pobreza, a doença dos pobres
  • “A indiferença em relação aos pobres é um veneno que adoece a alma humana”, diz presidente da CNBB

Notícias relacionadas

  • Evolução e fé cristã: semânticas em diálogo

    Quais as implicações da evolução científica para as semânticas da fé cristã? É possível conciliar ciência e fé, a part[...]

    LER MAIS
  • Bispo é preso entre manifestantes que tentavam ocupar uma igreja em Nova York

    A três meses do início de seus protestos contra o sistema financeiro norte-americano, centenas de manifestantes saíram às ru[...]

    LER MAIS
  • Comunidade de Santo Egídio em liberdade condicional

    A Secretaria de Estado autoriza a revista La Civiltà Cattolica a publicar um artigo elogiando a Comunidade. Mas com inúmeros cor[...]

    LER MAIS
  • ''A fé pode dar à razão a coragem de pensar''

    O desafio para a filosofia atual é ter mais audácia. É preciso não se deter na superfície. É preciso colocar os problemas fu[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados