O resgate das PANCs para qualidade de vida

• Segunda, 25 de Março de 2019

A EcoFeira Unisinos, que ocorre todas as quartas-feiras em frente ao Instituto Humanitas Unisinos - IHU, traz semanalmente atividades culturais complementares à feira. Na última quarta-feira, a programação contou com a oficina de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), ministrada pela bióloga do Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade (PASEC) Daiani Fraporti dos Santos. A proposta da oficina é ensinar a identificação de plantas alimentícias não convencionais e seu uso na culinária.

De acordo com a oficineira, muitas plantas acabam sendo tiradas de hortas, tidas como “plantas daninhas” quando na verdade também poderiam ser usadas na alimentação cotidiana. Conforme Daiani, estima-se que há 30.000 espécies de plantas com potencial alimentício no mundo, sendo que apenas 7.000 dessas espécies foram usadas ao longo dos anos.

Normalmente, a dieta que seguimos sofre influência da mídia e de interesses econômicos, por isso nossa alimentação pode acabar sendo tão limitada. Hoje, a mídia tem feito o caminho inverso: focando sua pauta em uma alimentação saudável e rica em nutrientes.

Ao resgatar a utilização dessas plantas para o consumo humano, aumenta-se a variedade e qualidade da alimentação. Além disso, Daiani acredita que esse movimento tem trazido um resgate dessa alimentação não convencional, mas deve-se ter cuidado. É necessário muito cuidado na hora da identificação das PANCs, pois a ingestão de uma planta que não seja alimentícia pode causar uma intoxicação alimentar. Por isso a importância das oficinas onde estão sendo estudadas as PANCs mais facilmente encontradas no Rio Grande do Sul.

Entenda o termo

Daiani explica que existem hoje dois grupos de plantas alimentícias: as plantas alimentícias convencionais e as plantas alimentícias não convencionais (PANCs). Enquanto as plantas alimentícias convencionais encontram-se em grande parte da alimentação mundial, as PANCs costumam ser vegetações típicas de determinadas regiões e por isso seu uso na alimentação não é convencional.

Além disso, Daiani relata que hoje 90% da alimentação mundial vêm de apenas 20 espécies de plantas. Um número baixíssimo comparado à diversidade que há no planeta. Apenas no Brasil, temos 5 mil espécies de PANCs catalogadas.

Programação EcoFeira

Na próxima quarta-feira, 27/03, a programação da EcoFeira Unisinos segue com o Círculo Cultural. Nesse encontro será promovida uma roda de conversa sobre o tema do documentário “Histórias da Fome no Brasil”, do diretor Camilo Tavares. O Círculo Cultural será às 13h, no corredor em frente ao Instituto Humanitas Unisinos. O documentário pode ser acessado através do link.