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“Amém. Francisco responde”: Jordi Évole aborda a transparência do Papa Francisco

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05 Abril 2023

  • "A autenticidade das convicções do Papa Francisco é demonstrada por sua disposição de deixar o Vaticano, em terreno 'neutro', para ter um encontro muito pessoal com dez jovens".

  • "O Papa enfrenta este desafio em condições que poucos líderes políticos, sociais ou religiosos aceitariam. O resultado pode levar muitos a concordar ou não reconhecer o significado da oferta cristã".

  • "Os jovens foram selecionados com base em suas experiências. De uma vítima de abuso infantil a uma feminista crente, de uma ex-freira que abandonou a fé a um jovem membro das comunidades neocatecumenais, de um jovem homossexual a um menino ateu".

  • “O Papa responde escutando. Na minha opinião, seu discurso menos convincente é aquele que afeta as questões em torno das mulheres na Igreja”.

A reportagem é de Peio Sánchez, publicada por Religión Digital, 04-04-2023.

A autenticidade das convicções do Papa Francisco é demonstrada por sua disposição de deixar o Vaticano, em terreno “neutro”, para ter um encontro muito pessoal com dez jovens. Como o jornalista Jordi Évole, um dos diretores do documentário junto com Marius Sánchez, reconhece que teve total liberdade para fazê-lo e o próprio Papa, depois de ser apresentado à montagem, não pediu para fazer nenhuma alteração ou corte.

Este documentário levanta um registro emocionante desse encontro de Francisco com jovens selecionados por suas experiências e pela pluralidade de origens, embora o diálogo seja feito em espanhol. O encontro transmite proximidade na atitude de escuta de todos os protagonistas, sinceridade tanto no testemunho dos jovens como nas posições do Papa, e respeito mútuo nas diferenças.

O Papa enfrenta este desafio em condições que poucos líderes políticos, sociais ou religiosos aceitariam

É significativo que a fábrica da Disney tenha iniciado a produção de documentários para esta proposta. A estreia será diretamente na plataforma e a publicidade já é insistente. O ponto de vista que busca o confronto atrairá públicos variados ao redor do mundo. Além disso, o papa enfrenta esse desafio em condições que poucos líderes políticos, sociais ou religiosos aceitariam. O resultado pode levar muitos a concordar ou não reconhecer o significado da oferta cristã. Que, como reconhece o Papa, tem um centro que permanece e se incultura em diversos tempos e lugares da história.

Duas opções marcam esta proposta. A primeira é tratar das questões mais controversas em torno da moral eclesial e da prática da sexualidade e do poder. Dessa forma, ele confronta contundentemente a situação das vítimas de pedofilia, aborda as questões da pornografia e da masturbação, apresenta questões sobre a questão de gênero, homossexualidade e a realidade das pessoas não binárias, aborda as preocupações feministas sobretudo em relação à interrupção da gravidez e centra-se nos abusos de poder. A segunda opção envolve apresentar os temas desde os aspectos existenciais e humanos dos protagonistas para emocionar o espectador, algo que certamente se consegue por meio de lágrimas e close-ups.

Uma nova abordagem

A abordagem é inovadora, pois dentro da cordialidade se concentra em questões polêmicas. Não é uma hagiografia do Papa Francisco, nem dirigida ao público católico, mas pretende atrair um público amplo, não só jovem, mas também. O Papa aparece-lhe na fragilidade de um avô com mobilidade reduzida, mas com uma forte capacidade de empatia e escuta, sentido de humor e acolhimento afetuoso. Que ele também propõe posições nas quais sabe que há discordâncias sobre o que muitos jovens vivenciam. Aparece, por vezes, como um encontro entre duas gerações muito diferentes que se aproximam.

Os jovens foram selecionados a partir de suas experiências. De vítima de abuso infantil a feminista crente, de ex-freira que abandonou a fé a jovem membro das comunidades neocatecumenais, de jovem homossexual a menino ateu. Os jovens são apresentados com detalhes de sua vida cotidiana em sua própria terra e casa, o que ajuda seus testemunhos a transmitir vida e liberdade em suas perguntas. Questões sociais como o racismo, a emigração e a pobreza são passadas na ponta dos pés, não aparecem outros problemas dos jovens como o desemprego e os baixos salários, as inadequações na formação recebida, a dificuldade de emancipação e habitação, o futuro familiar ou a participação política.

Por outro lado, suas experiências de Deus ficam fora do campo e do roteiro, exceto na moça neocatecumenal. Por exemplo, o menino muçulmano é deixado como um vaso e as relações ateu e crente não são levantadas; exceto em uma ocasião em que o Papa Francisco aponta como a companhia de Deus pode ser misteriosa e desconhecida para a pessoa.

Desde o Papa Francisco, a comunicação da Igreja tomou outros caminhos

O Papa responde ouvindo. Mostra-se interessado e os diálogos cruzados entre os jovens são sugestivos. Incentivar nos momentos mais emocionantes, oferecendo liberdade e carinho (só neles usa a palavra filho/filha). Além disso, assume uma posição sobre questões conflitantes dentro da igreja, como abuso de poder, mecanismos de encobrimento, bondade da sexualidade, reconhecimento de pessoas homossexuais ou misericórdia compassiva acima da norma. Também contrasta e é claro em questões cruciais como o valor da vida humana ou a ligação entre sexo, pessoa e amor. Destaca-se sempre a capacidade de aceitar o sofrimento que muitos deles vivem ou vivenciaram. Na minha opinião, seu discurso menos convincente é aquele que afeta questões em torno das mulheres na Igreja. Nesse caso, a transparência do papa sugere que se trata de uma questão em amadurecimento. O que confirma essa proposta é que, desde o Papa Francisco, a comunicação da Igreja tomou outros rumos. Um documento tão despojado seria impensável dez anos atrás. Algumas das chaves do próprio Francisco são: enfrentar os problemas de frente, por mais espinhosos que sejam, aceitar a vida como ela vem nas pessoas sem julgamentos desde o início, além de apresentar a experiência cristã com clareza, convicção e coerência. Esperemos que a abordagem que transmite “Amém. Francisco responde” continuam a abrir um processo nesse sentido.

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