• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

“Não tenho o direito de expulsar ninguém da Igreja”, afirma Francisco

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

05 Abril 2023

  • Um senhor de 86 anos, pela mão de Jordi Évole, encontra-se nos arredores de Roma com rapazes e raparigas de todo o mundo. O resultado? "Amém: Francisco responde", que estreia hoje no Disney+. Sim, a cadeia da Agenda 2030, Soros, os beijos homossexuais entre desenhos e todas aquelas mandangas. Não percam.

  • A hora e os dez minutos que dura este projeto não são dirigidos a cristãos convictos, nem mesmo a puros bergoglistas, muito menos a tradicionalistas ou sedevacantistas, que arrancarão os cabelos só de ver o elenco dos participantes.

  • Porque a verdadeira revolução franciscana é esta: abrir a todos, falar a todos, ouvir a todos. Pare de considerar alguns tópicos proibidos, especialmente aquela obsessão doentia de muitos cristãos com tudo relacionado a sexo.

  • Nestes dias, em que recordamos como os homens da lei, e da religião, tentaram expulsar da vida o próprio Filho de Deus, é mais necessário do que nunca contemplar esta proposta que, sem ser de a Igreja é profundamente evangélica. Onde dois ou mais se reunirem em Seu nome, ali Ele estará. Seja em um templo, em uma procissão ou no Disney+. Não percam.

A reportagem é de Jesús Bastante, publicada por Religión Digital, 05-04-2023.

O documentário dura pouco mais de uma hora, e não é tempo desperdiçado. Principalmente para aqueles (o projeto é voltado para eles, não se engane) que estão distantes da Igreja, que a veem como uma entidade ultrapassada, uma instituição distante dos jovens e da realidade. Um senhor de 86 anos, pela mão de Jordi Évole, encontra-se nos arredores de Roma com rapazes e raparigas de todo o mundo. O resultado? 'Amém: Francisco responde', que estreia hoje no Disney+. Sim, a cadeia da Agenda 2030, Soros, os beijos homossexuais entre desenhos e todas aquelas mandangas. Não percam.

Não espere encontrar muita novidade no discurso de Francisco. Bergoglio não engana ninguém, e muitas das expressões recolhidas no documentário são bem conhecidas de nós que o acompanhamos diariamente. Mas não se trata de nós: a hora e dez minutos que dura este projeto não são destinados a cristãos convictos, nem mesmo bergoglistas de sangue puro, muito menos tradicionalistas ou sedevacantistas, que vão arrancar os cabelos só de ver o tipo dos personagens: uma vítima de abuso (imensa Juan Cuatrecasas Jr., em uma reunião que marcou um antes e um depois - mal apesar de quem não entende o que significa uma condenação por pedofilia e insiste em defender quem abusa de nossas crianças - no 'caso Gaztelueta'), uma jovem emigrante, ex-freira que perdeu a fé (e encontrou o amor em outra mulher), não binária, mãe solteira que vende conteúdo pseudopornográfico... Não vou continuar porque mais de uma terá sido duramente atingida.

Una charla que traspasa fronteras, edades, mentes y creencias.

No te pierdas el tráiler de #AménFranciscoResponde. Gran estreno el 5 de abril, solo en @DisneyPlusES pic.twitter.com/EPVwEAmij1

— Disney+ España (@DisneyPlusES) March 15, 2023

Porque Amém: Francisco responde é um documentário dirigido a quem nunca imaginaria que um pontífice se encontraria, num coworking na periferia de Roma (em uma empilhadeira, quase sem segurança ou protocolos), com jovens que, e ele reconhece, ele não entende. Uma experiência televisiva (e, se me apressarem, também pastoral, mesmo sem querer) que consegue aproximar duas gerações, apenas com o gesto do encontro. Um gesto que deve ser reconhecido por Francisco. Nenhum outro papa teria ousado este exercício de liberdade.

Porque a verdadeira revolução franciscana é esta: abrir a todos, falar a todos, ouvir a todos. Pare de considerar alguns tópicos proibidos, especialmente aquela obsessão doentia de muitos cristãos com tudo relacionado a sexo. Francisco o faz num programa que, como um bom exercício televisivo, é marcado por extremos: o aborto, a masturbação, o exemplo da única menina marcadamente católica (como todos entendem o catolicismo atual), uma realidade em negros e brancos. E um papa que escuta, que abraça, que se aproxima.

“Não tenho o direito de expulsar ninguém da Igreja”, diz Francisco a certa altura do documentário. Que ela tem palavras que poucos entenderiam sobre a situação da mulher na Igreja, que não entende bem muitas das realidades que vivem as protagonistas, e que se mostra como tal, com os empecilhos da idade, sem deixar vestígios daquela infalibilidade que até dez anos atrás era pouco menos que absoluta e que este papa ajudou a erradicar, dessacralizar, normalizar.

Porque o mais espetacular deste documentário é precisamente isso: ver um papa normal, um velho que partilha experiências com aqueles que poderiam ser os seus netos, muitas das histórias que não compreende... mas quer ouvir. Porque mais do que "Amém: Francisco responde", este programa deveria ter sido intitulado "Amém: o Papa escuta". O papa compartilha. O papa abraços. O papa questiona. O papa não expulsa ninguém da Igreja. Nestes dias, precisamente nestes dias, em que recordamos como os homens da lei, e da religião, tentaram expulsar da vida o próprio Filho de Deus, é mais necessário do que nunca contemplar esta proposta que, sem ser de a Igreja, é profundamente evangélica. Onde dois ou mais se reunirem em Seu nome, ali Ele estará. Seja em um templo, em uma procissão ou no Disney+, não percam.

Leia mais

  • Jordi Évole: “Queremos exigir coisas de um papa que não podem ser exigidas dele”
  • Quarta-feira Santa, data da estreia do documentário Disney+ com o Papa dialogando, sem tabus, com dez jovens
  • "Francisco é um homem simples, com os pés no chão", constata Jordi Évole, jornalista espanhol
  • O Papa coloca o futuro da Igreja nas mãos dos jovens: “Não são muros. Vocês têm sede de horizontes”
  • Por que ouvir os jovens
  • Novo vídeo do Papa Francisco: Os jovens devem ser protagonistas do futuro
  • “O Papa, os jovens e o pacto sobre o planeta. Devemos ouvi-los”. Entrevista com Domenico Sorrentino
  • O Papa assina o “pacto” com os jovens: “Uma nova economia não é utopia”
  • Papa: os jovens têm o "faro" da Verdade. A vida é bela, não tenham medo!
  • Francisco: “Caros jovens, sejam a consciência crítica da sociedade”
  • O que querem os jovens católicos? As respostas podem surpreender
  • Papa aos jovens: a juventude não é uma sala de espera, é o “agora” de Deus
  • Francisco aos jovens: “Não permitam que o mundo faça vocês acreditarem que é melhor caminhar sozinhos”
  • “Jovens, levantem o mundo”
  • Papa Francisco: os jovens são profetas com asas

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Discurso do Papa Francisco sobre gênero nas escolas é considerado ambíguo, desatualizado

    O discurso do Papa Francisco de que as escolas estão ensinando as crianças que elas podem escolher o seu sexo – o que seria um[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados